sexta-feira, 22 de março de 2013

Reformados e Desempregados: Despedimentos com justa causa

Cuidado caros Reformados e Desempregados: se continuarem a manifestar-se com insultos ao Governo tomemos cuidado, podemos ser despedidos.
Sim, amigos, ao insultarmos o Patrão estamos a quebrar o dever de lealdade e solidariedade com quem nos paga e corremos o risco de despedimento.
Tento na língua e moderação nos gestos, os bufos podem ter voltado.

2 comentários:

  1. Sim devem ter algum cuidado. Nestes últimos anos temos aprendido que "as coisas" que são verdade hoje podem não o ser amanhã.
    Relativamente aos reformados temos várias categorias:
    A- Descontaram durante uma vida e, após a chegada da idade/tempo, usufruem dos descontos que fizeram, com sacrifício durante a vida. Que a gozem com muita saúde;
    B - Descontaram uns anitos (4, 5.. 8 10) e agora recebem uma reforma milionária, uma afronta para a dignidade de quem trabalhou, de quem trabalha e de quem vai começar a trabalhar. Que lhe seja tirada de imediato e, quando tiverem idade, lhe seja feita a contagem dos descontos globais e determinado o valor a receber. Apesar de a lei (que eles fizeram) os proteger é indigno,imoral,... "Salazar esteve os anos todos no poder porque a lei o protegia"; a PIDE fazia o que fazia porque a lei os protegia;
    C - Reformados das Forças Armadas ou militarizadas - É indigno que possam estar na pré-reforma aos 40 anos e continuem a receber subsídios de risco. Há tantos locais onde estes senhores podem ser vigilantes ativos e úteis até perfazerem a idade da reforma;
    C- Os que nunca descontaram - chamem-lhe outra coisa. Os reformados têm direito a saber que só é reformado quem trabalhou, descontou, perfez tempo de serviço e agora goza o descanso merecido.
    D - As reformas por invalidez. Neste momento somos "um país de inválidos" e há pessoas com doença terminais que têm que continuar ao serviço porque a não conseguem. Não seria melhor verificarem quem a tem e se a tem pos ter direito a ela.
    DESEMPREGADOS: Conheço muita gente que se manteve anos e anos assim porque ganhava mais no desemprego que no ativo; conheço gente que se "despediu" só para receber sem nada fazer. É humilhante para quem trabalha ver que os seus descontos são utilizados para pagar mordomias (claro que não devemos generalizar). Estas pessoas deviam retribuir o que recebem com serviços à comunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também há na Guarda casos conhecidos de "inválidos", ou reformados por doença, que felizmente não padecem de doença terminal mas "apenas" de doença grave, que se aposentaram tendo descontado uns anitos mas ficaram com uma reforma (quase) milionária, eram na altura relativamente novos e continuaram a trabalhar e a auferir rendimentos provenientes de entidades públicas mas arrogam-se o direito de dizerem que não têm vencimento...
      Na Câmara Municipal da Guarda há um caso, na Assembleia Municipal há vários e nas Juntas de Freguesia então é melhor nem falarmos.
      Vamos ver as mudanças que vão ocorrer antes de "chamarmos os bois pelos nomes".

      Eliminar