quinta-feira, 31 de julho de 2025

Parque Infantil do POLIS

Ao fim de 12 anos de abandono, (quantos mais?) e a dois meses das eleições autárquicas “O executivo da Câmara da Guarda aprovou a abertura do lançamento de um concurso público para a requalificação do Parque Infantil do POLIS”
 “O valor base da obra ascende a mais de 1 milhão de euros e a intervenção contempla a renovação particamente total daquele espaço com a colocação de novos equipamentos, O lançamento do concurso público foi lançado, mas não há garantia de financiamento para concretizá-lo e o autarca da Guarda culpa a oposição por ter bloqueado a contratação de um empréstimo para esse efeito.”
“Um argumento totalmente refutado pela oposição. diz que o presidente da câmara é que tem optado por outras opções políticas e que há um conjunto excessivos de gastos noutras áreas que podiam ser investidos na requalificação deste equipamento municipal.”

quarta-feira, 30 de julho de 2025

A minha (re)visão na Guarda – Parte 2


"Vós que ides passando...Lembrai-vos que eu vou mandando"
«Esta visão que temos para o Concelho da Guarda não é feita de intenções vagas nem de promessas sem chão», «os pilares» da estratégia «já estão no terreno, com projectos concretos, financiamento garantido e execução em curso, «reflectem» a «capacidade de planear e de fazer com conta, peso e medida».
“Porto Seco”
“Ampliação da Plataforma Logística”
«Implementação da Estratégia Local de Habitação, que trará casas acessíveis para jovens, famílias e trabalhadores qualificados»
 “A luta pela reserva hídrica da nascente do Mondego”.
“Desenvolver a Rota dos Miradouros e novos percursos pedestres”
“Recuperar habitats naturais no Parque Natural da Serra da Estrela
“Requalificar os equipamentos desportivos”
“Criar o Parque Biológico da Maúnça, espaço de preservação ambiental e motor de turismo sustentável
“Estrada Verde”
«O conjunto de projectos de reabilitação urbana no centro histórico, dá expressão à regeneração da cidade e ao reforço da sua identidade cultural».
“É um pacote estratégico com 397 ações, das quais 76 já estão com financiamento
«Projectos com nome, com alma e com futuro para as pessoas».
“O Hotel Turismo, espera que o Governo «cumpra a sua palavra», «se assim não for», o Hotel Turismo deve ser devolvido à Guarda e deixar «a Câmara Municipal resolver este problema de décadas».
O «hospital privado de excelência que irá servir toda a região, com 200 postos de trabalho, que vai complementar a saúde do nosso território»
«A confirmação de que a Alta Velocidade vai parar na Guarda»
«A Guarda conheceu a maior criação de postos de trabalho directos das últimas décadas, fruto de uma estratégia clara de captação de investimento, apoio ao tecido empresarial e valorização do território».
«Só entre os projectos da Plataforma Logística, do Porto Seco, do hospital privado, do sector tecnológico e dos novos espaços comerciais e de serviços instalados no centro histórico, estamos a falar de 1500 novos empregos criados no concelho, muitos deles qualificados e com futuro».
Senhor Presidente:
Antes de falar em décadas que nada se faz, lembre-se que já tem quase década e meia no poder.
Como diz o povo “contar com o ovo no dito da galinha”: Ainda não há empregos no Porto Seco, daqui a quatro anos teremos emprego no hospital privado, na PLIE está a contar emprego em duplicado, no centro histórico um dia terá muitos empregados, agora não. E dos 1500 restarão poucos.
E sobre criação de emprego nas últimas décadas, procure fontes credíveis.
Sobre o TGV para na Guarda, lá para 2050, por agora o que se conhece é Aveiro/Viseu/Mangualde e depois linha da Beira Alta.

E sobre a pontes sobre as linhas Beira Alta/Beira Baixa, como vai ser a ponte para Variante dos Galegos fará a ligação entre a VICEG, zona comercial Retail Park – zona do Canil/Gatil da Guarda, é para automóveis ou só para peões? 
A Rádio Altitude está a entrevistar o presidente da câmara, para comemorar os 77 anos, da rádio é evidente. Será que em setembro volta a entrevistar para comemorar os 77 anos e 2 meses? Ao entrevistar hoje já está com um dia de atraso.

