quinta-feira, 29 de junho de 2023

E o que trouxe de novo a Assembleia Municipal?

Realizou-se ontem a AM -. Assembleia Municipal do mês de junho, ordinária.  E o que trouxe de novo a Assembleia Municipal? Algumas coisas, poucas, mas trouxe e do PS.
Consegui ter paciência para ouvir, até à votação da “Carta Educativa”
Durante a manhã, ocupada, quase na totalidade, voltámos a ter muitas “moções” e quase sempre sem emoções. Quase sempre pacífico, tudo muito bem-educado.
A tarde começou com as novidades do PS. Muitas discussões internas, muitas contradições e o único Vereador na Câmara, abandona, pedindo a demissão. Esperava-se a decisão há muitos meses.
O PS sem política de oposição e sem ideia de cidade, vai continuar a navegar a onda do momento. Será que vai conseguir mostrar uma equipa credível para 2025?
A discussão da “Empresa para a construção” anuncuiava-.se como ponto crítico. A apresentação do “projecto” a cargo de uma “empresa independente, que foi paga para o efeito” fez o trabalho e defendeu o seu produto. A posição dos partidos era conhecida.
A votação e pelo que vi nas imagens, foi de acordo com o trabalho desenvolvido pelo Presidente da Câmara junto dos Presidentes de Junta. O projecto passou com o voto dos Presidentes de Junta e não das freguesias.
O ponto seguinte foi a “Carta Educativa”. Apresentada pelo técnico que desenvolveu o projecto, foi bem apresentado. Na discussão, quase todos estavam de acordo com a “carta” e passou a discutir-se o fecho da “Escola de S. Miguel.
E veio ao de cima, as emoções, as acusações, as recordações, os interesses particulares, os projectos pessoais e muitos argumentos inconsequentes. A “Carta Educativa” foi aprovada. Concordo com o fecho da Escola de S. Miguel e discordo completamente da localização. O espaço do “Antigo Matadouro” sem se saber o que vai ser acontecer com a “Avenida da TiJaquina”, não tem condições para receber um “Centro Educativo”. Maus acessos, sem estacionamento, num buraco e provavelmente um solo contaminado. A ver o que sucede.
Fim. Desliguei. Estava cansado.
O contador de tempo diz-nos qua a AM durou 10 horas 20 minutos e 15 segundos, terá sido?

32 comentários:

  1. Tem que descontar a mais de hora e meia do intervalo para almoço. Não existe a "avenida da Ti Jaquina" confundiu com a variante da Ti Jaquina. A discussão da carta educativa foi anterior à discussão da empresa pública. O PS voltou a levar a moção para a criação de uma estratégia para a requalificação do centro histórico que voltou a passar com os votos contra do PG. O CDS e Chega continuam irrelevantes. O Bloco de Esquerda foi representado por Marco Loureiro que dá sempre para soltar umas gargalhadas motivadas pelo seu discurso de improviso com sintaxe peculiar. O PSD dá as rédeas da intervenção a um jovem "aprendiz de político", assim apelidado pelo presidente porque percebeu que esse deputado se sente ofendido na sua honra quando assim o apelida o presidente. O Presidente, muito fraco em argumentação diz que é alvo de perseguição mesquinha porque não teve o descernimento de fazer as coisas bem. Quer que se confunda a Guarda com o homem quando diz para todos falarem bem da Guarda em todo o lado, mesmo que o seu contributo lese a Guarda ele quer que as pessoas de todos os partidos falem bem dele.

