terça-feira, 6 de junho de 2023

Da Capital Europeia da Cultura à Capital Regional dos Santos Populares, passando pelo TMG

Os Munícipes da Guarda pagaram 1 milhão de Euros para os vários e muitos projectos para se candidatar a “Capital Europeia da Cultura”. Morreu tudo.
O TMG, Câmara Municipal, não quis 800 mil Euros dados pela Direção Geral das Artes, para a programação cultural do seu Teatro.
Agora quer ser “Capital Regional dos Santos Populares” e este ano vão ser gastos mais de 150 mil Euros nas festas. Por agora foram adjudicados cerda de 30 mil Euros. 6 mil euros num conjunto musical e 23 mil Euros nas cozinhas e mesas dos comes e bebes.
Veremos onde se vai gastar o resto.
Assim seremos sempre pequenos.
 O que diz o Presidente:
“Se a Guarda sempre teve uma grande tradição nos Santos Populares, nós devemos afirmar cada vez mais essa tradição”.
Ámen
“E o mês de junho caminha cada vez mais para que essa tradição seja absolutamente verdade para todo o sempre, nesta capitalidade que a Guarda também pode querer assumir no futuro ao nível dos Santos Populares”
Ámen
“Quase todos os concelhos têm festividades ligadas aos Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro), mas a Guarda “consegue ser transversal” e organiza festejos durante praticamente todo o mês de junho”.
Ámen
“Representa um investimento global de cerca de 150 mil euros, é organizado para atrair pessoas para o território e para dinamizar a economia, o que é “muito importante”.
Ámen
“Nos bairros haverá tasquinhas, apresentação da “boneca dos Santos Populares” e outros festejos locais.”
“Como novidade no dia 24 de junho, por ocasião da feira anual de São João, uma recriação histórica da atribuição da Carta Régia de Dom Afonso III, em 25 de março de 1255, que esteve na origem da sua criação.”
“A Praça do Município irá receber a Festa de Encerramento dos “Santos da Guarda”, que inclui uma feira de artesanato, animação, comes e bebes, concertos, “bonecas dos Santos Populares”, marchas e o concurso do Caldo de Grão.
“As marchas populares serão interpretadas pelos bairros da Luz e da Sequeira e pelos grupos convidados da Bica (Lisboa) e da Banda Bingre Canelense (Estarreja).”
“O presidente lançou o repto aos restaurantes da cidade para que tenham na ementa diária e mais vezes, ao longo do ano, o caldo de grão da Guarda”

42 comentários:

  1. Com festas e bolos...
    Mas será possível que ninguém se insurja com o estado em que se encontra esta cidade? Ruas degradadas, buracos em todo o lado, lixo e mais lixo, sinalização urbana decrépita, más condições de vida para os guardenses... Enfim, já foram enganados uma vez pelo PelaGuarda, duvido que se deixem enganar de novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho visto muitos a insurgirem se mas parecem ser sempre os mesmos. Que deus lhes pague, pois sei que representam milhares. Há muitos que nao querem dar a cara por medo

      Eliminar
  2. Que atraso de vida. Esta banda de música não pode acabar o mandato. Isto é uma vergonha a todos os níveis! Recuso-me a estar condenado a isto!

    ResponderEliminar
  3. O mundo é do tamanho dos nossos olhos

    ResponderEliminar
  4. Papas e bolos cozinham os parolos.
    Os problemas desta cidade são os medíocres que suportam e apoiam estes medíocres que estão no poder.
    Basta olhar para os concursos e ver que estão cheios de vontade de entrar na Câmara. Porque será? Esta bola de lodo que nunca acaba é fruto da falta de qualidade humana e intelectual da cidade. Uma cidade votada ao desprezo cultural, sem massa crítica que foge para outras paragens. Ficam os piores a eleger gente igual a eles. Quem está mal muda-se pois a grande maioria das pessoas de craveira não quer habitar na Guarda dos Amaros e dos Sérgios Costas.

    ResponderEliminar
  5. Esta é a herança do Álvaro Amaro. Este que lá está agora apenas tenta repetir aquilo que aprendeu, mas nem isso consegue. Confrangedor.