terça-feira, 29 de julho de 2025

A minha (re)visão na Guarda – Parte 1


"Vós que ides passando...Lembrai-vos que eu vou mandando"
A minha legenda
Foto 1
- Ele - Olha este, manda-me embora e não me avisa?
- Ela – Não tenho nada a ver com isso
Foto 2 – Oi malta cheguei. Ganhei o direito a ser destacado
Uma «coligação com a Guarda, os guardenses e com mais ninguém». Concorre a um segundo mandato «com a alma de sempre e com a experiência que ganhei»
O que deve ser um presidente de Câmara, «Não pode aparecer de repente, tem que estar sempre presente. Não se aprende a liderar um concelho da dimensão e com a complexidade da Guarda com uma qualquer frase feita, uma fotografia em campanha ou com as pantufas calçadas, no sofá».
«alguns andam há décadas à sombra da Câmara Municipal, escondidos, sem obra nem ideias conhecidas, tentando passar pelos picos da chuva, esperando que o desenvolvimento apareça, num passe de magia, e que outros façam o trabalho, é preciso trabalhar muito, ter currículo, provas dadas, ter estado nos bastidores e na linha da frente das batalhas».
«É preciso ter sido vereador, presidente e, acima de tudo, leal com a população. Ser presidente não é só ter coração, é preciso ter corpo, alma, ser um homem de palavra e gostar profundamente da Guarda e da sua gente».
«a Guarda é outra» graças a projetos como o Porto Seco, a ampliação da Plataforma Logística, a Estratégia Municipal para a Habitação e o anunciado plano para a regeneração do centro histórico, o hospital privado e a construção da variante da Ti’Jaquina.
«A Câmara da Guarda captou fundos de dezenas de milhões de euros para projetos aprovados, em execução ou a avançar», acrescentou, garantindo que neste mandato foram criados 1.500 postos de trabalho, «muitos deles qualificados e com futuro».
O livro «é o testemunho de um mandato que mais do que promessas, foi focado na estratégia e na acção», «é mais do que um documento político ou técnico», «demonstra a vontade humana, o querer irredutível dos Guardenses em vencer, em ser melhor todos os dias da nossa vida» e «mostra que quando se tem estratégia, tudo começa a mudar e a evoluir».
«Há poucos anos, dizia-se por aí que a Guarda estava “no radar”. Era essa a expressão: “no radar”. Mas estar no radar não chega. Nunca chegou. Estar no radar é esperar que alguém, em Lisboa, olhe para nós e se lembre que existimos. Ora, isso não serve à Guarda. Nós não queremos ser vistos. Nós queremos ser respeitados. Nós queremos ser protagonistas do Interior e de Portugal»,
Livro “Uma visão para a Guarda”
Que editora publicou? É edição de autor? Onde foi impresso?
Onde se vende e quanto custa?
Foi feito o Depósito Legal?
Quem deve fazer o Depósito Legal?
Entregou algum exemplar na BMEL para consulta?

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Uma (re)visão para a Guarda

Foto: B Todas as Beiras – Sem autorização

O presidente da câmara da Guarda anunciou que volta a candidatar-se à câmara para novo mandato e aproveitou para lançar um livro.
Segundo as “vozes” que escrevem é um livro com os discursos durante quatro anos e mais uma entrevista.
Ainda não o vi e tenciono passar os olhos por ele quando estiver disponível na BMEL.
Pelo que leio o livro deveria chamar-se “Uma revisão para a Guarda
Ou então:
Título “Pede a quem pediu, serve a quem serviu” e com o subtítulo “Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu”.
Por agora limito-me a transcrever dois parágrafos do discurso e duas perguntas
“É preciso trabalhar muito, ter currículo, provas dadas, ter estado nos bastidores e na linha da frente das batalhas”
«É preciso ter sido vereador, presidente e, acima de tudo, leal com a população. Ser presidente não é só ter coração, é preciso ter corpo, alma, ser um homem de palavra e gostar profundamente da Guarda e da sua gente».
Pergunta 1 – Os amigos Moreira do Porto e Moedas de Lisboa foram vereadores em que câmaras?
Pergunta 2 – Qual foi a editora do livro?
A visão será para breve,
Nota de observação: Já não lhe basta a Guarda, quer ser o “rei” da Serra da Estrela 

domingo, 27 de julho de 2025

Anteontem foi um bom dia, ontem também, hoje logo se vê

Anteontem “mandou” o comprador do terreno para o hospital fazer a limpeza do terreno, para mostrar que há obra, sabendo que o promotor tem um ano para apresentar o projecto e depois logo se verá
Anteontem também eu soube que o Cardeal, que está a ser “pau para toda a colher” abençoou o livro com um posfácio.
Ontem teve que decidir entre três mulheres. A Ana, a Cidália e a Cláudia. Decidiu pela Cláudia. Para já está um lugar em aberto, veremos para quem vai cair. Espero não estar enganado.
Ontem “obrigou” os jovens que foram para Roma, para o Jubileu da Esperança - 2025, Ano Santo, acompanhados pelo Bispo da Diocese, a receberem “bênção” que o presidente concedeu, juntamente com um autocarro e talvez uma t-shirts.
Hoje? Como será? Espetáculo e discurso sem conteúdo? Quem vai atacar?

 

sábado, 26 de julho de 2025

Aos futuros autarcas


 Aos futuros autarcas pedia que colocassem no seu gabinete estas duas imagens.
Imagem 1
Antes de encomendarem monumentos aos “mortos na guerra colonial”, vejam este episódio passado emitido pela RTP1 no dia 24 de julho de 2025 e mandem averiguar quantos no vosso concelho sofrem, marcados pela guerra colonial
Estes que sofrem, não precisam de monumentos, precisam de ajuda.
“Entre 1961 e 1974 cerca de 800 mil jovens portugueses partiram para combater nas colónias africanas. Hoje, 60 anos depois, a guerra mantém-se viva na memória dos que estiveram nas três frentes de batalha: Angola, Guiné e Moçambique.”
"Marcados Pela Guerra" mostra a profundidade e persistência do impacto psicológico da Guerra Colonial nos ex-combatentes.”
“O stress pós-traumático, frequentemente não diagnosticado e silenciado ao longo de décadas moldou vidas e deixou marcas invisíveis na saúde mental de milhares de homens.”
"Marcados Pela Guerra" é uma reportagem da jornalista Sandra Claudino, com imagem de Emanuel Prezado, e edição de Nuno Castro.”
Imagem 2
Plantar árvores ajuda. Plantar árvores em bosques longe das ruas não resolve.
Antes de arrancar uma árvore numa rua, onde vive gente, plante primeiro duas.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

