segunda-feira, 26 de junho de 2023

Guarda: Uma análise política: Cognome - O Peregrino

As Câmaras parecem Feudos da Idade das Trevas. Os Suseranos, acompanhados do Alto Clero, extorquiam impostos ao Povo para a gaudio das Festas Palacianas.
Mesmo assim o Suserano quando desfilava junto dos seus súbditos, estes recebiam-no com a aparente alegria, manifestando-se efusivamente com palmas e batuques, dançando, comendo e bebendo.
O Suserano não necessitava de votos, mas o Povo acolhia bem para não ser mais vilipendiado.
Nos dias de hoje, o nosso Suserano/Presidente, no seu feudo, é também recebido com pompa e circunstância, mais que não seja, para se ter um dia diferente da rotina diária monótona, dos pouco habitantes envelhecidos que vão conversando nos quatro cantos da Aldeia.
Actos como a delegação de competências, não podem ser feitas de uma só vez na Assembleia Municipal. Mais importante é o impacto da foto da assinatura do documento e o manjar que o Presidente da Junta organiza, tentando cada um ser melhor que o outro, nas diversas Aldeias do périplo definido.
Tal como no Feudalismo, o agora Suserano/Presidente e Bispo assumem uma união nunca vista. A harmonia que o Povo idolatra.
Com o nosso dinheiro, o Suserano/Presidente e seus Servidores de confiança política, decidiram visitar, passado mais de ano e meio de mandato, todas as Freguesias para, digo eu, auscultarem in loco as necessidades da população sobejamente conhecidas e por resolver.
Isto, Caros Guardenses, é a chamada Gestão participativa por Votos. Não me enganei, não se trata de objectivos, são caça aos votos numa campanha eleitoral antecipada, não vá o Diabo tecê-las e ser eleito um Presidente/Suserano diferente. Quem vai para o mar aparelha-se em terra para levar o barco a Porto seguro. Passámos ao Mercantilismo, á comercialização de promessas impossíveis.
Entretendo, a Terra continua a rodar por si só e à volta do Sol, passando dias e anos que vão adiando as obras prometidas em campanha.
É cedo, dizem uns para avaliar, o desempenho do actual Suserano/Presidente e seus Serviçais.
Mas aguardamos as promessas eleitorais, que se podem consultar, como 11 novas áreas de localização empresarial no mundo rural, requalificação do estádio municipal, parque tecnológico, incubadora de empresas, taxa mínima de IMI para as empresas e redução de 50% da derrama, redução em 50% das taxas de licenciamento urbanístico, centro de investigação nacional de envelhecimento, reuniões mensais com administração da ULS, campos sintéticos em Casal de cinza e Gonçalo, mais parques urbanos, criar gabinete de apoio às freguesias, reflorestação do concelho, alterar estrutura orgânica do Município, requalificar ruas da Cidade, feira quinzenal no vale de S. Francisco, nova praça da Liberdade junto ao TMG, mata municipal, parque biológico da Maunça, variante da Sequeira, variante das F’s concluída em dois anos, variante dos Galegos.
Em suma objectivos que já existiam, remodelações discutíveis (Município) e o resto por executar, para além dos ausentes como Porto Seco bem localizado e requalificação da Zona Histórica.

Assina: Francisco Dias

17 comentários:

  1. Eu sempre gostei muito do ius peregrinandi

    ResponderEliminar
  2. É incrível constatar a força de Álvaro Amaro. Está determinado e vai voltar, ninguém lhe tira aquilo da ideia. Ele quer, está louco para vir, ele está doido para pôr tudo na linha, ele vem mesmo aí.