    ResponderEliminar
  6. Já não é forte nem farta. A minha Guarda querida. Por obra do Amaro e do Costa. É festeira e florida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos ambicionar mais cultura e mais parolice. Por obra desses dois, ambicionamos mais parolice

      Eliminar
  7. Bruxelas é a capital europeia das visitas de Álvaro Amaro. Quem vai esta semana? Já se sabe? Também quero viagens com tudo pago e quem sabe com um final feliz. Quero ir a Bruxelas como Dr. Álvaro Amaro, quero ser feliz.

    ResponderEliminar
  8. Queria mandar daqui um grande abraço ao Álvaro Amaro de grande solidariedade e tristeza. Os tribunais nem sempre têm razão. Entre um órgão de soberania e o Álvaro Amaro, acredito sempre no Álvaro Amaro
    Manuel Papalousa

    ResponderEliminar
  9. Sejamos sérios: queremos ou não queremos uma cidade da Guarda a olhar para o futuro? Como construímos esse futuro? Recuperar o centro histórico, apostar na formação dos nossos jovens, ter capacidade para atrair investimento e colocar a Guarda no presente e a olhar para o futuro. Isso não se faz com bebedeiras e carne assada. Não vamos lá com vendedores de banha da cobra. A sério: demitam-se. Estamos cansados de perder oportunidades.

    ResponderEliminar
  10. Porque anda em voga falar de Álvaro Amaro, é bom lembrar a oposição que o PS fazia ao Álvaro e a oposição que esse mesmo PS faz ao Sérgio Costa, que é bem pior do que o Álvaro. As pessoas votaram pouco no PS porque não viram nele alternativa credível e deram-lhe o pior resultado de sempre em democracia. O povo tem sempre razão, mesmo quando não tem, por isso façam-se à vida, sejam humildes, deixem-se de guerras e criem a alternativa que o povo precisa. Não se satisfaçam só porque o PSD não é poder, porque isso é o que fazem os fracos e os derrotados. Combatam Sérgio Costa e toda a sua incompetência com as armas que têm e sejam menos calculistas e mais defensores da Guarda porque dos fracos não reza a História. É preciso política a sério e a pensar nas pessoas e não política de brincar, com medo que o PSD volte ao poder, acreditando que o PG é o mal menor.

    ResponderEliminar
  11. A Câmara foi de cavalo para burro

    ResponderEliminar
  12. Os mesmos que rejeitaram um apoio estatal de 800 mil euros para a Cultura são agora os mesmos que dizem querer ser capital regional dos Santos Populares. Tenham vergonha nessa cara.

    ResponderEliminar
  13. Festas festinhas festões
    Copos copinhos copões
    Em 2025 vota Pela Guarda vota pelo melhor arraial e pelo melhor barril
    Vota pela Guarda, vota na entremeada, vota na sardinha assada
    Vota Pela Guarda para que não te falte cerveja
    Vota, come, bebe e não pares um minuto que seja
    Vota vota vota
    Bebe bebe bebe
    Come come come
    Não te deixes ficar com fome
    O voto seguro e de confiança
    Um voto de bebedeira e abastança
    É o PG que nos dá vinho a rodos
    E na Câmara hão-de entrar os amigos todos
    Comer beber cantar dançar
    E as freguesias conquistar
    Bailar, passear, mostrar e comer
    Um arraial nós vamos fazer
    E para a festa ficar completa
    Que com sede se vai ao pote
    Deixa lá esse TMG
    E vem assistir aos Jackpot

    ResponderEliminar
  14. É caldo de grão, é bola parda, é enchidos, é feiras, é festas e mais festas. Assim qualquer um era presidente da câmara, até parece fácil. É pô-las no pão e mandar para dentro

    ResponderEliminar
  15. A cultura na Guarda anda à solta sem rédeas nem plano de ação. Basta ler a agenda e ver a promiscuidade de atividades que tem havido. É preciso notar que o TMG, BMEL e Museu não têm coordenação nem programadores definidos e oficiais. Nem sequer há chefe de divisão da cultura! depois da saída da Isidro, que era ainda quem puxava pelo barco apesar de todas as dificuldades.É o "salve-se quem puder". Os que lá estão a trabalhar vão fazendo o que podem mas sempre a mando do presidente, ai poizé! Porque a prioridade agora são as festarolas para "inglês ver"...Ai ai!.Aguenta coração!.

