Este é o meu “Balanxo” 2012 já publicado no “Café Mondego”
Dedico este “balanxo” aos políticos locais e nacionais que pensam que a história de Portugal começa com eles. Antes deles aparecerem era o caos. Aos políticos nacionais e alguns locais que desistiram da Guarda.
Fazer “balanxo” em tempos de crise é tão difícil como fazer “balanxos” em tempos de vacas gordas. No primeiro há tão pouca coisa para dizer que quase não vale a pena escrever, no segundo há tanta coisa para dizer que não se escreve porque é perder tempo.
Mesmo assim vou tentar “balanxar”
Política e Comunicação Social
Vitória estrondosa de José Abano nas primárias para a Câmara da Guarda, deu, manobrou, manipulou, baralhou, voltou a dar, voltou a baralhar e ganhou
O 15 de Setembro foi o grito de socorro dado pelos Portugueses antes de morrerem afogados.
Os Guardenses continuam desmobilizados e só se unem nas críticas e na má-língua.
A RTP, pública, esqueceu-se que da Guarda, as TVs privadas, aparecem pela negativa. A Comunicação Social local continua passiva.
Cultura e Turismo
Continua bem e recomenda-se na Guarda, até quando, não se sabe. Cidade segura, estacionamento fácil. Pequenos vândalos dos copos.
O TMG como difusor dos grandes espetáculos. A BMEL com plataforma de apresentação de dezenas de livros. Visitas encenadas. Julgamento do Galo. Aquilo, Ganbuzinos e Pleobardos
Economia e Saúde
Coficab muito bem. “Gonçalves e Gonçalves” terminou sem glória. O Hotel para esquecer. A vergonha da ULS e Hospital. Portagens.
Educação e Ciência
Rui Costa, o Cientista a representar todos os que não menciono. IPG apesar de tudo. Ensiguarda, embora custe a muitos.
Solidariedade Social
As Associações, IPSS estão bem e recomendam-se.
Exportações
A balança de pagamentos está quase equilibrada. Para isso contribuiu decisivamente a exportação de 75 mil jovens altamente qualificados, que não conseguem sobreviver em Portugal.
O meu balanço:
ResponderEliminarPolítica e Comunicação Social – José Albano?! Quem é este figurão? Que feitos estão associados ao seu nome? O que é que a Guarda ganhou em ter este senhor à frente... de quê precisamente?! Com estes representantes... esqueçam, neste ponto não balançamos, afundamos.
Cultura – Reconheço a minha grande ignorância nesta área. Convivo com as notícias do Blog Café Mondego mas parece-me que há um imenso caminho a percorrer. Onde estão os grupos de teatro escolares, de outros tempos, onde estão os grupos musicais, ... Retrocedemos!
Turismo – Estacionamento fácil?! Onde? Normalmente dou duas voltas ao núcleo central da cidade para encontrar um lugar. Na praça Velha não se pode ( é ali que fica o gabinete de turismo), logo... Cidade segura? Tem a certeza?!
Economia – A Coficab muito bem. Excelente! O resto morreu porque a ganância é o que é. Portagens – não sou totalmente contra. Sou contra o custo exagerado das mesmas. Estamos num país onde (quase) ninguém paga, nem trabalha e ainda os sustentamos.
Saúde – É pena que nem todos os profissionais demonstrem grande disponibilidade para trabalhar a 100% todos os dias. Sempre que vou às urgências questiono-me sobre este assunto.
Educação e Ciência-É muito importante fazer-se uma reflexão sobre as outras escolas da cidade e o trabalho que desenvolvem. Será que não é muito maior e melhor que a que refere (Ensiguarda)? Tenho a certeza que sim!
Solidariedade Social - As Associações, IPSS estão bem e recomendam-se (Será?! Já se questionou sobre o valor das importância que estas associações recebem por cada idoso ( será isto solidariedade).
Desporto
Um enorme deserto... há quantos anos não há um atleta da guarda na selecção nacional de futebol. Porquê se há tantas escolinhas?!
E as outras modalidades, onde andam as equipas seniores? Quem aproveita as ofertas do trabalho do desporto escolar das escolas? Ninguém!
Caro António Silva
ResponderEliminarHá algumas afirmações com as quais não concordo,
O estacionamento na Guarda é fácil. Eu não tenho tido problemas, quer a pagar quer grátis. No TMG e no VIVACi há sempre lugares disponíveis. à superfície a pagar há quase sempre. De graça tem toda a zona do Bonfim e Mercado Municipal, não falando na zona da Torre de Menagem.
Em Segurança a Guarda é das cidades mais seguras do País.
à Ecola pública até ao 12º Ano não está mal. Esqueci-me de mencionar a grande qualidade do Conservatório de Música S. José da SCMG.
Desporto pratica-se muito e isso é o mais importante, se não há viveiri de grandes profissionais é outea questão.
Lamento que não seja "cliente" do TMG, pois é do melhor que se faz no País.
A Oliveira
Gostei do balanço que fez.No entanto no que diz respeito às IPSS elas trabalham bem, com muitos sacrifícios dos seus dirigentes e colaboradores (as), contudo e sobretudo as de menor dimensão não são acarinhadas.Tenho a certeza, e sei do que estou a falar, alguns apoios são dados pelo cariz político e não pelas reais necessidades das instituições.
ResponderEliminar