    ResponderEliminar
  3. Assina Francisco Dias o ex militante do Chega e candidato à autarquia da Guarda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer o quê? Anda a reboque de toda a gente a comentar em todas as páginas. Bela coisa que fez à primeira oportunidade que teve de se candidatar. Levou um deputado que não fala à assembleia, sendo candidato por um partido xenófobo
      Candidatura pifia para dispersar votos. Ajudou o Sérgio Costa a ganhar e agora critica-o. Muito perspicaz, sem dúvida. Parabéns pelo texto. Amanhã escreve outro a elogiar o Álvaro Amaro e depois outro onde diz "Parabéns Sr. Presidente!"
      Ninguém o percebe

      Eliminar
    2. Tenha paciência.Dê a cara para falar mal do Sr. Deputado que nada tem a ver com o meu artigo.
      Quem deu a vitoria ao PG foi a derrota historica do PS.
      Respeito o Chega no ambito de uma democracia cívica, mas nada th a ver com esse partido.
      Não me verá decerto defender politicas populistas como as se Sergio Costa ou outros que consamtemente enganam os Guardenses.
      Passe bem!
      Eu assino o que escrevo

      Eliminar
    3. Sou o Francisco Dias. Tenha paciência dê a cara para falar mal de um deputado que nao tem nada a ver com o meu artigo.
      O PG ganhou porque o PS teve uma derrota historica.
      Não me verá colado a populistas nem a dar parabéns a essa gente que falou.
      O meu partido é a Guarda.
      E serei sempre aqueles que prometem e não cumprem dando-lhes mais jeito o sexto F da Guarda...festas.
      Passe bem!

      Eliminar
    4. A minha resposta que alude a cartazes não vai ser publicada?

      Eliminar
    5. 0811
      A resposta que fala dos cartazes será publicada quando vier identificada.
      A Oliveira

      Eliminar
  4. Muitas promessas foram feitas pelo atual executivo. Poucas serão cumpridas.

    ResponderEliminar
  5. A Guarda é tão pequenina que cabe numa panela de caldo. Pequeninos pequenitos
    Dá pena

    ResponderEliminar
  6. Todos a voar para Bruxelas. Quem cá fique que o ganhe...

    ResponderEliminar
  7. Hoje, na Rádio F, consegui notar uma diferença importante no discurso do Dr. Valbom. Diz que a empresa, que há bons exemplos, mas alertou que só funciona com transparência e pessoal qualificado, o que quer dizer que não vai haver pessoal qualificado nem transparência. Uma forma inteligente de se demarcar desta doideira autárquica para poder dizer mais tarde que nunca defendeu este modelo e sempre teve reservas. Boa Dr. Está a recuperar o seu discernimento. Sinceramente, temia pela sua saúde política. Continuação de rápidas "melhoras". Quando é que sai da bancada? O Dr. Álvaro precisa muito de si e das suas IPSS. Olhe que dois anos passam a correr, está na altura de começar a fazer campanha para levar o barco a bom porto. Boa sorte a todos e aproveitem o verão para começar a juntar as tropas! Um abraço à esposa e ao Dr. Álvaro Amaro :)

    ResponderEliminar
  8. Que saudades que eu tenho de um bailarico de verão. Acordar com a alvorada e fazer a barba a ouvir a banda. Lá em cima com os homens na igreja vem o tempo da missinha. A seguir é o comer como lhe é dado, tudo do bom e do melhor com bebidas frescas. A festança com o padre e com os pilantras dos músicos. À tarde já se dá um toque na barraca dos mordomos e à noite é só pô-las aos queixos. É a noite toda a bailar com o tocador... No fim do serão e depois da música acabar, venham elas para a cama que a festa vai começar.

    ResponderEliminar
  9. Então agora há marchas na Guarda? Desde quando? Que provincianos. Nem sei as tradições sabem respeitar, deturpam tudo.

    ResponderEliminar
  10. E pra quando o rescaldo à festarola dos santos da guarda??? Já tem informações de quando o executivo camarário vai fazer as análises sangue do colesterol depois de 15 dias a comer caldos e petiscos?

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda guardo essas todas promessas escritas no panfleto de SC às eleições!

    ResponderEliminar
  12. Que bem falou Armando Reis na Rádio F!!! Duas marchas apenas, duas marchas! Querem eles ser capital dos Santos populares. Só se for dos Santos de pau feito!!! Duas marchas e fraquinhas. Vão ver as da Covilhã ou as de Viseu

    ResponderEliminar