segunda-feira, 14 de abril de 2025

Dentro de poucos dias é que vai ser

Para breve, Dentro de poucos dias. No fim do Trimestre. Lá para a primavera
São expressões utilizadas por políticos e por gestores públicos para dizerem qye não sabem quando vai acontecer.
E apresento dois casos que há muito serão realizados dentro de poucos dias, etc.
1 - Hotel Turismo
Em 5 de abril: Dentro de poucos dias e mais uma vez tivemos declarações sobre o Hotel Turismo
O secretário de Estado do Turismo informou “dentro de poucos dias” haverá “notícias decisivas” sobre o Hotel Turismo da Guarda.
“Hoje, posso dizer-vos que dentro de poucos dias iremos, com o senhor presidente da Câmara lançar notícias fortes. Eu diria decisivas para o futuro do hotel da Guarda”
“Dentro de poucos dias haverá novidades, mas novidades não só de fixar o calendário e o cronograma da execução da obra, mas, mais importante do que isso, de colocar a obra ao serviço daqueles e daquelas que estão e dos que vêm”.
 “Dentro de poucos dias” haverá “uma solução final, uma solução melhor do que aquela que tinha sido apresentada e, mais importante do que isso, colocarmos finalmente o edifício ao serviço da comunidade”.
2 – Bloco 5 - Hospital da Guarda
Setembro 2024
O anterior Conselho de Administração previa a abertura do edifício do Pavilhão 5 para setembro de 2024. O Então presidente do CA garantiu que a obra já estava «concluída» e que iam entrar em «fase de testes» para que fosse possível reabrir o espaço no «final de setembro e início de outubro de 2024
9 Janeiro, 2025
A reabertura do Pavilhão 5 do Hospital Sousa Martins, na Guarda, deverá acontecer por altura da Primavera, segundo a presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. A responsável «lançou mão de algumas diligências que podem acelerar a abertura do edifício».
 Mar 11, 2025
A abertura do Pavilhão 5 do Hospital da Guarda estará para breve, mas ainda não há uma data estabelecida
Como 15 dias antes das eleições não devem ser feitas inaugurações ou promessas os políticos têm até os 20 dias breves para anunciar estas coisas e assim saberemos o que são breves dias.
Houve um homem que disse “Largos dias tem 100 anos”. Aqui é “Largos dias têm as promessas”

31 comentários:

  1. Ao que parece há uma série de novas contratações a acontecer na ULS desde que o novo executivo tomou posse. Mas não é para resolver a carência de médicos desta ULS, mas tão-só para pagar e comprar “favores”. Os contratos foram celebrados no 1 de Abril, mas acreditem que não é mentira!
    Ora vejamos as contratações de Técnicos Superiores que o CA entendeu prioritárias… Não, não foi o Gabinete de Gestão. Foi para o Gabinete de Cidadão! A mulher do presidente da concelhia dos laranjinhas estava em 3º lugar e não houve outra saída senão deixar outras necessidades por preencher para cair nas graças da Concelhia. Sim, porque nem sequer saiu de onde estava a trabalhar, interessava apenas promovê-la para Técnica Superior.
    Quem foi também contratada para o Gabinete do Cidadão e não chegou a lá pôr os pés foi a classificada em 1º lugar, mulher do diretor de um meio de comunicação social da cidade. E que, pasme-se, foi engrossar o staff do Gabinete de Comunicação que teve de mudar de lugar porque já não cabia lá tanta gente.
    Outra contratação polémica foi a da 1º classificada no concurso para o exercício de funções em Serviços Técnicos que ao certo, ao certo, ninguém sabe para o que é! O que se sabe e que se diz é que está envolto em graves irregularidades e que, frustradas as tentativas anteriores junto da parte política, conseguiu agora passar a técnica superior à custa do pagamento do seu “peso em ouro”.
    Ainda só o mandato vai no adro e já este executivo é pródigo em venda e troca de favores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A máquina do compadrio está a funcionar em pleno. Nada se respeita e até parece que nem há MP!

