sexta-feira, 24 de abril de 2020

A Guarda em tempo de COVID-19


1 - Obras adjudicadas
Foi adjudicada a obra de “Requalificação Urbana dos Arruamentos no Eixo Rodoviário da Avenida Dr. Afonso Costa, Av. Alexandre Herculano, Rua Soeiro Viegas e Alameda Santo André” a João Tomé Saraiva - Sociedade de Construções, Lda. Com celebração do contrato em 04-03-2020 por Preço contratual de 1.331.357,92 € e com Prazo de execução de 400 dias.
Ainda não foram divulgadas as implicações de trânsito nas zonas em intervenção.
2 – Obras paradas
Continuam sem vista à vista as obras de calcetamento da Torre dos Ferreiros. A montagem do elevador ainda se entende, mas o piso da Torre, o que se passa?
E o famoso “Quarteirão Associativo”? Terá prazo para terminar.
3 – Começou a época das Podas
A época das podas já começou. Ligeiras, normais, ferozes e radicais.
Na Encosta Norte, andam por lá. Quando se passa verifica-se que há podas para todos os gostos.
Árvores aparentemente boas com poda radical, isto é, poda rente ao chão. Derrubada. E por lá há árvores mortas que estão de pé e que deveriam ser cortadas, mas lá estão. Porquê?
4 – Abandono do Mercado Municipal, clientes e vendedores
Até ao incêndio ocorrido no Mercado Municipal, havia uma paz consentida. Havia alguma gente a comprar e gente a vender. Fixos e ocasionais, os chamados “Mondegueiros”
Com o incêndio, o Executivo Camarário, abandonou-os a todos. Obras que não foram feitas e indeminizações ou ajudas que não apareceram.
Agora com o COVID tudo se complicou. Os “Mondegueiros” deixaram de vender na praça e vão-se desenrascando como podem e sabem. Sem apoios. Mesmo aquele grande projecto de edifício de recolha de produtos da terra, está esquecido e agora seria uma boa oportunidade para aparecer.
Ou então, isto também vem mostrar que a “Famosa Feira Farta” era uma feira sem consistência.
E o que acontece aos vendedores fixos? Lá estão a desenrascar-se. Uns com luvas, outros com viseiras, outros com máscara, cada um à sua maneira.
E os Compradores? Lá vão indo a medo.
Não há circuitos definidos. Entra-se e sai-se pela mesma porta, onde por vezes há gente na conversa a impedir o acesso. Não há marcações definidas e cada cliente vai fazendo o que melhor parece. Afastam-se o que podem, muitos sem cumprir regras. Os Seguranças na porta lá se mostram, aparentemente sem saber o que fazer. Estão lá.
Na entrada ainda há a caixa multibanco, Se todos respeitassem a regra do metro a metro ou mais poderia haver o risco de ninguém entrar porque a fila impediria a entrada.
Quando isto abrir um pouco, como será?
Será que haverá regras distribuídas por funcionários, seguranças e vendedores?

21 comentários:

  1. Acrescento mais uma obra. Os famosos passadiços. A obra já terá começado? Ou apareceu algum obstáculo de última hora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui
      Infelizmente os Executivos camarários são pouco transparentes nesta coisa das obras.
      Só sabemos que há qualquer coisa quando começam as máquinas a chegar ao local dos trabalhos, nunca sabemos quando acabam e muitos menos quantas fases vão ter.
      A Oliveira

      Eliminar
  2. Este blogue apagou com o vírus. Quando agora estamos em casa é que este blogue nos abandonou. Depois temos que ouvir e ler a voz dos donos da Guarda, nas rádios sem notícias só comentadores, e notícias invocando declarações dos comentadores ignorantes e do favor político. Neste dia do pensamento livre é que precisamos dos blogues contra uma comunicação social que vende ideias e não notícias reais e verdadeiras. Deixe o COVID 19 e volte ao terreno.

