quarta-feira, 15 de março de 2017

Os Autarcas da CIMBSE e o email do PS

Os nossos queridos Presidentes de Câmara com assento na CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, decidiram tomar posição sobre o já famoso Correio Electrónico do PS Distrital a exigir lugares na Administração da ULS Unidade Local cde Saúde. E dizem:
«Uma situação infeliz».
“Todos os autarcas presentes fizeram questão de repudiar teor do email enviado pelo presidente da federação socialista da Guarda ao ministro da Saúde”.
“A comunidade devia ter designado ontem o representante para a futura equipa da ULS da Guarda mas face à polémica só o fará após o Governo decidir e indicar a restante composição”.
“Não está em causa o consenso já obtido à volta do nome de José Monteiro mas a entidade intermunicipal não quer ser envolvida em equívocos que a atitude dos socialistas da Guarda possa causa”.
É notável esta posição dos Presidentes.
Os nomes escolhidos não eram da sua confiança ou do seu círculo?
Alguém os ouviu tomar posição sobre a ULS e o seu funcionamento?
Alguém os ouviu tomar posição sobre o actual Conselho de Administração, politizado até ao tutano?
Alguém os ouviu tomar posição sobre os vários escândalos que tem aparecido na Comunicação Social?
Porque vão nomear um político para representar a CIMBSE na ULS?
Razão simples, porque são amigos políticos, porque são nomeados por amigos políticos, porque são companheiros de presidência, porque são ex-autarcas e se dão todos muito bem em privado.
E porque também nomearam políticos para o seu secretariado executivo, por serem ex-autarcas?
E porque vão criar lugares em Bruxelas no Parlamento Europeu, para os amigos políticos?
E porque deixaram morrer a grande casa da Comunidade em Salamanca, foi por falta de amigos?
Infelizmente, e cada vez mais, quem tem amigos consegue tocar viola. 

22 comentários:

  1. A política dentro do distrito e concelho da Guarda chegou e está no grau zero. Não garantem os partidos do arco do poder de alternância a representatividade. São tolos os que correm a dar-lhe o voto.Não havemos de encontrar representantes distanciados desta "porcaria"? Nunca usei palavras, tão duras e realistas, para estes momentos políticos tão interesseiros e grotescos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Representantes distanciados desta "porcaria" só se vierem de fora porque todos sabem que esta ULS tem um histórico de guerrilhas em que toda a gente tem estado envolvida, em maior ou menor grau
      Mas se vierem representantes de fora haverá criticas porque são de fora e não são melhores que os de cá, se a gestão de Ana Manso foi posta em causa por um simples fait divers relacionado com o marido, basta recordar como tem sido a gestão com os experts que vieram de fora (Vasco Lino e Carlos Rodrigues)

      Eliminar
  2. E continuam as guerrilhas aqui dentro nunca há paz, sempre as mesmas vacas sagradas. Sempre a mesma porcaria, estamos na boca nos noticiários de todo o pais e a ninguém lhe importa fazer as coisas bem porque não há ninguém capaz essa é a verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há gente capaz. O problema é que há nomes de que ninguém se lembra porque não estão dentro da lógica dos partidos.
      Quando se imagina um novo ca (e têm sido muitos nos últimos anos) os nomes que aparecem na imprensa e nos gabinetes dos ministros são sempre de gente "ligada" ao ps ou ao psd.
      Este não pode ser porque não é do ps, aquele não pode ser porque não é do psd. Esta lógica limita sempre as escolhas a 3 ou 4 nomes de gente viciada pelo sistema.
      Não admira que, no fim, apareçam equipas mal formadas constituídas por gente que pouco ou nada quer saber do hospital.
      Mude-se o paradigma e as coisas alteram-se.
      Na origem disto está uma lógica partidária praticada por gente pouco culta, que lê pouco, sabe pouco e se especializou em intriga politico-partidária. Alguns chegaram a primeiros-ministros, ministros, deputados, presidentes de câmara, etc.
      Chegam a forjar licenciaturas para poderem usar o "DR" no papel timbrado, "DR" esse que não tiveram tempo nem pachorra para tirar enquanto andavam a treinar nas jotas.
      Por isso a abstenção aumenta e é nesses abstencionistas que se encontram alguns dos melhores quadros do país.
      Solução: fazer um reset ao país, reiniciar.