      Eliminar
    2. É o sistema a funcionar. E qualquer oposição é um problema.
      Mas há ainda um outro concurso de auxiliar principal a decorrer... embora já exista alguém que de forma indevida ocupa já o cargo... um concurso "pela igualdade"... mas que afinal não é para todos os auxiliares...

      Eliminar
    3. Já aquece um lugar que é para si. É o costume: há sempre alguém que já tem o tacho destinado. Os concursos são mera fachada, uma manobra ilusória cujo vencedor(a) está combinado e definido à partida, o bode expiatório, para que os amigos ultrapassem quem for mais competente.

      Eliminar
    4. Alguém ponha os olhos naquele Departamento de Recursos Humanos. A podridão nas chefias e dos concursos passa muito por aí.

      Eliminar
  2. A diferença entre o que se promete e o que se faz deve ser a bitola para avaliar o caráter de quem anda sempre a fazer as mesmas promessas, sem cumprir nenhuma. Quem, assim, faz falsas promessas, não passa de um mentiroso compulsivo que pensa que nós somos surdos ou temos memória de peixe, estando sempre a tratar-nos como imbecis, merecedores de ser enganados, as vezes que for necessário. Talvez o próprio também esteja a ficar co memória desgastada e "se esqueça" de quantas vezes já prometeu a mesma coisa. Seja como for isso é tratar-nos como estúpidos e se os da comandita não importam e estão sempre a bater palmas à mesma música, há muito quem perceba que está a ser gozado e aldrabado.
    Têm sido quatro anos do mesmo, mas parece que os trouxas gostam de ser enganados, apesar de tanta e constante evidência de má governação, gestão danosa dos dinheiros que são desperdiçados em festas, álcool e propaganda, investidos noutros concelhos, destruição da nossa cultura e património, encher a Câmara e a APAL de votantes comprados, incompetentes, na sua maioria, só para encher chouriços e garantirem presença e palmas na constante campanha eleitoral.
    Será mais fácil um limoeiro produzir cerejas do que Sérgio Costa fazer obra digna, respeitar o concelho, enriquecê-lo, tornar melhor a vida de todos os munícipes, apenas a dos amigos, agir com ética e lealdade e cumprir as infinitas promessas que fez na campanha de 2021, na campanha de 2021 até agora, incluindo as da agenda 2040.
    Já que é tão católico, Sérgio Costa deveria conhecer a frase "Pelos frutos conhecerás a árvore!" E Sérgio costa é uma árvore que só produz promessas vãs, estéreis, ajustes diretos, consultas prévios, empregos em catadupa para os do partidos e outros amigos ou pessoas e instituições que possam arregimentar muitos votos.
    Será que a boçalidade da maioria dos guardenses os impede de ver a realidade, ou também esperam por algum favorzinho ou emprego, para si, ou para a família?
    Mas a culpa não é só de Sérgio Costa: ela também é dos restantes partidos, especialmente o PS e PSD que também demonstram um profundo desinteresse e desrespeito pela Guarda ao não indicarem candidatos fortes e credíveis às autárquicas.
    A Guarda está condenada.

    ResponderEliminar
  3. Excelente escolha fotográfica.
    Só eu é me questiono como está em funções uma "semi equipa" sobre a qual não se conhece aval da CRESAP... e cujo o "Padrinho" já se demitiu do SNS nem nunca mais se ouvir falar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema se entregar estas instituições a quem nunca geriu grandes empresas dá nisto..gente das nomeações sabe o que está à vista... A protecção civil já devia ter interditado o edifício mas na câmara andam a dormir

