quinta-feira, 4 de março de 2021

À atenção da Comissão de Toponímia: Nome de Rua: 4 de Outubro

Na Guarda, mais propriamente na antiga freguesia de S. Miguel, há uma rua que começa na rotunda que um dia terá o comboio e termina na ETAR, desenvolvendo-se ao longo do Parque Urbano, e que para a toponímia oficial tem o nome de “Rua 4 de Outubro” e para o toponímia do “Professor Google” tem o nome de “Rua da Direcção Geral de Viação”
O nome de “4 de Outubro” tem a ver com a data da criação da Freguesia de S. Miguel, fundada em 4 de Outubro de 1985.
O nome de “Direcção Geral de Viação” foi-lhe dado por ali ter sido instalado um prefabricado onde a Direcção de Viação foi instalada provisoriamente e por muitos anos
Ora a Freguesia de S. Miguel foi extinta em 28 de janeiro de 2013 pela lei “Miguel Relvas”
A Direcção de Viação foi transferida para um moderno edifício no outro lado da cidade.~
Sendo assim era de bom-tom alterar o nome da rua e eu proponho que a rua se chame “Rua Miguel Relvas” em homenagem ao político autor da lei que desmantelou a organização das freguesias em Portugal, sem proveito para ninguém.
Na placa toponímia deve manter-se a data da criação da freguesia e colocar a data da extinção, para lembrar aos Guardenses da “estação” que têm mais duas belas datas para comemorar: A criação da Freguesia de S. Miguel, com área cedida pelas freguesias da Sé e S. Vicente e depois a criação da “Freguesia da Guarda” e a extinção das três que existiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário