domingo, 20 de julho de 2025

Acabou-se a alegria do povo

O departamento de comunicação, áudio visuais e fotografia da câmara entraram de férias. Foram descansar para os longos meses de agosto e setembro, que chegam depressa.
O Facebook está morto, as outras redes sociais devem estar mudas e não frequento.
Talvez uma rádio faça o trabalho de divulgação.
O povo está triste. As manhãs de visionamento das placas de inauguração, com os participantes, desapareceram.
Que pena!!!
Mesmo assim dedico a canção a todos que trabalhavam arduamente na propaganda onde incluo os dois presidentes. È preciso muita preparação.
Corridinha
Canção de Ana Moura ‧ 2022
Compositores: Pedro Da Silva Martins / Luís José Martins
 
Eu já tenho o que fazer, quarta-feira. Recomeço a correr, quinta-feira
Desta vez é que vai ser, sexta-feira. É pena, sexta não dá
Sábado à noite há cachupa. E domingo, pois, lá está
A família toda junta. Feijoada, Deus me acuda
 
Vou correr, vou, na segunda. Dou o tiro de partida, terça-feira
Compro os tênis de corrida, quarta-feira. Vai-me saber pela vida, quinta-feira
É pena, sexta não dá. Sábado à noite há cachupa
E domingo, pois, lá está. A família toda junta
Feijoada, Deus me acuda
 
Vou correr, vou, na segunda. Vou rezar que o tempo mude, quarta-feira
É preciso, é atitude, quinta-feira. Cuidar da minha saúde, sexta-feira
É pena, sexta não dá. Sábado à noite há cachupa
E domingo, pois, lá está. A família toda junta
Feijoada, Deus me acuda
Vou correr, vou, na segunda. Vão ver, vão ver

23 comentários:

  1. Sérgio Costa é um profissional da política. Desde a primeira eleição de AA que se dedica a tempo inteiro à sua ascensão na cidade. E para isso usa 365 dias por ano, frequentando sardinhas, provas de caldos de grão, provas desportivas, eventos culturais, educacionais e até religiosos. Podemos não gostar do estilo mas, olhando apenas para a agenda e a sua ocupação diária, posso afirmar que não lhe cobiço o lugar. Não tenho estofo nem saúde para tanto petisco e mordisco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os políticos profissionais deixam obras e legados nos territórios. Ele é profissional, mas é do copo e do osso rapado. Isso também eu sou profissional, dai-me tempo e dinheiro e ides ver o que sou capaz.

      Eliminar
  2. As novidades que vão chegando da campanha são verdadeiramente impressionantes Valbons Rodrigues Saraivas e Ana Manso unidos com Sérgio Costa. Parece que conseguiu hipnotizar todos os estratos sociais
    Para este desafio de influências e jogos de poder só mesmo João Prata para poder ganhar eleições e arrumar a um canto. Eu espero que a Guarda se livre dos pequenos interesses familiares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apoio João Prata por dois motivos
      O primeiro: o trabalho firme e honesto do João Prata nestas duas décadas ao lado dos seus concidadãos
      O segundo: truque de magia, fazer desaparecer o poder dessa gente. Infelizmente será impossível porque a Guarda é um feudo de alguns mas um presidente sério pode vir a ser um problema para os negócios.

      Eliminar
    2. Isso é pior do que a maçonaria

      Eliminar
  3. Agora tem de repensar toda a campanha. Viu a vida a andar para trás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seja por isso! Vai meter as fotos todas na página do PG
      Os fotógrafos e a demais equipa de comunicação do município vão dar cabo da vida deles. Uma denúncia ao ministério público é quanto baste para encetar uma investigação à utilização dos recursos da Câmara na página do PG. Pensam que somos todos cidadãos silenciosos, burros e passivos? Há sempre um maluco que se lembra e pensa "e se eu denunciasse isto ?"

      Eliminar
  4. E fazer estas figurinhas tristes só para continuar a ganhar os 2700 euritos mais 999 de representação é claro que ele pelo menos é um homem sério e não ganha nada por fora! Ainda bem! ... De facto os políticos ganham mal e passam grossas vergonhas.

    ResponderEliminar
  5. Sérgio Costa conquistou o poviléu e até encheu a Assembleia Municipal de gente que nunca lá estaria em condições normais mas infelizmente continua a depender dos senhores feudais da cidade
    Não pode dar um passo sem pedir ordem a alguém .

    ResponderEliminar
  6. Este carro é um espetáculo para ir para o trabalho e na cidade dos 5 minutos passa por cima de toda a folha. Para quando o carro oficial da Câmara? Disseram-me que há na garagem dois carros idênticos com o intuito de confundir. Um é da Câmara, outro é próprio. Não sei mais. Com este pelo menos não se enganava ninguém. Houve há uns tempos um autarca em Gaia que perdeu o mandato por carros pretos idênticos.

    ResponderEliminar
  7. Placas de inauguração no meu caminho? Guardo-as todas. Um dia vou pavimentar a Praça Velha com acrílico.

    ResponderEliminar
  8. Sr. Oliveira queria uma linha direta como a da Ok teleseguros para poder falar consigo. Assim via email da uma trabalheira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 0034
      Nao tenho ok. A linha direta é o email seguro
      A Oliveira

      Eliminar
  9. Como Guardense só me inerva ter dado o meu voto à 4 anos para um programa que me pareceu serio e só ter obtido festarolas e mais festarolas

    ResponderEliminar
  10. Já chega . 12 anos de Sergio Costa no executivo tem que ter fim pois esta mania do “eu fiz, eu faço e eu farei” já nao engana ninguém

    ResponderEliminar
  11. Ele é pau para toda a obra. Seria útil a compra de um helicóptero para poder deslocar-se entre freguesias.