      Eliminar
  4. Se a Guarda tivesse uma oferta turística bem estruturada, com profissionalismo, investimento bem feito e aplicado, bem publicitado, sem recorrer a truques, como a compra de prémios e a meras festarolas ocasionais, para o presidente se mostrar, talvez a procura, por si, obrigasse ou levasse, naturalmente, à reabertura do Hotel de Turismo, um edifício que também é um monumento.
    Como isso não acontece, isso é prova de que a Guarda não tem Turismo, em quantidade, nem em qualidade, o que não admira devido à forma como o município mantém um centro histórico a cair, porque prefere investir em festas vinho e tendas. Por outro lado, não trata por igual todos os potenciais lugares de atração turística, dando primazia a localidades e produtos que dão mais votos e onde as festarolas são mais ferrenhas, fazendo cartelização com elas, excluindo ou não tratando de igual forma outras localidades e produtos, chegando ao extremo de privilegiar lugares onde o património, a cultura e a identidade territorial são vítimas de enxovalhamento e os turistas são enganados.
    A Guarda tem muitas atrações turísticas mas é preciso apresenta-las bem, devidamente planeadas, identificadas, com toda e verdadeira informação, de forma integradora, em vez de discriminatória e que a publicidade, os folhetos, os anúncios da imprensa e/ou televisivos ou noticias compradas, os serviços e funcionários deem a informação que os turistas precisam, não, apenas, a que os mesmos serviços e o município quer dar, falsa e tendenciosamente, para levar os turistas a alguns lugares e evitar que vão a outros lugares.

    ResponderEliminar
  5. Será que Hotel não passa de uma falsa e requentada promessa porque há outros interesses que não se podem afrontar? Até porque me lembro de que um partido costumava usar o Hotel, enquanto outro preferia o Telheiro, talvez porque o Barca Velha de lá fosse melhor.
    Seja como for, a cretinice, sectarismo e abandono como o executivo municipal trata do património, por incompetência, por querer investir investir mais em campanha e festas do que em obra, não permitem termos um turismo bem pensando, sistematizado e incluso, como acontece em municípios bem mais próximos.

    ResponderEliminar
  6. Só aldrabices, mas, se calhar é o que merecemos, por sermos anjinhos.

    ResponderEliminar
  7. A Rede Criativa e Cultural da Guarda promoveu uma visita comentada ao cemitério velho da Guarda.
    É só ir ao Facebook Municipal e contar as cabeças. Não é assim que se consegue ter turismo de qualidade, especialemnte quando essa rede é sectária, só englobando quem e o que convém ao município.

    ResponderEliminar
  8. Se tivessem algum brio intelectual já tinham colocado o lugar à disposição

    ResponderEliminar
  9. Telhado a cair. O hospital com pessoas a frequentar o edificio. Rita Figueiredo já brinca com a vida dos profissionais. Obrigado à Dra Aldelaide que denunciou o caso no sei face book

    ResponderEliminar
  10. Diario de todas as beiras publica foto de como se encontra telhado da biblioteca onde profissionais acedem. Vergonha para esta e anteriores administrações permitirem esta situaçao. Àmanha de certeza que o espaço está interdito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A política deveria ser uma arte nobre de cuidar da coisa pública, infelizmente, a decadência ética, deontológica e moral, num país onde ajustiça está completamente minada, em minha opinião, transformou os políticos em meros mentirosos compulsivos, em busca do enriquecimento rápido e fácil, do oportunismo, em benefício próprio, do partido e da(s) empresas que possuem, em que participam, trabalham e prestam assessorias. É uma pescadinha de rabo na boca e o país não sai da cepa torna e nunca deixa de depender da crónica dívida. A liberdade é uma ilusão, por causa dessa dívida, e liberdade de expressão é uma farsa porque, se dissermos ou fizermos algo que desagrade a qualquer poderoso, não somos torturados fisicamente, mas somos discriminados, ostracizados, banidos, sem acesso ao que o rebanho pode aceder, especialemnte se forem amigos.

      Eliminar
  11. O estado da sede do Conselho de administração da ULS da Guarda é o espelho do trabalho do atual CA... Vejam a fotografia que a vereadora do PS levou à reunião também não se percebe se na qualidade de "vereadora quando pode" ou de ex-directora clínica, mas isso é outras tantas análises do povo...

