terça-feira, 27 de outubro de 2020

Apagão de informação sobre o COVID na Guarda?

Se fizéssemos fé nas informações que nos chegam nos órgãos de comunicação social locais e nacionais, no concelho da Guarda não há caso para alarme, no que se refere à disseminação do COVID 19.
Para os políticos locais, da situação e da oposição, não há razão para preocupação.
A ULS – Unidade Local de Saúde publica os seus relatórios, como é seu dever, e ficamos a saber que no dia 23 de Outubro havia 239 casos activos no concelho da Guarda.
Se seguíssemos os índices de preocupação de disseminação da infecção que aponta para mais de 500 infecções por 200 mil habitantes, quando deveríamos estar abaixo de 100, parece que isto não é preocupante.
Quando lemos que há pelo menos 3 lares com muitos casos, quando na freguesia rural mais importante há vários casos e os alunos não vão às aulas, quando na Câmara Municipal há casos, quando a Segurança Social fechou porque há casos, isto não é motivo de preocupação?
Valha-nos o Pedro Pinto‎, que no facebook, criou o Grupo de Emergência – Guarda, que nos vai pondo ao corrente do que se tem passado e não é nada de bom.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Por onde andou nos últimos 7 anos?

Fontes: Rádio Altitude e Rádio F
“A reabilitação do Hotel de Turismo da Guarda foi um dos assuntos que o vereador Sérgio Costa apresentou na reunião de Câmara”
“Como nada acontece e continuamos a assistir à degradação diária e contínua daquele espaço tão emblemático para a Guarda e para a Região, temos de nos insurgir e questionar o Governo do Partido Socialista sobre afinal o que se passa e porque é que a obra não avança, pois não se vê interesse algum em querer resolver este problema”
 “Em condições normais, estaríamos a cerca de 1 ano da sua grande reabertura, com toda a pompa e circunstância”,
Perguntou ao Executivo:
“Quem é a Empresa que quer agora assumir a posição contratual”?
“Quem é que foi o responsável pela angariação dessa Empresa”?
“Quando é que a Empresa avança com as obras”?
 “Qual a nova data para reabertura ao Público do Hotel Turismo”?
 É alarmante a ignorância do Ex-vice presidente em alguns temas.
É público que a MRG passou os seus direitos a uma empresa (unipessoal?) de fundos e o mesmo gestor de fundos criou outra empresa de fundos, no mesmo domicílio, que queria construi o multiusos, uma clínica e edifícios de utilização vária.
E o Senhor vereador passou ao lado disto?
E o muito trabalho desenvolvido por Álvaro Amaro, só durou enquanto esteve na Guarda?
Ou o Hotel Turismo caiu do programa?

domingo, 18 de outubro de 2020

Afinal o que falta? Falta qualquer coisa

As obras do elevador da Torre dos Ferreiros estão atrasadas? Falta uma peça que está (esteve) de quarentena em Itália
As obras do Quarteirão Associativo não avançam? Não há dinheiro
As obras do Museu de Arte Contemporânea não começam? Não há nada
As obras de limpeza das casas velhas na Praça Velha não se fazem? Ao fim de três concursos alguém se interessou.
As obras da Ecopista da VICEG estão emponto morto? Deram um passo maior que a perna e não há dinheiro que chegue
As obras de consolidação das Ruínas do Mileu estão paradas? Falta um parecer do Património
A Alameda do Bonfim não sai do papel? É preciso negociar com três entidades do Estado Central
O projecto da Alameda da “Tijaquina” está para se ir falando? Só falta o plano de pormenor da quinta do Cabroeiro
O Pavilhão Multiusos foi abandonado? Com tanta mentira e confusão, lá para 2027.
O Polidesportivo do Mileu e envolvente está para arrancar? Falta de tempo.
O Solar dos Sabores é para avançar? Lá para o fim do próximo ano com várias fazes?
Repavimentações em arruamentos da freguesia da Guarda sofrem atrasos? Falta de planeamento para as infraestruturas subterrâneas
A máquina do comboio está atrasa? Falta tirar o bilhete pela Linha da Beira Baixa e esperar a ligação

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Governo dá 25 milhões à Capital da Cultura

Informação: Jornal as beiras
“A verba disponível para a candidatura vencedora da Capital Europeia da Cultura 2027 “será de 25 milhões de euros”, disse a ministra da Cultura, numa reunião com representantes das dez cidades que manifestaram interesse em candidatarem-se.”
“Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são as cidades que querem ser Capital Europeia da Cultura 2027, que decorre em simultâneo em Portugal e na Letónia”.
“Apesar de algumas destas cidades já terem divulgado detalhes dos seus planos estratégicos, nenhuma candidatura foi apresentada, porque o procedimento formal ainda não foi aberto”.
“A vencedora, a anunciar em 2023, será escolhida por um júri de dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho do próximo ano, diz a tutela”
“Ontem, a reunião foi a segunda com as cidades candidatas já conhecidas, “para troca de informações sobre o decorrer dos trabalhos relativos ao processo de preparação das candidaturas”