    ResponderEliminar
  16. Preciso da vossa ajuda para perceber se estou maluco. Na segunda feira o presidente da câmara disse que o concurso que tinha acabado de anular era à prova de bala e como quem não deve não teme tinha anulado o dito concurso. Ora bem, na minha ideia quando se diz "quem não deve não teme" ou diz que tal coisa é "à prova de bala" isso significa que nada tem de ser mudado pois está sólido e bem argumentado. Ou seja eu só mudo uma coisa se ela não é à prova de bala e como acho que devo (mudar) então temo (consequências). É aqui que gostava de ouvir mais opiniões porque eu acho que o presidente usou as expressões totalmente ao contrário fazendo parecer que é o que não é. Se o concurso era à prova de bala e quem não deve não teme então porque anulou o concurso? Porque atrasou a seleção de pessoal e, por conseguinte, atrasou serviços camarários? Porque atrasou a vida às pessoas que se candidataram? Eu acho que o concurso não devia ser assim tão à prova de bala e que o presidente devia e por isso temia, caso contrário o que se fez foi uma estupidez. Agradeço desde já a quem me possa responder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu raciocínio está correcto. Eu também ouvi Sérgio Costa dizer isso. Como não acho que ele tem pouca inteligência só posso concluir que ele acha que os jornalistas têm pouca inteligência e que os guardenses também têm pouca inteligência. Considero portante as afirmações de Sérgio Costa uma ofensa á minha inteligência.

      Eliminar
    2. Quem não deve não teme por isso vou anular o concurso. Esta frase mostra bem como sergio costa faz politica e o que pensa dos cidadaos. Se não deve nem teme então não anulava o concurso ponto final. Assim mostrou que devia e que temia. E os outros concursos? Não estarão obscuros? Os juris são funcionarios da autarquia, pode acontecer que um juri beneficie o filho de um colega que tambem é juri noutro concurso onde o filho do outro é candidato. A isto chama-se endogamia ou nepotismo?

      Eliminar
    3. Ora aí está, muito bem apanhado. Confesso que não me tinha apercebido da resposta mas vê-la aqui por escrito acho incrível como esse senhor goza com a nossa cara. Eu ouvi o debate na rádio Altitude onde Acácio Pereira trouxe o tema á mesa. Não sei se o jornalista irira fala sobre isso tenho sérias duvidas. Mas o que me envergonhou a sério foi a resposta do doutor Valbom, sentia-se mesmo que ele estava incomodado por ter que defender as acções do presidente mas o que é facto é que defendeu e tentou menorizar este facto gravissimo. Acredito que tão cedo não o vamos tornar a ouvir na rádio pois nota-se que já anda incomodado com os desvarios do Sérgio.

      Eliminar
    4. concordo. quem não deve não teme não é justificação para se mudar nada. é exatamente o contrário

      Eliminar
    5. Acho que foi na última Assembleia Municipal que, no periodo dedicado a intervenções de cidadãos, uma jovem (ex comunista e que escrevia opinião no terras da beira, não me recordo do nome) fez uma observação ao presidente que se tornou muito reveladora da personalidade(politica?) do presidente de câmara. Dizia a jovem que apenas ouvia o presidente a usar a expressão "ir de encontro aos cidadãos" e que isso significava que o presidente estava contra os interesses dos cidadãos. Foi por isso que o corrigiu dizendo-lhe que, em português, se se pretende agir em prol dos cidadãos a expressão correcta é "ir ao encontro". Resultado? Nessa mesma sessão da Assembleia Municipal o presidente , já elucidado do significado que as palavras têm, continuou a usar a expressão "ir de encontro". Isto significa que ele sabe o significado das palavras e que, conscientemente, quer ir contra a vontade dos cidadãos (o que até tem a sua lógica pois a maioria dos votantes Guardenses não votaram em Sérgio Costa, não lhe deram a sua confiança e será por isso que ele "vai de encontro" aos cidadãos). No exemplo do "quem não deve não teme" penso tratar-se do mesmo, ele sabe o que está a dizer mas conta que as pessoas não percebam bem as suas palavras e até o aplaudam. Vamos ver se na próxima Assembleia Municipal se lembram de lhe dar mais um voto de louvor.