PDM e Cabroeiro


Aprovação do PDM e das quintas do Cabroeiro
Para aprovar o PDM e qualquer coisa das quintas do Cabroeiro, o presidente da câmara vai pedir a realização de duas assembleias municipais extraordinárias para a discussão e aprovação dos atos.
Como é de lei, no próximo mês de setembro é obrigatório a realização de uma assembleia municipal ordinária, que poderá ser feita em campanha eleitoral, não interessa ao presidente que quer mostrar trabalho e promessas cumpridas.
Ora uma assembleia extraordinária custa muito dinheiro e isso é coisa que não falta. Os Munícipes não se importam por estes gastos extraordinários.
Sobre O PDM o presidente, fez declarações, e o jornalista escreveu sem questionar, que no mínimo mostra desconhecer o PDM ainda em vigor.
“O documento não era revisto há mais de 30 anos e era há muito ambicionado por privados e empresas”. “Um momento histórico este documento vai permitir uma substancial expansão urbanística do concelho e o aumento das áreas empresariais”, “alegando eventuais mudanças nas metodologias, que ponha causa todo o trabalho, num processo que já se arrastas há vários anos e mandatos autárquicos”.
O atual PDM da Guarda encontra-se em vigor há 31 anos, e foi considerado um dos melhores do país e por isso durou tanto tempo
Foi aprovado em Assembleia Municipal no dia 17 de março de 1994 e ratificado pelo Governo a 12 de maio, tendo sido publicado em Diário da República de 20 de julho. O actual PDM da Guarda encontra-se em vigor há 31 anos. Foi aprovado em Assembleia Municipal no dia 17 de março de 1994 e ratificado pelo Governo a 12 de maio, tendo sido publicado em Diário da República de 20 de julho desse ano. Durante estes anos, já foi alvo de cerca de uma dezena de alterações, algumas das quais classificadas como de regime simplificado e diversas outras ao regime de uso e ocupação do solo. Destaque para a alteração de planos de pormenor do Parque Urbano do Rio Diz, do Novo Polo Industrial da Guarda e ainda da Zona do Mercado Municipal e Centro Coordenador de Transportes.

O senhor presidente ao dizer que o PDM não era revisto há mais de 30 anos, mostra desconhecimento e desvaloriza o PDM em vigor, e diz mais, o PDM de 1994 deveria ter sido revisto antes de ser publicado em diário da república.
Estranha-se que com 12 anos de governação, o queira aprovar a um mês de terminar o mandato, quando a promessa era ser aprovado até maio de 2022.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Entre a festa, a depressão e depois a pergunta

A festa
Noticia – 6 de fevereiro de 2025
Câmara põe fim a foco de poluição dos Rios Diz e Noéme e avança com recuperação ambiental
A Câmara Municipal da Guarda vai retomar a valorização ambiental dos rios Diz e Noéme, depois de ter eliminado o principal foco de poluição que se mantinha há 24 anos. A autarquia deu cumprimento a uma ordem do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu e procedeu recentemente ao tamponamento de um coletor de águas residuais que estava a contaminar a água.
A medida foi anunciada no dia 31 de janeiro, pelo presidente da Câmara da Guarda, durante uma jornada de trabalho com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) dedicada às empreitadas de recuperação de linhas de água afetadas pelos incêndios de 2022.
 
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, considera que estão reunidas as condições para ser retomado o trabalho iniciado há uns anos para descontaminar aqueles cursos de água do concelho da Guarda. 'Esperemos que no mais curto espaço de tempo possamos ter um rio completamente limpo e despoluído para poder ser fruído por todos nós'.
A depressão
Notícia – 22 de julho 2025
https://www.publico.pt/2025/07/22/local/noticia/guarda-encerramento-ultimo-lavadouro-poe-causa-sobrevivencia-portugal-2140851
“Guarda: encerramento do último lavadouro põe em causa a sobrevivência da lã em Portugal”
“Em poucos dias, mais de 3000 pessoas assinaram a petição lançada pela Ovibeira – Associação de Produtores Agro-Pecuários, garantindo assim que pode ser entregue no Parlamento, e levar o assunto à Assembleia da República. Há anos que a desvalorização da lã assola o interior do país, mas o encerramento do último lavadouro em território nacional, propriedade de uma empresa têxtil da Guarda, fez soar todas as campainhas. Produtores, artesãos, industriais e representantes do sector laneiro estão a mobilizar-se para levar o poder político a intervir, já que a partir de agora Portugal fica dependente das (poucas) infra-estruturas no estrangeiro. E isso não vai apenas comprometer a autonomia como aumentar os custos, com repercussões para o consumir final, enquanto dificulta ainda mais a valorização deste recurso natural.”
Pergunta
E agora senhor presidente? O que vai fazer? O que vai negociar? Resposta a 13 de setembro, se ganhar?