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Terminal Ferroviário e por tabela a saúde

Foto: Jornal “O Interior”
Publicado em OUTUBRO 7 de 2020 por RÁDIO F
“A CRIAÇÃO DO TERMINAL FERROVIÁRIO NA GUARDA VAI SER O GRANDE PROJETO DA GUARDA NOS PRÓXIMOS 50 ANOS, DEFENDE ÁLVARO AMARO. O EX-AUTARCA DIZ AINDA QUE A GUARDA, TAMBÉM TEM QUE SE AFIRMAR NO SETOR DA SAÚDE”
“O ex-presidente da Câmara da Guarda diz que parte dos milhões que estão alocados nos fundos europeus tem de ser aplicados para a criação do Terminal Ferroviário da cidade”.
“Álvaro Amaro reforça que esta obra será a mais importante dos próximos 50 anos e que a Guarda tem a centralidade que mais ninguém tem em Portugal”
“O deputado europeu diz que depois o terminal ferroviário pode ser um aliado para a criação do porto seco”.
“O deputado europeu referiu que a Guarda tem de se afirmar como cidade da saúde”
Publicado em JANEIRO 8 de2020 RÁDIO F
O PRESIDENTE DA CÂMARA DA GUARDA LAMENTA NÃO TER UMA RESPOSTA CONCLUSIVA, EM RELAÇÃO AO TERMINAL FERROVIÁRIO DA GUARDA”
“Recorde-se que por várias razões, a obra tem sido adiada. No final do ano passado, o Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, referiu que a adjudicação para a exploração do terminal ferroviário iria ocorrer em breve, mas a Câmara ainda não recebeu qualquer tipo de resposta.” No primeiro concurso para a exploração do terminal, aberto em Maio de 2017, a única proposta que tinha sido apresentada, submetida pela K-Log e Transfesa, foi considerada inválida.”
Outras notícias
“Consórcio ibérico não ficou com Terminal Ferroviário da Guarda”
“A Câmara Municipal da Guarda está disponível para suportar algum investimento para a requalificação do terminal ferroviário de mercadorias, se isso tornar mais a estrutura mais atractiva para potenciais
“Segundo informações então divulgadas pelos concorrentes, propunham pagar uma compensação mensal de 4.500 euros (acima dos 1.679 de mínimo exigido no caderno de encargos) e garantir os 104 comboios de mercadorias indicados como base de funcionamento anual. Mas a candidatura acabou por não cumprir requisitos administrativos”.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

A Guarda com novo slogan: “Foge comigo Guarda”

Foi publicado no “portal Base” de adjudicações directas um novo contrato bem interessante:
ELABORAÇÃO DO GUIA TURISTICO FOGE COMIGO GUARDA
Entidade adjudicatária – Nome Foge Comigo! Lda
Rua da Quinta de Baixo, Vila de Barba, Couto do Mosteiro
Santa Comba Dão
Objeto do Contrato - ELABORAÇÃO DO GUIA TURISTICO FOGE COMIGO GUARDA
Data de celebração do contrato: 30-09-2020
Preço contratual - 15.094,34 €
Prazo de execução - 180 dias
 
Parece que este “slogan” se adapta ao que se tem passado na Guarda nos últimos 7 anos. Mais de 3 mil pessoas do concelho procuraram outros lugares para viver.
Não fujas Guarda, fica e não deixes fugir os teus.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Programa eleitoral: Investimentos de 100 milhões de euros na Guarda para a próxima década Rádio F


“O líder do PSD da Guarda defende que o plano de resiliência para o país deve integrar investimentos na área do empreendedorismo, saúde e acessibilidades no valor de mais de 100 milhões de euros para a próxima década na Guarda”.
“Em conferência de imprensa o presidente da concelhia do PSD defende que estes investimentos são de grande montra e estruturais para o desenvolvimento da Guarda.
“Defende investimentos macro para a próxima década como a requalificação do terminal rodoferroviário, novos acessos à PLIE e a sua expansão juntamente com o parque industrial, uma nova ligação à Serra Estela via Videmonte, a conclusão da VICEG com o lançamento da 3ª fase, e o arranque da 2ª fase de requalificação do Hospital da Guarda”.
“Volta a salientar a importância da localização estratégica da Guarda e no potencial na aérea da logística. Este deve ser um desígnio do próprio país, diz o dirigente político.”
“O líder do PSD entende que no meio de 13 mil milhões de euros previstos para Portugal estes investimentos que podem rondar os 100 milhões de euros e podem fazer a diferença no desenvolvimento da Guarda”.

 

sábado, 10 de outubro de 2020

Quem manda aqui sou eu

Fotos: Pesca na Internet modificadas. Obrigado aos autores

Qual é a tua, ó meu?
Andares a dizer "quem manda aqui sou eu"?
Qual é a tua, ó meu?
Nesse peditório o pessoal já deu.
 
Com trinta por uma linha
Esburacaste a liberdade
E a alegria
É só puxar a pontinha
Cai o Carmo e a Trindade
No mesmo dia
(José Mário Branco)

E não me façam falar

(adenda fora de tempo: A Presidente da Assembleia Municipal não teve direito a convite para a cerimónia de abertura. Quem manda aqui sou eu?)

