quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Será a ciclovia na VICEG?

Foi feita a adjudicação do projecto “Incremento do modo suave no acesso ao Parque Industrial da Guarda - Projecto Piloto”, que julgo ser a “famosa”, “badalada” e “controversa” “Ciclovia da VICEG”.
Eu ainda tenho algumas dúvidas se será, a ciclovia porque “isto” já deu tantas voltas e alterações que pode não ser. Além disso é um projecto-piloto que custa quase 2 milhões de euros?
O contrato não explica e os planos é preciso procurar muito e está tudo muito ocupado.
Data de publicação no BASE: 04-01-2021
Incremento do modo suave no acesso ao Parque Industrial da Guarda - Projecto Piloto
Entidade adjudicatária:
OPUALTE – CONSTRUÇÕES e António Saraiva & Filhos
Data de celebração do contrato
30-12-2020
Preço contratual
1.571.300,00 € mais IVA
Prazo de execução
480 dias
Concorrentes:
Edibeiras - Edifícios e Obras Públicas das Beiras
OPUALTE - CONSTRUÇÕES, S.A.
António Saraiva & Filhos Lda
João Tomé Saraiva - Sociedade de Construções
Samuel Augusto, Lda
Biosfera Construções Unipessoal, Lda.
ADRIANO LUZ DUARTE BALAIA, LDA.

2 comentários:

  1. O projecto deverá ser este:
    https://drive.google.com/drive/folders/1j8yHNRR3U9bOFnzw32ocs1_fjh_b3JWD?usp=sharing

    Para já deve ser só o lote 1.

    Já conheço o projecto há alguns anos e está de uma forma geral bem feito, aproveitando ao máximo o que já existe para construir a ciclovia.

    Mas são 1,5 milhões gastos na mobilidade automóvel e não numa suposta mobilidade sustentável.

    Se o objectivo fosse apostar na mobilidade sustentável, esta obra podia custar uma fracção do custo. Bastava reservar uma ou duas vias da VICEG para bicicletas e peões. As restantes são mais que suficientes para o trânsito automóvel existente.

    Mas como é preciso defender o rei automóvel a todo o custo, vai-se gastar 1,5 milhões de uma forma inútil.

    É uma obra que poderia fazer sentido há alguns anos, mas não em 2021.

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  2. Caro Rui Sousa
    Obrigado pelas informações e pela sua participação
    A Oliveira

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