Fui estrear o “bailódromo” da Guarda com “Bailia”
Bailia é una “Cantiga de Amigo” atribuída a João Zorro e
adaptada e musicada por José Afonso. Para ouvir no álbum “Contos Velhos Rumos Novos”
Bailemos nós já todas três, ai amigas
So aquestas avelaneiras frolidas
E quem for velida, como nós, velidas
Se amig' amar
So aquestas avelaneiras frolidas verá bailar
Bailemos nós já todas tres, ai irmañas
So aqueste ramo d' estas avelañas
E quem for louçana, como nós, louçanas
Se amig' amar
So aqueste ramo d' estas avelanas
Verá bailar
Por Deus, ai amigas, mentr' al non fazemos
So aqueste ramo frolido bailemos
E quen ben parecer, como nós parecemos
Se amig' amar
So aqueste ramo so l que nós bailemos
Verá bailar
Ai flores ai flores do verde pinho
ResponderEliminarSe sabedes novas de meu amorzinho
Ai deus e u é
Ai que soidade deus meu
Vai o coitado no Parlamento Europeu
Ai deus e u é
Ai flores ai flores do verde ramo
Se sabedes novas de quem eu amo
Ai deus e u é
Se sabedes novas dos tribunais
Daquele qu'eu amo tanto mais
Ai deus e u é
Ai deus ai flores ai senhores
Tirai-me logo destas dores
Ai deus e u é
Ai amor meu amor
De tanto te Amar
Quero'meu agora candidatar
Ai Deus e u é
Ai flores do verde pinho, se sabedes novas do Monteirinho... Ai flores do verde souto, está na altura de retirar a confiança política ao Luís Couto...
EliminarJá é facto de conhecimento público que esta semana, o Dr. Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, esteve reunido com o Dr. José Valbom e com a Dra. Cidália Valbom na Alameda de Santo André, naquele café que lá está. O que falariam? São cada vez mais visíveis os vasos comunicantes entre PSD e PG. Hoje mesmo, Álvaro Amaro está de volta à cidade que deixou em 2019. Isto vai bom.
ResponderEliminarPodiam ser os três candidatos à Câmara. Haja sabedoria de quem escolhe para os escolher aos três.
EliminarGente do mais do mesmo! Os partidos precisavam de renovação. Álvaro Amaro, por exemplo, é um desses políticos amantes do conservadorismo. A Guarda precisa de um jovem de ideias progressistas
EliminarIrra tantos doutores. Só eu é que não sou doutor!!!
EliminarDr. Rui Ventura... desde quando??
EliminarA malta quer é baile e regabofe. Quanto mais melhor.
ResponderEliminarComo diria Ana Manso isto é um não assunto.
ResponderEliminarO deputado Carlos Peixoto fez um artigo sobre Álvaro Amaro no Jornal Interior. Não entendo como os nossos políticos fazem estes exercícios para ver se veiculam uma mensagem que nem se quer os beneficia a eles próprios . Que texto aquele... Dá pena. Sr. Deputado, daqui lhe escrevo, faça-se à vida e deixe-se disto.
ResponderEliminarO panorama político da Guarda não está a mudar, vê-se qualquer coisa diferente e saudável, mas que será sol de pouca dura porque os velhos engolem os novos. Os mais novos que se ponham mas é a andar. Não tenham cá ilusões! As pessoas estão fartas, fartinhas de Álvaros Amaros, Anas Mansos, Sérgios Costas mas continuam a votar neles. Nem dois anos demorou até perceberem que o Sérgio é igual, igualinho ao Álvaro mas votam nele pois basta que ponha mais um quilo de carne na grelha. Esta brincadeira do PG só podia ser apoiada claro está, pela Ana Manso que nem o próprio partido é capaz de defender depois de tantos anos a ser nomeada para tudo e mais alguma coisa. Já nem disfarça. Depois de 40 anos de atraso graças ao Partido Soxialista, depois de todas as oportunidades perdidas em relação às cidades que nos rodeiam, eis que chegam estes visionários para acabar com tudo em menos de 10.
ResponderEliminarRIP Guarda. Ámen e o último que feche a porta.
Isto só pode mudar com a juventude, é preciso que os partidos tenham coragem para olhar para os quadros jovens que têm, com capacidade claro está e dar-lhes oportunidade de uma acção efectiva. Presidente, vereadores,chefes de divisão - é preciso renovar isto tudo e tirar de lá os pesos mortos que não veêm mais além
EliminarOs Santos continuam e nem sinal da Dra. Amélia. Procurei, procurei e não a encontrei.
EliminarA minha mulher já não pode com o cheiro a sardinhas que se me entranha na roupa. Vou a todos e a Dra. Amélia não vai a nenhum. Não percebo. Então não é isto a cultura? Ou será que o Dr. Relva já lhe ficou com o pelouro?
Já não entendo nada.
Só queria encontrá-la para lhe perguntar se já temos chefe de divisão da cultura, coordenador/a do TMG, do Museu, da BMEL... são tantas as dúvidas. Da última vez que fui ao teatro ,deparei-me com uns tachos atrás do palco. Parecia uma cantina social. Jurei que nunca mais. Mas disseram-me que em breve poderia haver daquelas festas dos motards no grande auditório. A minha mulher não me permite voltar lá e nem vale a pena argumentar que é pela Cultura. Ela não é parva nenhuma.
Dra. Amélia se estiver por aqui, de-nos um sinal
Não há juventude que queira ganhar misérias nem há Câmaras que queiram gente irreverente, inteligente e com visão.
EliminarOs presidentes procuram pessoal submisso, com fracas expectativas. A experiência não interessa desde que se baixe a cabeça e não se dispute o poder.