    ResponderEliminar
  2. Eu achei particularmente grave a situação em que o presidente da assembleia permitiu e defendeu a inervenção de um deputado do PG que seria uma declaração de voto mas que afinal, logo desde o principio e assumido pelo deputado foi uma resposta política ao deputado do bloco. Houve quem protestasse pois não se pode usar a figura de declaração de voto para fazer uma intervenção política. A resposta do presidente da assembleia foi a de que se só se permitissem verdadeiras declarações de voto então ele achava que não haveria declarações de voto. Acrescentou ainda que depois, "certas pessoas" iriam a correr para as redes sociais a dizer que ele era um ditador. Quem articula declarações deste tipo não tem lugar na presidência de um órgão democrático. Duas pessoas aqui estiveram muito mal politica e democraticamente, em primeiro o deputado que sabia o que estava a fazer (desvirtuar regras democráticas) e em segundo o presidentente da assembleia que permite a desvirtuação da democracia na sua casa, defende a desvirtuação da democracia na sua casa e ataca quem o quer corrigir negando o seu erro (grave). É pedir muito que uma declaração de voto não seja usada como uma intervenção politica para, como se de miudos se tratassem, poderem ficar com a última palavra. Temos adultos ou temos criancinhas como deputados? PS: o deputado do chega também, na sua primeira intervenção nesta assembleia municipal fez a mesma coisa, uma declaração política no lugar da declaração de voto. PS2: só se ouviu até agora o presidente da assembleia criticar declarações de voto do ps e do psd, porque será?

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde António Oliveira
    Pois é.
    Vêm gajos de fora explicar os relatórios e os ""da casa"" dizem ámen. Mais do mesmo
    Empresa municipal - um embaraço com quase todos a votar a favor e mais uma golpada no futuro. Algo simplesmente insustentável, até ver. Projetos do autarca estão todos na gaveta. o futuro pertence aos deuses, aos avisos e aos fundos que veem sabe-se lá de onde. Deputados, e é aqui está a pior parte porque é retrato geral. Temos uma oposição/forças vivas (mortas) ainda mais fracas. Salvo raras exceções não se vêem intervenções de craveira. No PS destaca-se o líder de bancada, mais pela pose teatral do que por outra coisa. No PG não faço comentários porque mais parece uma tribo com rituais ensaiados. No PSD, tão mau que dói. Um misto de interesses pessoais e ideias básicas. Destoa com tanto de maturidade como de inocência, o jovem da JSD que, até tem nome de autarca, mas a continuar assim só terá futuro noutras ""autarquias"". Quem não baixa as orelhas não tem lugar entre as ovelhas.

    ResponderEliminar
  4. Sugiro que mudem o nome assembleia municipal para empresa municipal

    ResponderEliminar
  5. 1406
    Eu não tenho que descontar nada. Quem quer ver ou rever, fica a saber que pode ter 10 h 20 min 15 seg.
    A "Avenida" Tijaquina não existe, assim como não existe a "Variante" TiJaquina. Quantos nomes já teve e ainda não existe? Avenida Europa, Avenida Dos 5Efes. Variante do Bairro da Luz. Variante ... que der jeito. De resto nada de novo a não ser desta vez a falta de "relevância" do BE.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Por falar em declarações de voto na votação da carta educativa. A declaração de voto (a favor) do deputado Calheiros (PSD) frisou que o que estava a votação era o documento da carta educativa, nada mais (referindo que o encerramento da escola de São Miguel não estava relacionada com esta votação, "seriam outros 500") disse até, para quem tenha votado pensando que votava contra o encerramento da C+S, para não baralharem as coisas. A seguir, veio o deputado que sugeriu que Jaime Neves devia vir à Guarda falar no e sobre o 25 de Novembro (sei que se chama Ricardo mas não sei o sobrenome), dizer que o sentido de voto do PSD (voto contra) se devia ao encerramento da escola C+S. O que é isto? Entendam-se, um deputado vir desautorizar, tacitamente, o representante do líder da bancada em plena assembleia dá vergonha alheia.

    ResponderEliminar
  7. A primeira grande decisão política de Sérgio Costa em 2 anos: fechar uma escola. parabéns Sr. Presidente. Espectacular.

    ResponderEliminar
  8. Declarações de voto? Então não ouviram o deputado do CHEGA dizer que votou a favor da criação de uma empresa pública (já por si uma contradição para quem representa um partido da direita da direita) porque ele sabe por experiência própria que a câmara não tem recursos humanos, diz que lhe foram incumbidos a ele próprio mais trabalhos daqueles que ele conseguirá fazer. Levantam-se duas questões: Então o deputado vota em causa própria, não sabe que se a votação estiver relacionada com o seu trabalho ele tem que se retirar da sala? Segunda questão, aproveitou a declaração de voto para dizer em publico ao 'patrão' que lhe deu trabalho a mais ou seja fez uma reinvidicação laboral que nem um dirigente sindical da esquerda. Este deputado é um poço de contradições e ainda só falou 5 vezes em quase dois anos.