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Hoje é dia de”Fake news”, ou seja, “Notícias falsas”

Foto: fake das fakes:  Roda gigante
Uma para o PURD e outra na Torre de Menagem
Hoje é dia de”Fake news”, ou seja, “Notícias falsas”.
E o que é uma notícia falsa? É uma boa questão para discussão, mas fácil de adivinhar. As fontes é que determinam. AS fontes daqui são fakes e as fontes dali são true
E as fontes são sempre falsas, dependendo do ponto de observação.
Vejamos:
Fake 1
O presidente da câmara vai apresentar um livro com a visão que tem para a Guarda. Previsão do futuro. Talvez não seja fake
O presidente adjudicou a um senhor Figueiredo um Projeto de Estratégia de Desenvolvimento Assente nas Artes e Património, da Guarda. Não é fake. É verdade
Quem escreveu o livro foi o figueiredo. Fake
Quem coordenou o plano estratégico de 2005 foi Saraiva. Meia fake
Quem escreveu o livro foi Saraiva. Fake
Concluindo: Quem escreveu o livro foi o presidente, true
Fake 2
Muitos “jovens” funcionários da câmara, andam pelos gabinetes, a pedir assinaturas, para uma coisa qualquer.
Candidatos à assembleia? Fake
Assinaturas para proporem lista de independentes? Fake
Andam a fazer um peditório para a recuperação da casa da legião? Fake
Afinal o que diz o cabeçalho? True
Fake 3
A funcionário foi condenada em última instância? True
A câmara também foi condenada? True
O presidente recorreu da sentença? True
São os munícipes que vão pagar as favas? True
O presidente e a funcionária andam a esconder o jogo? Fake
O presidente precisa de proteger a funcionárias, lá sabe porquê? True
É apenas uma questão de princípio. Fake
Fake 4
Foram admitidos tantos funcionários que já não cabem no edifício sede. Piscinas, Pavilhão S. Miguel, APAL. Ambiente etc são as nocas casas de acolhimento. Fake
Fake 5
A Morcela da Guarda, mais conhecida por “Morcela da Guarda” vai mudar de nome e passa a chamar-se “Morcela Raiana”? True
Cozinheiros, fabricantes e vendedores andam indignados e vão manifestar-se à porta da câmara. Fake

terça-feira, 22 de julho de 2025

Planos estratégicos para a Guarda

Foi apresentado o plano mais ambicioso das últimas décadas para o nosso concelho: a Agenda Estratégica Guarda 2040.
Segundo se consegue ler na Comunicação Social, foi apresentado um belíssimo “Power Point” com o plano estratégico.
Nas páginas oficiais da Câmara aparecem uma larachas sobre a agenda 2040
A comunicação social escreve meia dúzia de tretas sobre a agenda 2040
Onde se poderá consultar?
Será que o anúncio de um livro “Uma Visão da Guarda" da autoria de Sérgio Costa, actual presidente da Câmara, será a Agenda 2040, em que se apresenta um trabalho desenvolvido à custa dos Munícipes?
Será que vai comentar o “plágio” de “Viver a Guarda” de 2005 para o “Viver a Guarda” de 2025, duas décadas?
E perguntas de curiosidade: Será que leu os interiores planos estratégicos, consultáveis na BMEL?
(Não consegui encontrar “on-line” como existente na BMEL um livro editado com o plano estratégico, talvez aí pelos anos 2000?
Deixo o que encontrei na BMEL e na Internet o famosíssimo projecto MEREC, quem se lembra de um grande trabalho sobre o centro histórico. (Empresto um exemplar ou posso doas à biblioteca se estiverem interessados)
Plano estratégico da cidade da Guarda [Texto policopiado] : síntese do diagnóstico estratégico : documento para debate público : Março 1995 / Manual - Estudos de Habitação ; Urbanismo e Arquitectura, Lda
 
Plano estratégico da Guarda / Câmara Municipal da Guarda
Publicação: Guarda, 1996 : Câmara Municipal
Descrição: 109 p. : il. ; 28 cm
Assunto: Planeamento urbano
 
“Viver a Guarda” Programa Polis
 
MEREC - Guarda: Um Processo de Eficiência Energética e de Recursos prejudicado pelas fases iniciais de um ambiente democrático.
https://journals.open.tudelft.nl/iphs/article/view/1311
De 1983 a 1985, o MEREC estabeleceu um processo de planejamento abrangente, envolvendo o Município da Guarda, agências centrais e regionais e o know-how de universidades portuguesas e consultores privados. O MEREC identificou os problemas da cidade em termos de abastecimento de água, resíduos urbanos, gestão urbana, mudanças nos materiais de construção locais utilizados e urbanização dispersa. Vários desses problemas foram superados com a conclusão do projeto, o desenvolvimento do plano diretor da Guarda, tecnologia de pesquisa e campanhas de conscientização.

domingo, 20 de julho de 2025

Acabou-se a alegria do povo

O departamento de comunicação, áudio visuais e fotografia da câmara entraram de férias. Foram descansar para os longos meses de agosto e setembro, que chegam depressa.
O Facebook está morto, as outras redes sociais devem estar mudas e não frequento.
Talvez uma rádio faça o trabalho de divulgação.
O povo está triste. As manhãs de visionamento das placas de inauguração, com os participantes, desapareceram.
Que pena!!!
Mesmo assim dedico a canção a todos que trabalhavam arduamente na propaganda onde incluo os dois presidentes. È preciso muita preparação.
Corridinha
Canção de Ana Moura ‧ 2022
Compositores: Pedro Da Silva Martins / Luís José Martins
 