    ResponderEliminar
  12. Uma visita ao cemitério espelha bem a criatividade a cultura e o turismo na cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cemitério velho da cidade abriga património e monumentos. É como visitar uma Sé ou um sítio arqueológico, desde que esteja acompanhado por um guia que perceba de História da Humanidade, Historia de Arte, Antropologia e Sociologia e que saiba dar um enquadramento ao que se pode por lá observar. Foi o caso... Não se percebe o reparo!

      Eliminar
    2. 13:41: Vamos é ver se todo o património, arte e monumentos serão objeto de uma atividade do género, pela Rede Criativa e Cultural da Guarda.

      Eliminar
    3. 13:41: Foi considerada tão importante que, como as imagens comprovam, os aderentes à iniciativa eram incontáveis. Nemos habituais apoiantes PG foram fotografados, tal como o Presidente.

      Eliminar
    4. Creio que a visita ao cemitério, que poderia ter uma interpretação positiva, noutra altura e depois, de muitas outras visitas, nesta altura, poderá ser interpretada como para se ir verificar se a Guarda já está morta e enterrada.

      Eliminar
    5. o Turismo negro ou "Dark Tourism" é, embora para um nicho de mercado, uma grande fatia do turismo nacional e internacional. seja um cemitério ou uma zona de guerra. Na Guarda há patrimonio, devoluto, mas há. A oferta ao turistas é reduzidae, se o turismo negro fizer parte dela, já é mais do que a oferta promovida pela autarquia que em bom rigor, nem sinalética turistica tem dispersa e apresentavel.

      Eliminar
  13. Que funérea visita digna de uma peça de Samuel Becket. Uma representação! Afinal os artistas são profissionais ...

    Também há figurantes que surgiram na entrega do carro à PSP. Nesta invejável terra de prodígios qualquer semelhança com absurdo é pura ficção.
    Dizer que vivemos numa terra com benzedura de viaturas só podia ser superada com benzedura de novos submarinos...
    Sugestão: bênção da primeira telha da biblioteca da ULS

    ResponderEliminar
  14. Excelentissima Sr.Dr.Adelaide Campos, pena nao ter guardado fotografia de quando a senhora enquanto diretora clinica do servico de urgencia pelo CA anterior que teve a dirigir esta ULS, em Novembro de acerca de 2 anos atras caiu teto mesmo ao lado da cama de um doente num servico de medicina. Sabe qual foi a solução do CA que a senhora integrou???
    Colocar baldes no sotao do edificio para recolher agua da chuva ....
    Muito bem Sr.Dra pena nao ter assumido uma solucao perante o seu governo PS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sr.a Adelaide Campos fez um excelente trabalho em denunciar esta situação. Já questões do passado não interessam foram tratadas na altura. Agora a senhora doutora o bem que fazia à Guarda era dedicar-se mais à sua profissão e deixar a política. Para não se perder uma excelente médica e ganhar-se uma política medíocre. Vototos de sucessos profissionais para a mesma.

      Eliminar
    2. As questões já foram tratadas?! Não sei se os profissionais das medicinas são dessa opinião...

      Eliminar
  15. Sr. Oliveira, aceite lá os comentários que são feitos de forma aos Guardenses poderem ter acesso á verdade aos factos e aos numeros que escreve e á forma como chega a esses mesmos números... Como o Sr. já disse os Guardenses não são burros, mas para isso é preciso dar-lhes o direito de obter a informação não acha? Parece que aqui, ao que contrariamente muito se perpetua, também temos um lápis azul que dá o crivo ao que pode sair e não... Vai aceitar o comentário? Vale a pena escrever outra vez? Ou não?
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  16. Quero ver a Sra deputada dulcineia dizer alguma coisa deste CA. Muitos votos lhe vao custar estas nomeaçoes em que o PS mantém o poder na gestao da unidade em questao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propria presidente é um Mix de PSD e PS... os favores pagam-se uns aos outros. E se calhar por isso é que tem que vir gente de fora para encabeçar as listas...

      Eliminar