segunda-feira, 28 de julho de 2025

Uma (re)visão para a Guarda

Foto: B Todas as Beiras – Sem autorização

O presidente da câmara da Guarda anunciou que volta a candidatar-se à câmara para novo mandato e aproveitou para lançar um livro.
Segundo as “vozes” que escrevem é um livro com os discursos durante quatro anos e mais uma entrevista.
Ainda não o vi e tenciono passar os olhos por ele quando estiver disponível na BMEL.
Pelo que leio o livro deveria chamar-se “Uma revisão para a Guarda
Ou então:
Título “Pede a quem pediu, serve a quem serviu” e com o subtítulo “Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu”.
Por agora limito-me a transcrever dois parágrafos do discurso e duas perguntas
“É preciso trabalhar muito, ter currículo, provas dadas, ter estado nos bastidores e na linha da frente das batalhas”
«É preciso ter sido vereador, presidente e, acima de tudo, leal com a população. Ser presidente não é só ter coração, é preciso ter corpo, alma, ser um homem de palavra e gostar profundamente da Guarda e da sua gente».
Pergunta 1 – Os amigos Moreira do Porto e Moedas de Lisboa foram vereadores em que câmaras?
Pergunta 2 – Qual foi a editora do livro?
A visão será para breve,
Nota de observação: Já não lhe basta a Guarda, quer ser o “rei” da Serra da Estrela 

34 comentários:

  1. Ampliem a imagem e nem a propósito. Catalino o coordenador do STAL numa iniciativa de campanha do presidente da Câmara. O STAL está comprado pelo presidente Sérgio Costa? A Guarda nem sindicatos sérios tem. Isto é um circo.

    Não tem a imparcialidade necessária. Para quando a demissão deste senhor do sindicato dos trabalhadores ? Desde quando é que o STAL apoia presidentes da Câmara?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Guarda é surreal. Atrasados em tudo o que importa ao desenvolvimento e à coexistência democrática das instituições e na vanguarda das piores experiências político sociais.

      Eliminar
    2. Não metam tudo no mesmo saco a maior parte dos dirigentes e delegados não se revêm nestas atitudes e o Sr CATALINO não é o dono do STAL

      Eliminar
    3. Diz o 28 de Julho de 2025 as 21:03:

      Não é dono?
      Se não sendo dono as coisas são assim então como seriam se fosse dono?
      Algo anda mal , mas pelos vistos o Sr sabe navegar pelas águas da politica mt bem, e lá está o penhacho dele está garantido, os problemas dos sindicalizados, vão-se levando ao sabor do vento e das vontades deste dirigente/presidente de clube, quem sabe o sr não vai na lista PG também!

      Eliminar
  2. Gato escondido com STAL de fora... Vergonha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem vergonha o sr. SATAL, a direção nacional do sindicato e, muito menos, que se aproveita do servilismo e do querer açambarcar tachos e regalias.

      Eliminar
    2. A direção nacional é igual ao Sr porque tem conhecimento do que se passa

      Eliminar
  3. Sr Oliveira você que fez parte de um e lutou pelos trabalhadores de uma grande fábrica explique a estes senhores de hoje o que é um sindicato e o que fazem os sindicalistas. Quer-me parecer que eles não fazem por mal, é só ignorância. Nunca lhes explicaram o âmbito e o alcance das suas funções. Sr. Oliveira troque isso por miúdos para a malta perceber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1805
      Eu já não ensino nada aos sindicalistas. agora há livros. Lutar é outra coisa, não vem nos livros. Os sócio o que fazem? Não se querem incomodar? Então têm o que merecem
      A Oliveira

      Eliminar
  4. Anabela Matias e Cláudia Guedes... Oh Sérgio Costa onde é que te foste meter 🫣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-se arrepender. A primeira é do pior que há! Ainda não arranjou poiso, e por onde passa não deixa saudades...

      Eliminar
  5. Alguém acha normal que o candidato à Junta da Guarda do PG tenha levado um ajuste direto duma rotunda por 70 mil euros?

    ResponderEliminar
  6. A recandidatura de Sérgio Costa obriga-me a citar Eça de Queirós:os políticos são como as fraldas;devem ser mudados de tempos a tempos pelos mesmos motivos.

    ResponderEliminar
  7. Ainda agora lia uma passagem de um vulto do Direito, o Prof. Oliveira Ascensão
    Dizia este magister: "Estará o Direito destinado a ser a capa protetora dos desonestos? Particularmente o processo, não será na verdade a arte dos escribas e dos fariseus?"

