Paulo Fernandes, Presidente PSD do Fundão, tomou posse ontem e mostrou disponibilidade para presidir à Comunidade Intermunicipal.
Como sabemos uma das promessas de Álvaro Amaro era que a Guarda seria a Capital da Comunidade Intermunicipal.
Presidência é uma coisa, capital é outra.
Não imagino se a antecipação de Paulo Fernandes foi negociada com outros Presidentes e Câmara ou apenas querer dizer que está ali para lutar pela presidência.
Não imagino se a antecipação de Paulo Fernandes foi negociada com outros Presidentes e Câmara ou apenas querer dizer que está ali para lutar pela presidência.
Pode também haver acordos de bastidores para distribuição de lugares e presidências, o que não me parece.
Com o novo mapa autárquico o PS está em maioria. No passado com o PSD em maioria, os autarcas deste partido nunca quiseram a capital da Comunidade na Guarda.
Com esta troca de poderes como vai ser?
Com os resultados verificados, o PSD ficou com 7 Câmaras e o PS ficou com 8 Câmaras, assim distribuídas:
Câmara do PSD – 7
Almeida, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel, Sabugal
Câmaras do PS – 8
Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Meda, Seia, Trancoso
Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e da Serra da Estrela á composta por 15 municípios, num total de 236.023 habitantes.
Segundo julgo saber, por analogia com a área metropolitana do Porto, é ao Presidente da Câmara com mais votantes, que cabe a tarefa de convocar eleições, e neste caso seria a Covilhã.
Será que fica tudo na mesma? Vai ser um tema com muita discussão. Os Fundo comunitários 2014/2020 são os últimos de grande importância.
Sem comentários:
Enviar um comentário