    ResponderEliminar
  12. Depois de muitas queixas e alertas neste blogue desde à várias semanas, a Câmara conseguiu o impensável. SUSBTIUIU A MONTRA PARTIDA O WELCOME CENTER NA PRAÇA VELHA. Agradeço ao Sr. Oliveira e não o pequeno grande líder. Devemos ter mais uma placa para inaugurar digo eu......
    https://www.facebook.com/diariodetodasasbeiras?locale=pt_PT

    ResponderEliminar
  13. Peço-lhe imensa desculpa por usar este tipo de vocabulário na minha opinião, que apenas me responsabiliza.
    Mas nos candidatos à câmara não encontro nenhum que tenha capacidade de gestão ou capacidade de liderança. NENHUM. São candidatos que nem eram admitidos como técnicos superiores na autarquia (num concurso não martelado). Por isso nós na câmara não podemos "respeitar estes tipos de personalidades".
    Da sua formação já muito foi criticada, não vou entrar por aí, mas colocar licenciados de politécnicos a liderar pessoas de grandes universidades e com anos de experiência tem muito que se lhe diga.
    Como é que estas pessoas vão lidarar a autarquia?
    Resposta: Diana fugiu. Amélia tenta fugir. O resto foi fraquinho...mesmo no tempo do Amaro, o medo imperava o servilismo das "Fackdirectoras" (não falo de casos que já são públicos).

    Dos candidatos autarquicos à freguesia a mesma coisa, era preciso apresentar candidatos tão fracos? Tirando o Dr. CARLOS que se vai humilhar nesta candidatura, a própria candidatura consubstancia uma humilhação pública, que o mesmo não merecia.
    Comecem os candidatos a apresentar os seus diplomas académicos e a sua experiência profissional....tirando lugaraeijos de "nomeações" são muito frágeis e sem CV em instituições de relevo. Aprecio cursos nocturnos e maiores de 23 mas é para trabalhar não para vir liderar ninguém.

    Alguns dos candidatos julgam-se a última Coca-Cola no deserto. Recordo-os que a Guarda está um deserto, mas Coca-Cola ainda se consegue comprar na Guarda.
    Lamento que seja deste tipo de pessoas que se faça a Guarda.
    Tenho mesmo muita pena em pensar assim.!

    Ass: uma fanta que não quer ser Coca-Cola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois é… agora andamos todos a medir competência à régua dos diplomas, como se um papel passado em toner e esperança garantisse neurónios em funcionamento. Que maravilha! Então quer dizer que, se eu tirar uma pós-graduação em Liderança Estratégica da Bifana, já posso ir inaugurar rotundas com aquele ar de “fiz um power point sozinho”? Bravo!
      Vamos lá esclarecer uma coisa: inteligência não se mede aos créditos ECTS, nem competência vem em pacotinhos de bolacha Maria com certificado incluído. Há malta que até tirou cursos... mas claramente o cérebro estava em Erasmus.
      Temos doutores que não conseguem distinguir um orçamento de uma lista de compras. Gente que saca selfies com o Presidente da Associação de Escuteiros Reformados e depois escreve no Facebook: “Hoje estivemos a ouvir as preocupações do povo.” Não ouviram nada. Comeram um folhado e fugiram antes da parte em que alguém dizia: “E o buraco na estrada?”
      E sim, também temos as estrelas do “Curso Superior de Gritar em Reuniões”. Aqueles que usam termos como “resiliência” e “proatividade” como se tivessem saído de um workshop de autoajuda numa sala alugada por hora. São os mesmos que acham que “planeamento estratégico” é pôr um post por semana no Instagram com um aforismo mal traduzido.
      O problema não é a falta de canudos. O problema é que há muita cabeça que só serve de suporte para óculos de massa e pose de perfil LinkedIn. A liderança — a verdadeira, a que transforma freguesias em comunidades vivas — não vem com mestrado. Vem com empatia, trabalho no terreno e coragem para ouvir mais do que falar.
      A Diana fugiu? A Amélia tenta fugir? Aposto que fugiram do LinkedIn de certos candidatos. Aquilo mete medo. “Consultor de Transformação Territorial e Desenvolvimento Humano Sustentável”? Por amor da santa… traduz-se para: “Estive num gabinete, vi duas árvores e fiz um excel”.
      E não me venham com títulos. Porque se fosse por aí, o meu tio Zé, que só tem a 4.ª classe, já devia ser Ministro da Agricultura: pelo menos consegue distinguir salsa de coentros — coisa que muito Secretário de Estado não sabe, a não ser que venha num dossiê.
      Em resumo: menos PowerPoints, mais pão na mesa. Menos diplomas emoldurados, mais ideias com pés e cabeça. E, por favor, menos líderes que falam em "visões para o futuro" quando ainda nem perceberam o presente.
      Agora sim… pode trazer esse café. Que ao menos para servir, ainda há quem o faça com dignidade. E sem pós-graduação.

      Eliminar
  14. Alguém sabe qual foi a ultima funcionária a entrara na Autarquia?

    ResponderEliminar
  15. O que se passa por lá com as "promoções" dos amigos é uma vergonha. Pessoas que acabaram de entrar, sem habilitações, a coordenar pessoas com anos de experiência.

    ResponderEliminar
  16. Guerra na Câmara de interesses . Parece que Sergio Costa se esqueceu de qualquer coisa. Berros e ...... mais não digo

    ResponderEliminar