    ResponderEliminar
  9. O presidente conseguiu aprovar a sua ideia de pseudo-génio, uma empresa municipal. (na verdade, duas)
    Ao contrário do que afirmou um deputado do PSD, relativamente ao salários que vão vigorar, Sérgio Costa afirma que serão praticados os mesmos escalões que os da função pública. Vamos ver se é mais uma mentira de quem nos desgoverna.
    Valbom estava, claramente, nervoso com a missão que he foi incutida: persuadir o auditório para o voto a favor. Era o tudo ou nada para o PG.
    Conseguiram o que queriam.
    Criar-se-á a empresa de Sérgio Costa. Veremos onde vai buscar engenheiros e arquitetos.
    Dizem que esta é a única solução para correr contra o tempo.
    Já sabemos que competência não existe neste movimento, agora imaginem pessoas incompetentes a gerir o que quer que seja em contra-relógio.
    São 3 anos a sugar dinheiro, até fechar.
    Se reabilitarem 1 ou 2 casas será muito.

    Que sub-mundo!

    ResponderEliminar
  10. E dos transportes públicos, foi votada alguma coisa!

    ResponderEliminar
  11. Rui
    Sobre os transporte públicos foi apresentado uma análise não sei se por um técnica/o da câmara ou de uma empresa privada.
    Foi discutida e votada, não sei o que saiu, porque como disse, desliguei, cansado.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Oliveira, quem fez a apresentação é a Chefe da Divisão de Mobilidade da Câmara da Guarda

      Eliminar
    2. 0019
      Obrigado pela informação.
      A Oliveira

      Eliminar
  12. Experimente estar atento à gravação do youtube. Ás 2h:38m:37s irá ouvir o Sr. Presidente da Assembleia Municipal a proferir uma verdadeira pérola democrática, esquecendo-se que os microfones estavam ligados. Coitado do jovem deputado da JSD, voltou a ser o saco de pancada da maioria PG

    ResponderEliminar
  13. O Francisco tem mérito pois mesmo sendo o mais jovem é o mais consistente.
    Sem liderar já lidera.
    Traz temas sempre pertinentes e excelentes intervenções.
    É claramente o alvo a abater. Claramente odiado. Nestas coisas é assim! Todos os jovens fossem como este e teríamos futuro encaminhado, pelo menos o debate desse futuro.
    Parabéns a todos os jovens que se interessam pela política e a tentam transformar de alguma maneira.

    ResponderEliminar
  14. «Vou fazer tudo para recuperar a Câmara da Guarda para o PSD», diz Álvaro Amaro

    Quanto ao futuro, o antigo presidente da autarquia guardense afirmou que «é um imperativo da minha consciência política tudo fazer para recuperar a Câmara da Guarda para o PSD». Álvaro Amaro não especificou qual será o seu papel para concretizar esse objetivo, mas deixou claro que vai «andar por aí».

    https://ointerior.pt/politica/vou-fazer-tudo-para-recuperar-a-camara-da-guarda-para-o-psd-diz-alvaro-amaro/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quê?? Voltar à cidade que abandonou?? Que lata...

      Eliminar
    2. Eu bem disse.ele vai voltar!

      Eliminar
  15. Engraçado quando o Oliveira diz "O PS sem política de oposição e sem ideia de cidade". Gostava de saber como é que a aoposição pode mostrar a sua ideia de cidade.
    A Câmara corta e escreve por onde quer e, quando não quer, paga a quem tem bom nome para o fazer por si. Com o dinheiro dos munícipes.
    Queria que a oposição fizesse o mesmo? Qualquer ideia que a oposição apresente para a cidade seria dar pérolas a porcos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1353
      Que eu saiba a Comunicação Social nunca negou declarações da oposição. O PS tem um Vereador. Tem vários Deputados Municipais. Tem vários cronistas na rádio e jornais e pode ter mais. Tem a Concelhia e distrital. Tem as conferências de imprensa e os comunicados. O que lhe falta?
      A Oliveira

      Eliminar
  16. Quer-me parecer que as pessoas que estão na Assembleia Municipal não percebem e nunca perceberão o que estão ali a fazer. Quem manda é mesmo a Câmara porque o escrutínio para o qual estão mandatados é menos de zero.