Eu já tenho o que fazer, quarta-feira. Recomeço a correr, quinta-feira
Desta vez é que vai ser, sexta-feira. É pena, sexta não dá
Sábado à noite há cachupa. E domingo, pois, lá está
A família toda junta. Feijoada, Deus me acuda
 
Vou correr, vou, na segunda. Dou o tiro de partida, terça-feira
Compro os tênis de corrida, quarta-feira. Vai-me saber pela vida, quinta-feira
É pena, sexta não dá. Sábado à noite há cachupa
E domingo, pois, lá está. A família toda junta
Feijoada, Deus me acuda
 
Vou correr, vou, na segunda. Vou rezar que o tempo mude, quarta-feira
É preciso, é atitude, quinta-feira. Cuidar da minha saúde, sexta-feira
É pena, sexta não dá. Sábado à noite há cachupa
E domingo, pois, lá está. A família toda junta
Feijoada, Deus me acuda
Vou correr, vou, na segunda. Vão ver, vão ver

sábado, 19 de julho de 2025

Adjudicações para festas

Hoje acordei com paciência e abri o “portal base” onde se encontram as adjudicações e encontrei isto:
Resumo das adjudicações diretas feitas entre de 1 de julho de 2024 a 18 de julho de 2025, referentes a
festas com artistas, palcos, som, iluminações, tendas, barracas de comes e bebes, merchandising (promoções) flyer (folhetos) t-shirts, fotografias, impressões, brindes institucionais e coisas assim
 
1 de julho de 2024 a 18 de julho de 2025,
Foram feitas 99 adjudicações
Valor total de 2 367 756 Euros sem IVA
Se o IVA for de 23% teríamos mais 544 583 euros
 
Nestas contas, não constam os mais de 500 000 Euros distribuídos pelas mais de 130 associações que também servem para fazer a festa.
Também não constam os cheques que vão sendo distribuídos à medida das necessidades e cujo valos não aparecia nas fotos.
 
Nota para os comentadores deste blogue
Determino que em relação aos políticos no ativo, estes podem ser chamados de “frouxos”, mas nunca de “fanfarrões”.
A Bem da Nação
Presidente da Assembleia da “res pública”

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Inauguração de estalo e duas adjudicações para o futuro político

1 – Inauguração no marmeleiro
Pelas fotografias o que é que inauguraram?
2 - Adjudicação 1 – Já ganhou as eleições?
Contrato para 365 dias para impressão da revista
Data da publicação - 17-07-2025
Prestação de Serviços de Impressão do Boletim Municipal Viver a Guarda
Entidades adjudicatária - Marques e Pereira,
Data do contrato        16-07-2025
Preço contratual         46.600,00 €
Prazo de execução     365 dias
3 – Adjudicação 2 – Comunicar e plantar árvores
As árvorrs merecem o esforço que se segue:
Data da publicação - 8-07-2025
Aquisição de Serviços de Comunicação e Reflorestação - Rede Cultural e Criativa da Guarda
Entidades adjudicatárias - Ornatos Virtuais,
Aquisição de Serviços de Comunicação e Reflorestação - Rede Cultural e Criativa da Guarda
Data do contrato - 17-07-2025
Preço contratual - 25.000,00 €
Prazo de execução - 92 dias
O contrato completo, muito curioso, pode ser lido em:
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=2332202&ext=.pdf
O contrato prevê:
Reunião com todos os parceiros da Rede Cultural e Criativa da Guarda
Preparar terreno e plantar 2500 árvores
Contratar um spots publicitário com Rádio F e com Rádio Altitude, 12 anúncios no Facebook e 12 anúncios no instagram
"6 peças de merchandising; 6 cartazes, 6 convites, 6 notas de imprensa, 12 teasers e 12 vídeos, destinadas a Plataformas como Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, e plataformas de e-mail marketing, para a provação do Município da Guarda."

 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

A minha oferta a 4 candidatos à presidência da câmara

Ofertas a 4 candidatos à presidência da câmara
1 – PG
Duas T-shirts. Uma para hidratar a outra para emagrecer
2 – PSD/CDS
Dois livros. Gestão para todos e gestão para a autarquia
3 – PS
 Dois meios para locomoção. Para cidade e para o campo
4 – Chega
Cola e cartuchos – Cola para fixar os residentes à Guarda e cartuchos para iniciar o cluster da defesa.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Quanto ganham os autarcas?


Quanto ganham os políticos autárquicos?
1 - Remuneração dos Presidentes da Câmara Municipal
(salário bruto + despesas de representação)
Guarda – Mais de 20 mil votantes
Vencimento bruto - 3 261,97 Euros
Despesas de representação - 999,88 Euros
2 – Remuneração Vereadores a tempo inteiro
Exemplo de Cálculos (considerando um município onde o salário do presidente é €3.892,15):
Vereador a Tempo Inteiro:
Vencimento – 2609,58 Euros
Despesas de representação – 655,52 Euros
3 - Presidente de junta (indexado ao salário do Presidente da República)
Freguesias com mais de 10 mil eleitores, mas menos de 20 mil recebem, no final do mês 1.678,67 euros. Mais 503 Euros despesas de representação
Freguesias com mais de 20 mil eleitores ganham 1.907,58 euros
Mais 572 Euros despesas de representação

