“O novo aeroporto de Berlim devia ter começado a funcionar em Outubro de 2011. Em 2012, foi anunciado que o prazo previsto, Junho desse ano, não seria cumprido, e que o aeroporto abriria as portas em Outubro de 2013. Mas ainda não foi desta. O custo já subiu para uns estimados 4,3 mil milhões de euros quando inicialmente se pensava ser de 3,2 mil milhões”.
“O que aconteceu à eficiência alemã”?
“É a imagem da Alemanha enquanto supra-sumo da eficiência que está em causa. O país tem visto uma série de problemas em grandes obras: a nova ópera de Hamburgo, o projecto de estação de ferroviária Estugarda 21, a sede da agência de espionagem”.
“É a imagem da Alemanha enquanto supra-sumo da eficiência que está em causa. O país tem visto uma série de problemas em grandes obras: a nova ópera de Hamburgo, o projecto de estação de ferroviária Estugarda 21, a sede da agência de espionagem”.
”E o ponto forte do país enquanto potência exportadora, nota a Reuters, é justamente a imagem de excelência em engenharia. Os atrasos nestes projectos que seriam jóias da coroa das respectivas cidades coloca esta imagem em causa”.
“A revista Der Spiegel falou com um especialista da Universidade de Oxford, Bent Flyvberg, que analisou as últimas grandes obras na Alemanha e no mundo e descobriu que custam, em média, um terço mais do que o inicialmente previsto”.
Público, 11 de Janeiro, 2013
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