Em breve os jovens terão 40 e 50 anos e estará perdida mais uma geração,sendo que a maior parte deles, esmagadora parte, nunca mais quererá saber da Guarda para nadinha. Só cá vêm ver dos terrenos que os pais deixarem quando morrerem.
O presidente Sérgio Costa e os outros que são iguais ou piores deviam ter políticas para fixar jovens. Não tem nada. Nem para fixar nem para os motivar enquanto cá estão porque vai tudo embora. Da minha geração foram quase todos e tenho 38.
EliminarSr. Oliveira. Tenho dois marraninhos que quero engordar para o natal, para meter na salgadeira. Sabe dizer-me se ainda há por aí algum capador daqueles que tocam a gaita? Se não os capar depois ganham muito vício e dizem que a carne não presta.
ResponderEliminar2231
EliminarPara capar tem duas possibilidades, mas cuidado com o PAN :
1 - Contactar o barbeiro da terra
2 - Contactar o homem da gaita que também apara tesouras, navalhas e arranja guarda-chuvas e panelas de barro.
Se quer castrar, que é assim que se diz agora, ou vai ao veterinário da Câmara ou vai a uma clínica.
A Oliveira
Nesse bailodromo devia marchar o centro cultural todo com o seu presidente, Homem ímpar e de enorme cultura, à entrada da marcha. Cultura com os de cá é o que a malta gosta... Chamem os grupos de todas as freguesias e façam um arraial minhoto com cabrestos e vacas do Jarmelo na cauda.
ResponderEliminarEste apetite e voracidade pelo baile e pelo antigamente preocupa-me. Parece que não há mais nada. É só festas, festas, festas. Entre as dinamizadas pela autarquia a as dinamizadas pelas freguesias, passamos um ano inteiro a festejar. Somos profissionais. A Câmara até disponibiliza um cartão onde se carimbar a presença na festa... É uma obsessão e não passamos disto.
ResponderEliminarAinda te lembras amor
ResponderEliminarComo tudo começou?
Se te esqueceste eu não
Nosso primeiro esbraveja
Foi atrás do barril da cerveja
Num bailarico de verão
A Amélia estava a sorrir
O chefe de gabinete a pedir
E toda a aldeia também
A querer nos ver desertar
E para me encorajar
Ainda me lembro meu bem
Toda malta gritou
Até o Relva ajudou
Corre corre com ela
A banda sempre a tocar
O povo todo a cantar
Foge foge com ela
Nós apertamos os dois
Então ai é que foi
Fora fora com ela
E assim amor pois então
Começou nossa crucifixão
Nesse baile de verão
No s.joao a fogueira vou saltar
ResponderEliminarComer, beber e à fartazana
Porque ainda quero ir ao altar
Se o noivo não me faltar.
Senhor Olibeira: honje fui ao caldo de grão e pedi uma gasosa. Não avia. Pra mi festa sem gasosa não é festa. Eu não queria botar no vinho. Eu não bebo vinho. Só gasosa. Festa é festa venha mais uma gasosa.
ResponderEliminarFica-vos tão mal. Não falem mal da Guarda nem de ninguém. Para quê falar mal? Fica-vos mal.
ResponderEliminarPara quê tanta condescendência e falta de espirito critico ? Fica-lhe mal.
EliminarNo ay Casera? Si no ay Casera me voy. Um amigo espanhol só queria gasosa La Casera. Como não havia foi-se embora. Chatice.
ResponderEliminarMais uma machadada no turismo da Guarda. Este espanhol vai falar mal da Guarda e nunca mais volta.
ResponderEliminarEm Bruxelas há algum bailódromo? Quero bailar com o Álvaro Amaro, quero ser feliz.
ResponderEliminarSenhor António Oliveira, gosto muito desta bailia. O álbum do Zeca que aqui fez menção é muito esquecido, mas é duma qualidade prodigiosa. Eu adoro! Obrigado pela sua lembrança...
ResponderEliminarNo tenemos gasosa pero hay vino bueno. Y cerveza. Mucha. Amigo espanhole, nosotros somos vuestros hermanos. No hablen mal de nosotros.
ResponderEliminarHermano, que necesitas? Trabajo? Para cuantos? Yo tengo. Pero tienes que decir que Guarda tiene el mejor presidente de todos.
Qué? El salario es pouco? Quanto es en Espanha?
No hay problema. Ahora voy a abrir una empresa e pago como los nuestros hermanos ou mas.
Soy muy amistoso. Aqui tenemos tudo.
Qué? El caldo de grão tiene mucha grasa? Qué dices? Nosotros somos el mejor destino gastronomico del país y, por eso, del mundo. No comes mejor en otro lugar. Así es que es bueno. Tudo que hacemos es lo mejor.
No te gustan las musicas? Amigo espanhole, nosotros teníamos la mejor banda de siempre, Los Jackpot, pero la cantante ahora tiene otras funciones, es responsable por el IMI. Muy buena trabajadora.
Esta ahi a comer sardinas y ya fue a Espanha representar la Guarda.
Hermano, no te quedes así. Uno brinde, hermano. A nuestra salud!
Estou ansiosa pelo desfile sanjoanino. Diziam no meu temo que quando saltávamos as fogueiras se nos secava a tripa do mijo. Não é verdade. Desta vez a cultura é feita com os de fora. Vai ser tão bonito ver desfilar aqueles faróis da cultura lisbonense, o bairro da Bica. Oh pá já nem durmo sossegada, só a pensar em ver aqueles colossos da cultura na Guarda. Até que enfim que o Sr. Dr. Sérgio acabou com a sua teimosia e vai fazer cultura com os de fora.
ResponderEliminarHoje tirei uma foto maravilhosa ao menino que mija. Foi cá em Bruxelas
Eliminar