terça-feira, 15 de julho de 2025

Vai começar a campanha eleitoral e outras bugigangas

Dia 17 de julho começa verdadeiramente a campanha eleitoral na Guarda. Até agora era caço ao voto com os apoiantes. Agoira é a sério
E com os meios da Câmara
E o que se vai passar nesse dia, pelas 17 horas na Sala Nobre da Câmara ainda denominada António Almeida Santos?
Apresentação da “Agenda 2040” e outras bugigangas. Que falaremos depois de conhecida.
E as bugigangas?
- Plano de Avaliação de Recursos Hídricos da Serra da Estrela. Vai apresentar na qualidade de quê? Presidente da Câmara da Guarda? Presidente da APAL? Presidente da CIMRBSE?
- Centro de Interpretação das Judiarias de Portugal. Outra vez? O plano será do candidato a presidente de junta e foi a baú? Ou será de Gonçalo Byrne, Arquitectos, a quem foi adjudicado a “Aquisição de Serviços - Elaboração Estudo de Revitalização da Antiga Judiaria” por 19 900 Euros no dia 14/07/2025 e para executar em 90 dias?
- Museu dos Sabores? Que dizer disto? Quantas vezes anunciado? Quantas vezes projetado? E o Museu da “Casa da Legião”
- Plano de investimento da habitação? Muito bem. E o que vai acontecer ao plano número não sei quantos? Tem datas e objetivos ou é para 2040?
Esta que se segue? Que comentar?
Todos os dias de verão há anúncios constantes de festas, sempre mais e mais e cada vez mais caras, e o presidente vem informar que não há “festas da cidade” porque a oposição não lhe aprovou os empréstimos? Muita lata.
Venham festas. Contem, que é mais fácil, quantos dias entre 15 de julho e 15 de setembro há sem festas?

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Curiosidades da Arrifana


Fotos curiosas na Arrifana
0 – Este belo barroco, que mandei requalificar, até a Senhora da Guia veio visitar
1 – O Campo de treinos, protocolado, começou a nascer.
2 – A medicina testa os aparelhos de treino
3 – Refeitório para reposição do peso
4 – Aposto que por ali está o/a novo(a) presidente da assembleia
5 – Cada vez mais iguais

domingo, 13 de julho de 2025

E lá vai a “Festa do Vinho da Guarda”

 Segue a bom ritmo a “Festa do Vinho da Guarda”, mais logo acaba. Não muito longe há ritmo, fumo e poluição com o “Dia Corridas da Guarda”. Dua atividades que casam muito bem.
No momento oficial de abertura, o presidente da Câmara da Guarda, referiu que o Guarda Wine Fest é já uma verdadeira referência regional, nacional e internacional, um símbolo de prestígio da Guarda, um espaço de encontro e de valorização do vinho e da gastronomia, como elementos de cultura, identidade e valor acrescentado.
E o que dizem as outras 84 festas de vinho documentadas em Portugal, documentadas em:
https://bebida.pt/wine-events/eventos-de-vinho-em-portugal-2025-guia-completo-para-amantes-de-vinhos/
Então a Guarda que não produz vinho que se veja, que compra a festa no catálogo de uma revista, quer rivalizar connosco? Nós é que somos a referência regional, nacional, internacional, planetária. E já estamos a pensar abastecer a estação espacial internacional, que lá no alto anda às voltas

sábado, 12 de julho de 2025

PURD – Pau para toda a colher

O Semicoberto do PURD está a tornar-se “pau para toa da colher” e nova sala de conferências di imprensa.
Já vêm de longe para anunciar automóveis. A Guarda Capital do Distrito
“𝗦𝗹𝗮𝗹𝗼𝗺 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝘀𝘁𝗲𝗹𝗼 𝗥𝗼𝗱𝗿𝗶𝗴𝗼 𝗲 𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗣𝗲𝗿𝗶́𝗰𝗶𝗮 𝗔𝘂𝘁𝗼𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗺-𝘀𝗲 𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗶𝗮𝘀 𝟭𝟵 𝗲 𝟮𝟬 𝗱𝗲 𝗷𝘂𝗹𝗵𝗼”
“O Município de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre apresentaram, ontem, no Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda, a mítica prova de perícia automóvel, o XXVI Slalom Castelo Rodrigo, que mantém fórmula vencedora de jornada dupla.
Assim, desta forma o Slalom de Castelo Rodrigo e a Grande Perícia Automóvel realizam-se nos dias 19 e 20 de julho”.
E não faltou vinho para regar os automóveis. Os condutores são abstémios.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Propaganda política - Hoje é dia de folga por 120 mil euros


Hoje, dia da abertura da quarta edição da bebericação “Festa do Vinho da Guarda” dedico aí ao pessoal a canção “Dia De Folga” de Ana Moura. E Jorge Cruz
 
Cada dia é um bico d'obra
Uma carga de trabalhos, faz-nos falta renovar
Baterias, há razões de sobra
Para celebrarmos hoje com um fado que se empolga
É dia de folga
 
Manhã na minha ruela, sol pela janela
O Sr. jeitoso dá tréguas ao berbequim
O galo descansa, ri-se a criança
Hoje não há birras, a tudo diz que sim
O casal em guerra do segundo andar
Fez as pazes, está lá fora a namorar
 
Sem pressa de ar invencível, saia, saltos, rímel
Vou descer à rua, pode o trânsito parar
O guarda desfruta, a fiscal não multa
Passo e o turista, faz por não atrapalhar
Dona Laura hoje vai ler o jornal
Na cozinha está o esposo de avental
 