    ResponderEliminar
  8. Não falem mal do Sérgio Fernando. Nasceu no Peso da Régua e veio estudar para a mais alta, ver se chegava mais alto. Tinha um livro à cabeceira (?), a Bíblia, o seu livro preferido. Se algum dia o leu? Não peçam isso aos estudantes do politécnico. Conseguiu completar aquilo que se chama de licenciatura e só Deus sabe como (nunca irá contar). Casou com alguém que lhe falou dessa coisa linda que é a política e o menino da Régua sonhou. Nas águas nadou e vislumbrou o poder de compra, ele há cada cartão! Aprendeu a gesticular e a entoar a voz com um mestre pequenino e disse: "um dia serei presidente desta terra". O seu mestre disse-lhe, vou ensinar-te como se faz e deu-lhe um pelouro. "Que presente bom!" - exclamou. Mas o mestre foi viajar de avião e deixou o aprendiz com muita sede de poder. Juntou aqueles que pareciam poderosos e começou a desenvolver uma estratégia. Derrubar o adversário. Deu tudo de si e lá conseguiu enganar alguma população que caiu no engodo da independência - tontos! (pensou). Chegou ao tão desejado sonho e presidiu a câmara da Guarda durante quatro anos - que feito auspicioso. "Quero mais oito anos" - disse - não me interrompam! - ordenou.
    Entrou numa espiral de loucura e culpou a oposição, os técnicos, os vereadores, até os munícipes críticos, pelo seu mau desempenho.
    Criou a APAL depois de não ter conseguido criar a empresa municipal - "ahahahah olhem bem para este génio" - , abriu o maior número de concursos públicos num só mandato - "se deixar entrar servos, nunca serei servil" - e nunca pensou ser tão fácil brincar com o serviço público.
    A Guarda é minha - suspirou - o PSD e o PS são meus - riu maquiavelicamente.
    Mas como quem tudo quer, tudo perde, perdeu. Perdeu o apoio do PSD - mesmo com o caminho livre do seu mestre condenado - e do PS e CDS levou alguns que, tal como ele, lhes sorriem os olhos ao verem uma nota a abanar.
    Perdeu o apoio dos grandes poderosos - se é que existem - e só ficou com a saúde tratada (porém muito envergonhada). Os estrategas olham para o monstro criado e transpiram ao ter que o defender - não têm outro caminho, foi o destino auto-traçado.
    Os apelos de união não foram ouvidos - não houve salvação.
    As vozes são unânimes - "Este é o pior presidente!" ou "Todos menos este!"
    Desesperado e já a antecipar a ressaca de poder, lança tudo, obras em papel, livros

    ResponderEliminar
  9. (continuação)
    livros que são um gasto imperdoável de papel, enfim, loucuras próprias de alguém desnorteado.
    Vai perder - todos os sabem - resta saber por quanto.
    O engano foi longo, mas o povo não é tão burro quanto - às vezes - parece.
    Na terra onde se julga o galo, também se julgam os presidentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente texto. 4 anos nestas brilhantes linhas.

      Eliminar
  10. Só falta mesmo levar o do STAL na lista. Era o fim da picada! Mas bem dito pelo oliveira, quem cala consente. A culpa é dos sócios. Mai nada
    Só têm o que merecem. Quem vive com medo não sabe o que é viver. Antes morrer de pé do que viver de joelhos.

    ResponderEliminar
  11. Havia galinhas na apresentação?

    ResponderEliminar
  12. Está tudo nas mãos do Prata. Só precisa de pessoas sérias longe da concelhia e da deputada, objetivos, credibilidade, assertividade e força política. Se tiver estes predicados na campanha vai ganhar isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O difícil é encontrar pessoas sérias (especialmente no PSD da Guarda) e que satisfaçam as vontades e desejos dos que aqui vêm para aqui destilar o seu fel. O Álvaro Amaro continua a contaminar tudo.

      Eliminar
  13. Afinal o Fiti ainda sabe andar nisto. Há 4 anos ajudou a que o plano do Cabroeiro saísse da ordem de trabalhos, 4 anos depois negoceia aprovações políticas com terrenos pelo meio
    Grande negociante.

    ResponderEliminar
  14. É preciso é ter vergonha na cara e respeitar as pessoas. Conversa da treta

    ResponderEliminar
  15. O presidente continua a fazer campanha eleitoral no Facebook? Não perde pela demora. Mais uma queixa na CNE.

    ResponderEliminar
  16. Este blog está cada vez melhor, pois parece o muro das lamentações com ansias e frustrações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece a página do Município, o muro da campanha eleitoral. Serão ânsias de pagar a campanha com recursos públicos ou lamentações de as páginas do PG não terem os seguidores necessários ao fim de 4 anos ?

      Eliminar
  17. Ao anónimo das 19.33, não tenho dúvidas que está nas mãos do Prata e do seu amigo Alvaro Amaro, na semana passada de férias em Vila Moura o telm não parava, a fazerem contatos e troca msn, ele só conhece as pessoas na altura da campanha, e posso garantir em grande agitação, com vizinhos fico com a politica da Guarda atualizada o homem anda mesmo empenhado

    ResponderEliminar
  18. Estamos aqui muito focados nos elementos do PSD/CDS que viraram para o PG. Mas pelos elogios de algums mudanças parece existirem algumas surpresas de elementos fortes do PS na procura de alguma proteção para os negócios

    ResponderEliminar
  19. Assembleia extraordinária marcada à pressa pelo Sr Presidente Relvas para regularizar asneiradas do executivo. Dia 30 -acho que nao querem transmissão online nem direito a perguntas. Assembleia expresso. Ai PG PG vão-se despedindo. Tiveram a chance nao entregaram nada de substancial agora a urna que decida. Sai mais uma fornada de obras de papel.

    ResponderEliminar
  20. Alguem consegue perguntar ao Sergio Costa o que estao a fazer os novos trabalhadores que recruta e onde estao. É que na camara só lá vao assinar os contratos e entregar o IBAN

    ResponderEliminar
  21. As pessoas mal sabem escrever e escrevem livros. Livros bem pagos com valores de impressão elevadíssimos. Importa saber quem pagou a impressão dos livros?

    ResponderEliminar
  22. Nunca pensei que a rádio altitude batesse tão fundo. Aquilo mais vale fechar para não passarem vergonhas.

    ResponderEliminar
  23. Tá bonito, bonito , bonito, Álvaro Amaro como não deixaram avançar candidatura á Câmara da Guarda , manda o Prata , mas quem manda sou eu, eu escolho, eu decido, Prata vira Marionete, zangou-se com amigo Sergio Costa sabe se lá porquê, já por aqui ouvi dizer Alvaro Amaro é como eucalipto seca tudo ao redor, é uma questão de tempo

    ResponderEliminar