terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Os Ulmeiros da GNR e a poda

Informação de Miguel Rodrigues, leitor deste Blogue:

“Estou agora em condições de esclarecer algumas das questões que acima coloquei. Depois de uma conversa com os serviços do ICNF da Guarda, parece que os ulmeiros (espécie já rara na Europa devido à grafiose) foram podados com o conhecimentos destes serviços. Até aqui, tudo bem, a Lei foi cumprida. O que me choca profundamente é o que me foi informado a seguir: - Não houve uma avaliação por qualquer técnico realmente qualificado para o efeito (especialmente importante no caso desta espécie e da doença que a afecta); - O único "tratamento" (e sublinho o uso das aspas) foi cortar; - O motivo foi o facto de as árvores estarem a deixar cair alguns ramos - somos os primeiros a defender uma intervenção QUALIFICADA que proteja as pessoas e seus bens acima de tudo; Mas a maior surpresa foi quem realizou uma tão delicada e necessariamente especializada intervenção em árvores tão frágeis e importantes: um senhor GNR do mesmo quartel!! Aparentemente, este senhor fez uns cursos”

5 comentários:

  1. Se contratassem uma empresa especializada custava milhares de euros.
    Como arranjaram alguém pra fazer o serviço dentro da instituição, já não pode ser...
    Tenham juízo, agradeçam ao homem e mandem maré as árvores abaixo que ainda ajuda a aquecer os GNR´s neste inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo anónimo, seguindo o seu raciocínio, da próxima vez que precisar de ir ao médico não gaste dezenas de euros num especialista, dentro da GNR da Guarda de certeza que arranja alguém que lhe faz mais barato. Se calhar, o guarda que fez esta poda também dá consultas nas horas vagas...
      Pese embora numa coisa tenha razão, se era para destruir as árvores e oferecer a lenha não era necessário contratar uma empresa credenciada, qualquer pessoa com uma motosserra nas mãos faria um serviço daqueles.

      A Guarda já teve uma alameda de ulmeiros centenários única na Europa, onde a espécie está em vias de desaparecer, que podia publicitar como parte do seu património. Sim, por que na Europa há gente, como os ingleses, que gastam milhares de libras numa fundação criada com o objetivo de salvar esta espécie (http://www.conservationfoundation.co.uk/project_info.php?id=2). Uns bárbaros e ignorantes, estes ingleses!
      Ao invés, a Guarda tem agora um cartaz turístico muito melhor, uma vez que esta poda dos ulmeiros está ao nível do trabalho que a dona Cecilia Giménez fez com o restauro do "Ecce Homo" na vizinha Espanha!

      Eliminar
  2. Caro 0215
    Assim está Portugal.
    Se somos incapazes de tratar bem as pequenas coisas, como poderemos ser competentes nas grandes?
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. O anónimo das 2:15 se não for apreciador de arquitectura religiosa também pode mandar demolir a Sé e aumentar a praça...
    É impressionante como maltratamos o nosso património preservado durante centenas de anos por gente com um terço da informação mas com o dobro da educação e respeito.

    ResponderEliminar
  4. Esta imagem foi utilizado num artigo, de minha autoria, nos blogues Árvores de Portugal (http://www.arvoresdeportugal.net/2014/02/de-boas-intencoes-esta-o-inferno-cheio/) e a Sombra Verde (http://sombra-verde.blogspot.pt/2014/02/vandalismo-de-estado.html), tendo sido feita, em ambos, menção à fonte da imagem. Obrigado.

    ResponderEliminar