    ResponderEliminar
  17. A JSD agora sim devia atuar!!! Isto nao pode passar assim nos pingos da chuva!!

    ResponderEliminar
  18. Na Guarda nunca há nada de novo
    Somos presentiados e com o seguidismo de sempre. Quem se lixa é sempre o mexilhão!

    ResponderEliminar
  19. O Álvaro Amaro é um triste. O PSD não candidata arguidos condenados e com outros processos a decorrer. Ele quer limpar a imagem com o PSD e dizer que influencia as escolhas. Um pandego este Amaro. Fez tudo nas últimas para o PSD perder a câmara municipal e agora quer ganhar para lavar a imagem. Para que conste: nunca o PSD candidatou arguidos condenados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Álvaro Amaro quer ser calha para Cidália entrar. Ponto final.
      Fará o que lhe for possível e o mais possível é Cidália em boa posição, seja a n2 de Sérgio Costa com ele (Amaro) na Assembleia, seja a n2 dele em causa própria.
      Ambos os cenários candidaturas do PSD.

      Eliminar
  20. Nesta assembleia foi aprovado as alterações aos horários dos transportes públicos, espero que seja feita a divulgação dos horários e colocados nas paragens, também faltam os abrigos e em algumas viaturas a identificação dos destinos, espero que façam estas correções.

    ResponderEliminar
  21. Há mais um cenário: psd não permite candidatura de Álvaro Amaro e ela vai como independente a assembleia municipal numa lista de Sérgio Costa.

    ResponderEliminar
  22. Futurologia:
    - Em outubro PSD e PS vão chumbar orçamento de 2024 na Câmara. A nova vereadora Adelaide Campos é uma mulher sem esquemas, com fibra própria, e o PS de Lisboa não brinca em serviço, como se viu pelo que aconteceu a Luís Couto (que na manhã em que foi obrigado a renunciar ainda dizia "isso é o que vamos ver", como se pudesse decidir alguma coisa).
    - Em 2024 a Câmara viverá de duodécimos. Terá dinheiro para a gestão corrente, mas sem orçamento não poderá fazer festas nem obras
    - Em 2025, idem.
    - Autárquicas 2025: duelo de titãs, entre Ana Mendes Godinho (PS) e Álvaro Amaro (PSD)
    - Sérgio Costa foi apenas um interregno, alguém a para fazer papel útil, para garantir que o lugar estaria à espera de Amaro depois de não ser reconduzido nas Europeias de 2024. Neste caso, depois de justiça o ter obrigado a sair mais cedo.
    - O atual presidente é apenas descartável. A única utilidade é que, ao contrário de Carlos Monteiro, não tem impulso, nem horizonte algum nem excesso de ambição.
    - Amaro escolheu os dois, em 2017, bem sabendo que um deles iria servi-lhe os propósitos. Calhou a Sérgio.
    - Na melhor das hipóteses, Sérgio vai presidir à empresa municipal que agora criou. Por isso é que Amaro esvaziou a bancada do PS com viagens a Bruxelas na semana da AM e o casal Valbom fez o resto dos contactos. Era preciso garantir que a empresa passava, para ser rebuçado futuro. Amaro pensa ao longe e sabe que Sérgio não é político de rasgo.
    - Como se viu, a ordem chegou e o PS votou 100% contra a empresa. Mesmo os deputados que gostariam de ter feito o jeito ao PG. Os Judas, neste caso, foram que correram a abraçar Luís Couto. Já se tinha percebido.
    - As próximas autárquicas vão ser um debate interessante entre uma Ministra no auge e um reformado que sempre quis ser Ministro.
    - Mais interessantes vão ser as designações para 2 e 3 de cada um. Por tudo o que a história já ensinou à Guarda.
    Actualidade:
    - Luís Couto sai pela porta pequena. O PS não lhe dará nada e o PG já o esqueceu.
    - E mais uma da grupeta Amaro/Valbom: tudo fizeram para evitar que Carlos Monteiro fosse o próximo vogal do CA da ULS, indicado pela CIM, para substituir Zezé Monteiro. Já está escolhido, é um antigo presidente da Câmara do PSD, que deixou as funções em 2021 por limite de mandatos.

    ResponderEliminar