      Eliminar
    6. A senhora tinha razão, fiz uma pesquisa de internet sobre ir ao encontro ou ir de encontro e é verdade o que aqui foi dito. https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$ir-ao-encontro-de-ou-ir-de-encontro-a

      Eliminar
    7. Respondi aqui ao comentador que não se recordava do nome da jovem que interveio na última assembleia e referi o seu nome. O senhor António Oliveira não publicou, pergunto se estive incorrecto em revelar o nome da jovem e, em caso positivo, será que é porque o senhor não lhe quer dar o mérito ou se acha que é indelicado revelar o nome de alguém que até encabeçou uma candidatura (creio que) à junta de freguesia da Guarda nas últimas eleições.

      Eliminar
    8. Caros leitores e autor do melhor e mais elucidativo órgão de comunicação social da Guarda,

      Agradeço a menção à minha tentativa de lição a Sérgio Costa, na última Assembleia Municipal.
      Parece que não aprendeu. Continua a "ir de encontro" (a tudo).

      Felizmente, temos um exército cada vez mais luminoso, que se vai construindo a partir desta casa que já é familiar.

      Obrigada, Senhor António Oliveira!

      Abraço a todos,
      Diana Santos

      Eliminar
    9. Diana Santos
      Obrigado pelo que diz. Acho que não mereço tanto.
      Venha sempre
      A Oliveira

      Eliminar
    10. Olá querida Diana, não me identifico porque tenho algum receio mas quero dizer que gosto muito de ti e das tuas intervenções. Continua assim, sem medo, e a mostrar que precisamos de muito mais. São jovens como tu, principalmente mulheres jovens e corajosas, que a Guarda precisa.

      Eliminar
    11. É por isso que disse que se o presidente foi elucidado e continua a usar os mesmos termos é porque o faz intencionalmente. Vai de encontro à vontade da maioria dos Guardenses que foram aqueles que não manifestaram confiança política em Sérgio Costa nas eleições autárquicas.

      Eliminar
    12. A quem comentou às 23:29,

      Muito obrigada pelas generosas palavras de apreço e alento.

      Por cá continuarei, a lutar pela Guarda e a não compactuar com a incompetência ou com o uso da política para satisfações pessoais.

      Não tenhamos medo de denunciar aquilo que não nos faz bem e quem faz mal o seu trabalho.

      Como Sophia escreveu,
      "Não basta gritar povo é preciso expor".

      Um abraço

      Eliminar
  17. A Capital Europeia das Locomotivas

    ResponderEliminar
  18. Saiam da camara. Se querem fazer a festa saiam da camara demitam-se e criem uma comissão de festas

    ResponderEliminar
  19. Quem nunca apanhou uma borracheira nos Santos que atire a primeira pedra. Ao Sérgio Costa não basta ser, tem de parecer o PAI ÁLVARO . A mais alta é CAPITAL DA FESTA

    ResponderEliminar
  20. Gostava de comentar identificado mas não posso. Seja como for, sou alguém que aqui comenta há alguns anos. Não me conformo com o que tenho visto na Câmara Municipal e, vou denunciar anonimamente tudo isto ao Ministério Público para que se investigue. Já chega de concursos viciados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1540
      Há a possibilidade de enviar comentário para o email e pedir publicação anónima.
      A Oliveira

      Eliminar
    2. Muito bem, é assim que deve ser.
      Estes senhores têm que aprender e levar puxões de orelhas.
      Também eu já fiz uma queixa ao MP por outro assunto.
      O mandato deste senhor tem os dias contados.

      Eliminar
  21. Ouvi dizer que o Sol da Guarda abriu procedimento concursal comum para recruta de novos escritores. É verdade? Onde posso concorrer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1552
      Desde a abertura deste blogue que que estão abertas as vagas para comentadores.
      Requisito: Escrever autenticado ou enviar para email a pedir anonimato.

      A Oliveira

      Eliminar
  22. Com estas cenas perdeu toda a credibilidade e autoridade. E perdida a confiança e respeito não se vira a ganhar. Jamais

    ResponderEliminar
  23. Sérgio costa é um homem cheio de problemas. Este será o pior mandato da História da autarquia... Quem diria... Com tanta gente competente que se rodeou...

    ResponderEliminar
  24. Mas como é que comentam tantas pessoas no Sol da Câmara, perdão, da Guarda?

    ResponderEliminar
  25. porém, chuva na Guarda, santos estragados.
    Quem tudo quer, tudo perde.

    ResponderEliminar