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Voltando às ecovias e o delírio de um ex-vice-presidente

“Sérgio Costa defende a criação de uma malha que una todas as ecovias do concelho com centenas de quilómetros e percursos interligados. Na última reunião do executivo da câmara da Guarda, Sérgio Costa salientou as potencialidades das Ecovias, e acrescentou que são mais um instrumento na área ambiental”.
“Esta é uma oportunidade de para revitalizar as margens, açudes e pontes e outras infraestruturas ao longo dos percursos de água que atravessam o concelho da Guarda”.
“O vereador Social Democrata dá como bom exemplo a ecovia já criada no rio Noeme, mas refere outros locais junto a percursos de água que tem todas as condições para a criação de uma ecovia”.
E como está a ecovia do Noéme? Assim está escrito num comentário neste blogue:
“O percurso ao longo do rio Noéme é uma perfeita anedota! A ideia é positiva; a sua concretização denota incompetência a todos os níveis! Na realidade, o trajeto já nem é transitável seja porque está "fechado" por portões em alguns pontos, seja porque a falta de manutenção impede a "normal" circulação (mesmo a pé) pelo mesmo. A ideia é boa e poderia ser replicada projetos semelhantes de cariz transmunicipal. Mas não assim...”

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Guarda cidade de Museus

Quinta da Montanheira – Foto Rádio Altitude FM
Já não sei se a Guarda é uma cidade Museu, se uma cidade com Museus ou uma cidade de anúncios de Museus.
A Guarda tem um Museu Municipal que já foi Nacional.
Na semana passada foi anunciado o Museu do “Ciclo da Água” a instalar na Quinta da Montanheira, onde durante muitos anos era captada a água que abastecia a cidade.
Outros museus a instalar:
Museu de arte contemporânea no futuro quarteirão das artes
Museu da Memória Judaica numa casa adquirida pela Câmara numa rua transversal à Rua do Comércio.
Museu das Armas, Museu das Moedas, Museu Piné a instalar nos edifícios adquiridos pela Câmara e contíguos à antiga Câmara na Praça Velha.
Será que ainda vamos ter tempo para fazer estes museus?

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Vereador do PSD defende aposta em rede de ecovias no concelho da Guarda

Definições
Ecovia - Via reservada ao trânsito de peões e veículos não motorizados
Ecopista - Via reservada ao trânsito de peões e veículos não motorizados
Ciclovia - Via de circulação reservada ao trânsito de bicicletas
Pedovia – Passeio pintado de verde
Rádio F
“O vereador do PSD na Câmara da Guarda, Sérgio Costa, diz que a autarquia deve continuar a apostar na construção de ecovias, tal como aconteceu com o investimento realizado ao longo das margens do Rio Noéme”
“O agora membro sem pelouros do executivo municipal fez uma extensa apresentação, na reunião desta semana, onde sublinhou a importância deste tipo de investimentos. Trata-se de uma aposta de futuro, com benefícios a vários níveis para este território, sublinha Sérgio Costa, que preconiza que se aliem, neste objetivo, entidades públicas e privadas, porque os benefícios são amplos, nas áreas do turismo e do do desporto e na economia”
“O percurso ao longo do Rio Noéme é um bom exemplo que deve ser replicado por todo o concelho da Guarda, na opinião do vereador”
Comentário 1
Há já para aí 5 anos que a Câmara já tinha anunciado um projecto de ecopista para a ribeira de Massueime, para o Rio Noéme e para o rio Diz
Não esquecer que a Agência Portuguesa do Ambiente gastou mas de 2 milhões de euros na recuperação das margens daqueles três rios
Não esquecer que a Câmara deveria manter transitáveis os ditos caminhos.
Presidente da Câmara
“Despoluição do Rio Noéme poderá demorar «entre um a dois anos»
“Este é o espaço de tempo necessário «para devolver estas linhas de água ao concelho»
Comentário 2
Se o Rio Noéme vai ser despoluído em um ou dois anos, então o Rio Diz vai ser despoluído nós próximos 6 meses e as descargas vão continuar?
 

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

“Numa entrevista à Rádio F, Álvaro Amaro referiu que sente saudades da Guarda e de ser autarca”

Publicado em setembro 29 - 2020 por RÁDIO F
«Tenho muitas saudades e adorei ser presidente da Câmara da Guarda».
“A afirmação é de Álvaro Amaro, numa entrevista exclusiva à Rádio F”
“O ex-autarca, agora deputado europeu, afirmou que sente saudades da Guarda e de ser autarca”.
“Numa entrevista à Rádio F, Álvaro Amaro referiu que sente saudades da Guarda e de ser autarca”
E terá deixado saudades?
Ganhar muito dinheiro teria sido o objectivo? Sente saudades das mordomias?
Ou como é referido pela Assembleia, lá na Europa não passa de um número?
336 em Estrasburgo
355 em Bruxelas