Folga de ser-se quem se é
E de fazer tudo porque tem que ser
Folga para ao menos uma vez
A vida ser como nos apetecer
Cada dia é um bico d'obra
Uma carga de trabalhos, faz-nos falta renovar
Baterias, há razões de sobra
Para a tristeza ir de volta e o fado celebrar
 
Este é o fado que se empolga
No dia de folga
No dia de folga

quinta-feira, 10 de julho de 2025

4 - Intervalo político – Convite para porco no espeto

Uma chuva de “Placas Inaugurativas” vai cair no Albardo, pertença da União de Freguesias de Pousade e Albardo, e só vai terminar quando o “porco no espeto” estiver torradinho.
O convite é apenas para a população do Albardo, não são permitidos penetras.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

4 - Intervalo político – Inaugurações

1 – À sombra deste plátano centenário, aqui esquecido, que há mais de 20 anos espera uma placa de inauguração, aqui estamos nós, sempre atentos.
Esta será a primeira, do milhão de árvores, que um dia nascerá no grande bosque da cidade.
2 – Com vinho e água engarrafada, inauguro a chegada de água canalizada a este chafariz.
É fresca e boa.
 
Um desabafo sem evidência científica:
 Nos países ricos do centro e norte da europa, os caminhos agrícolas são de terra e ou gravilha, muito pouco alcatrão, por lá passa muito transito de bicicletas, motas, tratores, automóveis e até grandes provas de ciclismo
Em Portugal, dizem que é um país pobre, alcatroamos caminhas agrícolas onde poderão passar por mês, 3 bicicletas, 12 motas, 20 tratores e cinco carros. Eventualmente, no verão passarão, veículos de bombeiros e por vezes veículos todo terreno.

terça-feira, 8 de julho de 2025

3 - Intervalo político – Advérbios interrogativos

1 – Estou pronto para a campanha. Não me apunhalem pelas costas.
2 – Placa comemorativa da colocação da primeira pedra na autoestrada verde
 
"Com um pedaço de toucinho, leva-se longe um amigo":
"Nem todos os dias há carne gorda "
“Cozido sem toucinho e mesa sem vinho não valem um tostão”
“Não é em pia grande que o porco come à vontade”
 
De placa em placa, fica o concelho cheio de lata
“De grão em grão, a galinha enche o papo”
“Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar"
“Em terra de cego, quem tem um olho é rei"

segunda-feira, 7 de julho de 2025

2 - Intervalo político – Sugestão para passar tempo

A Câmara tem instalado e vai instalar, supomos com êxito, vários campos de jogos, virados ao verão.
Está em curso a instalação do golfe discóbolo.
Hoje proponho mais jogos de futuro.
1 - Pickleball.
A publicidade diz: “Jovens curiosos e seniores ativos aderem a nova moda de raquetes que não quer concorrer com o ténis ou padel.”
 É coisa nova, fácil de instalar e com material barato. Parece que já pintaram o chão do semicoberto do PURD, mas esqueceram-se da rede.
2 – Prancha à vela
O PURD dispões de um lago maravilhoso, que aliado à brisa que habitualmente se faz sentir, nada melhor que rentabilizar o lago
Mais um desporto com futuro. Poderá servir de treino para o grande lago do Caldeirão.
Como se sabe, “A Guarda é a cidade do Desporto”. Só está a faltar a “A grande cidade Desporetivo” ali ao lado do multiusos.

domingo, 6 de julho de 2025

1 - Intervalo político – Sugestão para passar tempo

Enquanto não se definem as listas e metade da Guarda já está em férias, sugiro a realização da “Feira dos Produtos endógenos” – uma “Feira para o Futuro”.
Como nos dizem quase todos os dias, o futuro está nestes produtos.
Tanto dão para comer como para governar.

sábado, 5 de julho de 2025

Do “lixo” no PURD a outras adjudicações

E agora um intervalo nas candidaturas, vamos ao real com adjudicações
1 - O PURD continua a ser o “depósito de lixo” da cidade.
Agora é o “tuning” e a adjudicação de um novo jogo para instalar. Golf aéreo com discos. Vamos ver na campanha eleitoral, os candidatos oferecer discos para jogar golf.
Descrição - Aquisição do DiscoGolfPark para o Parque Urbano do Rio Diz
Entidades adjudicatárias - Playparc - Pavim. e Equipam. Desportivos
Data do contrato - 27-06-2025
Preço contratual m- 14.528,00 €
Prazo de execução - 30 dias
2 – Já que os turistas não vêm à cidade, a cidade vai aos turistas. Imergir no mundo virtual da Guarda. O Presidente é especialista
Descrição - Aquisição de Seviços para Experiência Virtual Imersiva - Exposição Imagem e Cidade
Entidades adjudicatárias - P-06-Atelier Ambientes e Comunicação
Data do contrato - 24-06-2025
Preço contratual - 10.713,85 €
Prazo de execução - 60 dias
3 – Continua a concorrência com os feirantes. Reduziu a taxa de ocupação do espaço em compensação a câmara passou a ser o distribuídos mais importante de T-shirts
Descrição - AQUISIÇÃO DE T-SHIRTS
Entidades adjudicatárias - Via Rapida, Lda
Data do contrato - 24-06-2025
Preço contratual - 17.350,00 €
Prazo de execução - 365 dias
4 – Talvez uma boa ideia. Já fizeram o regulamento e o horários e os locais de estacionamento?
Descrição - AQUISIÇÃO DE ECOCENTRO MÓVEL
Entidades adjudicantes - Município da Guarda
Entidades adjudicatárias - METALIAX SOLUÇÕES METÁLICAS LDA (513009000)
Data do contrato - 25-06-2025
Preço contratual - 7.400,00 €
Prazo de execução - 60 dias