    ResponderEliminar
  3. 1222
    Este blogue não se apagou, nem abandonou ninguém.
    Está menos produtivo? Está.
    Pode ser que passe.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Já estavamos preocupados aqui em casa pela falta de publicações do Sol da Guarda. Houve até quem dissesse que podia estar com o covid, esperamos que esteja rijo e de boa saúde! Já agora permita-me também aqui fazer uma referência ao blog Almaro Avaro que já há muito tempo parou, o Sr Oliveira sabe se se passou alguma coisa? Um bom 25 de Abril para todos!

    ResponderEliminar
  5. Caro 1527
    Obrigado pela vossa preocupação. Por enquanto estamos bem, dentro do perímetro permitido.
    Eu vou tentando não perturbar quem parece que está a trabalhar para o bem comum, dizem.
    Vou escrevendo quando há paciência e tema.
    Do "Almaro Avaro" também desapareceu, como o original e espero que volte breve
    Obrigado
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem está a atender doentes no hospital não tem tempo para bonecos com viseiras e cravos na lapela

      Eliminar
    2. Faz-me mais falta os blogs que o Facebook que só tem opiniões de porcaria
      Já os programas de rádio deixei de ouvir porque são os comentadores do regime, pessoas sem grandes capacidades profissionais ou académicas, vivem do Estado, das nomeações ou dos negócios com o Estado gosto de ouvir pessoas que não vivem do Estado direta ou indiretamente

      Eliminar
    3. Anónimo 10:59 o autor do blog dos bonecos é médico na ULS?

      Eliminar
    4. Não o autor é o anónimo!
      Mas faz muito bem que na Guarda todos gostamos dos blogues sobre política e sociedade e que têm uma intervenção cívica elevada.
      Continuem que vocês são a verdadeira democracia nesta cidade só a vossa liberdade pode garantir a nossa liberdade desinteressada nas escolhas políticas!

      Eliminar
    5. A mim também me disseram que sim mas perfere o anonimato para não sofrer represálias e poder manter a independencia mas também me disseram que é um funcionário da câmara o que me parece mais lógico.

      Eliminar
    6. O anónimo é um funcionário do hospital

      Eliminar
    7. Gosto mais dos blogues que das rádios que só dizem tontices

      Eliminar
  6. O Álmaro é um profissional de saúde que tem boas razões para precisar de descomprimir, sobretudo numa situação pessoal que merece respeito.
    Os outros anónimos que escrevem muito sobre as habilitações e dos tachos são todos um e o mesmo, que nada vida real é engenheiro e faz parte da estrutura dirigente de um partido. Os heterónimos conversam entre si e, não raras vezes, o original diz de alguém que é bestial e a seguir vai com os perfis falsos escrever que é uma besta, e depois o verdadeiro indigna-se contra os falsos, e os falsos insultam-se entre eles, etc.
    Enfim, grande pancada!
    Por isso é que desejamos ao Engº Oliveira rápida saída do confinamento, com votos sinceros de boa saúde para si e para os seus.
    Concorde-se ou não com o que escreve no Sol da Guarda, não se esconde e dá a cara pelas suas opiniões ou pelas que, não sendo suas, considera interessantes. É um exemplo de cidadania interessada, que a Guarda deve reconhecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o tal anónimo também tem um blogue e diz que que os blogues é que coiso e tal, que os rádios e os jornais não servem

      Eliminar
    2. As rádios estão mortas
      Os jornais limpo o rabo
      Os blogues só escrevem merda
      Os políticos são a escória da sociedade
      Espero que o COVID mude esta gente que me envergonha na minha cidade

      Eliminar
  7. Sou leitor do soldaguarda e desejo que o engenheiro regresse rapidamente à ribalta porque gosto de ler o seu blogue.

    ResponderEliminar
  8. O Almaro não trabalha em nenhuma unidade de saúde, não é médico, nem engenheiro, nem tem nenhuma situação pessoal difícil está numa fase de introspecção pois ainda não decidiu qual o cavalo em que vai apostar à concelhia.

    ResponderEliminar
  9. O almaro avaro é um engenheiro da câmara que faz parte da estrutura dirigente de um partido

    ResponderEliminar
  10. Isto é mais inveja e má língua do que comentário às paginas

    ResponderEliminar