sábado, 3 de dezembro de 2016

A fábrica TESLA em Portugal?

Planta da Renault/Delphi
Anda no ar a possibilidade de Portugal ser escolhido para a instalação da fábrica de automóveis eléctricos TESLA e também baterias de iões de lítio.
“Por cá, pela Guarda, Álvaro Amaro já assumiu que também está na corrida, mas «com os pés bem assentes no chão». No final da reunião do executivo, o presidente da Câmara sublinha que a Guarda tem «condições e bons argumentos» para acolher esse investimento da Tesla: «Temos um “cluster” importante na indústria automóvel no concelho, infraestruturas fabris, recursos humanos qualificados, a proximidade com Espanha e um argumento maior, o de termos uma das maiores jazidas de lítio da Península Ibérica, o que é importante para Tesla»,”
Alguns números para mostrar a dimensão disto:
Sobre a TESLA
Em Sparks, no estado norte-americano do Nevada, onde foi instalada a primeira Gigafactory, foram investidos mais de 5.000 milhões de dólares com a previsão de criar 6.500 postos de trabalho directos e 11 mil indirectos, avança a imprensa americana. Números impressionantes, mas que deverão adquirir ainda maior expressividade no caso da Gigafactory 2, já que esta unidade industrial não irá produzir apenas baterias de iões de lítio, mas também os modelos da marca.
Sobre a AUTOEUROPA
Áreas em metros quadrados
Área de produção: 1 milhão e 100 mil. Parque industrial: 900 mil. Área total: 2 milhões
Inauguração    26 de Abril de 1995
Investimento inicial (em milhões de EUR)
Implementação da fábrica: 1 282. Desenvolvimento do produto: 479, Formação e lançamento: 209. Total: 1 970. Actualmente tem 3600 trabalhadores directos e tem capacidade instalada de 250 automóveis por dia e por turno.
Sobre a RENAULT/DELPHI
A área total da Renault/Delphi era de 50 mil metros quadrados
A Renault teve um máximo de 500 trabalhadores para produzirem 45 carros dia e a Delphi teve um pico de dois ou três meses com 2800 trabalhadores, recrutados em todo o distrito.

10 comentários:

  1. Palavreado barato de um presidente em campanha eleitoral e que trata os eleitores como ignorantes.Há vários países da Europa em melhores condições do que Portugal a perfilarem-se. Em Portugal, são várias as cidades, também, melhor posicionadas, como candidatas.Só faltará que, mais tarde, em discurso demagógico e eleitoralista seja sacada a culpa ao Governo que não soube e não é amigo da Guarda. Esperteza!

    ResponderEliminar
  2. Há três anos alguém enviou a este executivo informação sobre a Tesla e a sua intenção de entrar na Europa...há três anos atrás e nem uma resposta. Nestes Três anos o pior que podia ter acontecido seria ter a certeza absoluta que não estaria nos seus planos ficar por aqui..e libertar energias para algo mais produtivo do que um mais que certo debate estéril.

    ResponderEliminar
  3. Este tipo nem UMA EMPRESA NOVA conseguiu trazer para a Guarda... Pior de todos os executivos anteriores que tambem pouco fizeram pela Guarda.
    Este nem uma empresa... Nada.. Apenas uma que trouxe o Valente é que dá algum movimento a plie pk sem esta... Nada.

    ResponderEliminar
  4. Amaro só veio agora falar na Tesla agora porque a Tesla estava a ser notícia e parecia mal dar a entender tanto desprezo pela Guarda. Amaro nada fez relativo a Tesla e nada fará para que a Guarda tenha o que mais lhe falta - emprego e empresas. Do resto sempre a Guarda teve que chegasse e nunca faltaram nem festas e nem arraiais.

    ResponderEliminar
  5. Para colocar alguma água na fervura e para que alguns não soltem umas pinguinhas de urina de tamanha satisfação, os responsáveis da TESLA nunca referiram intenção se construirem uma fábrica em Portugal ou na Europa Ocidental.
    O que querem estabelecer no nosso país é um centro tecnológico de engenharia de ponta como outros que já se encontram instalados (que se saiba nenhum na Guarda...) como da Bosch, Siemens, Olympus, e tantos outros, criando dezenas de postos de trabalho altamente qualificados. Fábricas não é para agora...
    Alguém devia explicar isto à rapaziada que criou um grupo no facebook a "exigir" (enfim) a construção de uma fábrica da TESLA na Guarda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além do anónimo "Get Smart" poder explicar isso à rapaziada que criou o grupo do facebook, podia fazer o favor de explicar também ao presidente da Câmara e à comunicação social da Guarda.

      Eliminar
    2. Muito bem get smart!
      Resumindo, a Tesla - que é uma empresa sedeada em Sylicon Valley - zona de implantação das maiores tecnológicas mundiais, num país com algumas das melhores universidades do mundo e com grande capacidade técnica - quer na Europa um centro de I&D, mantendo a fabricação nos estados unidos. É esta a sua tese?
      Faz sentido, sim sr...
      Com os nossos elevados salários, qualquer americano pensa em Portugal apenas pela sua reconhecidamente elevada capacidade de desenvolvimento tecnológico e abundância de técnicos altamente qualificados; fabricação fica nos estados unidos onde fica muito mais barato pagar salários a americanos e depois exportar para a Europa. Só que não...

      Eliminar
    3. O Get Smart até que tem razão. Se consultarem o jornal Expresso desta semana vão ler isso mesmo: centro tecnológico diferente de fábrica.
      O anónimo das 12:28 deve viver ainda em 1980 em que as multinacionais estavam estabelecidas em Portugal e não se desmoralizaram para outros países... Para si tenho 6 letras apenas: DELPHI!

      Eliminar
  6. Deste presidente só festas e despesas, dali não saí mais nada!!! Vão ver... Campanha barata para os parolos da Guarda engolirem...

    ResponderEliminar
  7. Vejam o site
    https://heroesoftherepublic.com/

    ResponderEliminar