sexta-feira, 4 de julho de 2025

2 - Os boatos, os zunzuns, o jogo político e a Guarda a perder


Marques Mendes esteve na Guarda a “cinzelar?” uma data na “cápsula do tempo”, à sombra da capa do cavaleiro de Santiago.
Alguém acredita que o MM se deslocou à Guarda só por isto? Para fazer propaganda?  O que veio cá fazer? Que bomba vai rebentar?
Quem acredita que isto é verdade, levante o braço…. Ninguém levanta? Bem ma parecia.
E o ponto da situação?
PG
1 – Costa. 2 – Uma mulher e pode haver três candidatas, duas delas são também candidatas à AM. 3 – António Fernandes. 4 – António Saraiva ainda é hipóteses.
Com Amélia Fernandes fora de jogo (caricata a notícia da entrega do pelouro da cultura. Tome lá a cultura e fico com o resto). O atual Presidente da AM também ficará de fora.
Rui Melo também deverá ficar de fora e poderá ser candidato à Junta da Guarda. Também se fala em José Prata e António Júlio.
PS
1 – Monteirinho, 2 – andam procurando, até podem recrutar na junta. 3 – Diana Santos
Para a AM, só falta colocar anúncios no jornal.
Para a junta, Acácio Pereira pode ser um nome interessante.
PSD
A dupla Amaro/Mendes andou por aí. Conseguiram convencer alguém? Será que recuperaram algum desavindo?
Há um nome grande, mas não sei se tem peso na Guarda.
Para a junta o mais provável é candidatarem a lista actual, se ninguém mudar de cor.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Os boatos, os zunzuns, o jogo político e a Guarda a perder


Para a Assembleia Municipal, é provável que ganhe uma mulher, a não ser que o chega apareça com grande surpresa.
É quase certo que PG/PSD/PS apresentem candidatas e não são as que estão a pensar.
O PSD se não conseguir convencer uma mulher tem na maga dois trunfos de peso, mas não deve ser fácil convencer
O Interior avança que poderá ser o atual presidente da Assembleia Municipal, José Relva. Pelo que vi não me parece.
A CDU vai com Honorato Robalo
O chega ainda não clarificou.
Para a Câmara
Sérgio Costa, será o candidato do movimento independente “Pela Guarda e o segundo lugar no executivo que deverá ser António Fernandes, avança o Interior. O problema é a cota feminina.
António Monteirinho é o candidato do PS. Quem se segue não está a ser fácil
No PSD João Prata pode continuar a indecisão. Segundo ou primeiro? Será que sai um coelho da cartola?
Luís Soares vai pelo chega
José Pedro Branquinho vai pela CDU
Junta de Freguesia da Guarda
O Interior avança que o antigo socialista António Saraiva, poderá ser o candidato pelo PG. Acham? Tem outras ambições, ao lado da política.
Há quem avance outro nome. Mas não tem vida, nem jeito para presidente de junta.
O PSD pode avançar com uma mulher a encabeçar a lista.
O PS tem candidatos, mas serão ganhadores?
 
O Presidente teve uma “grande derrota” no Tribunal administrativo”. Devia ser capaz de explicar o que se passou e porque manteve a confiança na funcionária.
E o que está a fazer a “Oposição”. Dedico-lhes a canção “Assobia para o lado”


quarta-feira, 2 de julho de 2025

O jogo para próximas festas e anos?

As fotos de um camão TIR estacionado no semicoberto do PURD, poderia causar estranheza. Alguém colocou a possibilidade de, com o calor dos últimos dias, o condutor teria aproveitado na sombra para fazer o seu merecido descanso.
A realidade era outra.
Segundo fontes bem informadas, esteve prevista a apresentação do “jogo Chouriqueijo galo” com um grande torneio a nível nacional,
A agenda, foi alterada abruptamente e foi cancelada a apresentação do jogo.
Segundo o autor das fotos, o condutor já estava preparado para descarregar as mesas, as chouriças, os queijos e as garrafas, para ser realizada a primeira edição.
Perdeu-se assim a oportunidade de valorizar os produtos endógenos.
 
E o que levou à interrupção abrupta da agenda?
Novidades em breve, talvez amanhã

terça-feira, 1 de julho de 2025

Autocarros novos. Não vão meter água e não fumegam

“Câmara da Guarda vai adquirir cinco viaturas elétricas de transporte de passageiros”
“O executivo da Câmara da Guarda aprovou, por unanimidade, uma proposta para a aquisição de cinco “viaturas eléctricas de transporte de passageiros.”
O presidente do Município, explicou que se trata de um investimento de cerca de 1 milhão e 500 mil euros, que surge na sequência de uma candidatura ao PRR.”
 
Pedido:
Alguém me pode dizer se o portal base onde se consultam as adjudicações, foi alterado?
Desde 6 de junho que não aparecem adjudicações.