      Eliminar
    2. Mas quem é que disse que quem está fora dos partidos é melhor?
      Está a falar dos funchionários-pubicos? Custuma dizer-se alguns nem para os partidos servem!!!
      Gente que compra os canudos e chega a ser professor do ensino superior? etc..etcc existe em todo o lado!
      A questão é que os nomes propostos não têm um currícula académico credível

      Eliminar
    3. Mas será que o ps da Guarda nao tem doutores e mestres e o raio a quatro que agradem ao ministro?
      Depois do que aconteceu tem mesmo que ser alguem da Guarda. Nem que seja à paulada.

      Eliminar
    4. Mas só porque têm la medicos têm que ser mestres ou dotores?
      Será porque alguns deles na hora de serviço estao a atender nos consultórios privados? Isso o ministro não vê, já a carta está em todo o lado!
      Querem idosos para a administração com a carreira feita para não mexerem com as coisas que estão mesmo muito mal nesta uls e não é de agora

      Eliminar
  3. A verdade é que quem tenta libertar a coisa (vacas) vai para o noticiário.
    Porque alguns militantes do ps querem impedir uma equipa capaz e não comprometida com o status quo é que dava uma boa novela das 21horas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se souber quem mandou a coisa para o noticiário é que vai ser bonito...

      Eliminar
    2. De todas as opiniões, esta é a que põe realmente o dedo na ferida...
      Efetivamente, há militantes do PS que não querem uma equipa capaz e não comprometida com o status quo porque sabem que não a iriam conseguir manipular.

      Eliminar
  4. Então vejamos se consegui entender bem:
    o Presidente da CM do Fundão é do PSD, foi eleito Presidente da CIMBSE que tem maioria PS, apoia o Presidente CM Celorico que é do PS para vogal na administração da ULS da Guarda, onde pretendem colocar uma presidente conotada com o PS e integrar uma diretora clinica, uma diretora dos cuidados de saúde primários, uma enfermeira diretora e uma administradora hospitalar conotadas com o PSD.
    Apercebendo-se disso a Federação do PS faz um aviso ao Ministro da Saúde enquanto a Federação do PSD o vem defender e instar à nomeação da referida equipa, isto após alguém do PS ter divulgado, certamente por inadvertência, um e-mail a um OCS conotado com a CM Guarda do PSD que também apoia a nomeação do Presidente CM Celorico do PS para vogal, enquanto o Presidente da CM Fundão do PSD e Presidente da CIMBSE com maioria PS tenta atrasar a nomeação da nova equipe para dilatar a permanência do atual CA nomeado pelo PSD e que tem uma assessora militante do PS.
    Conseguiram entender?
    É demasiada promiscuidade, antigamente governava quem ganhava mas agora dividem as coisas entre eles

    ResponderEliminar
  5. O CA ainda em funções é lastimável e não contribuiu em nada para o desenvolvimento da ULS ou da Guarda. Pensei até que tinham pedido desmissão, mas pelos vistos ainda por lá continuam.
    As propostas do PS para a ULS são embaraçosas - O presidente da Câmara de Celorico, um tal António Carlos Santos e um tal de Laginhas foram os nomes que ouvi algures e fiquei a pensar quem seriam e o que teriam feito até agora para poderem vir a integrar um Conselho de Administração da entidade mais significativa do distrito.
    Pode ser que eu esteja distraído ou que até seja ignorante, mas parece-me que tanto um partido como o outro andam a brincar com coisas sérias.
    Eu gostava de ver um CA que fosse politizado, mas que funcionasse de forma a salvaguardar o interesse público e o interesse da Guarda. Gostava de um CA que seguisse as políticas de quem governa, mas que defendesse uma ULS forte e a posicionasse como instituição e referência na Beira Interior.
    Com esta fantochada do PS e do PSD da Guarda corremos o risco de ser absorvidos pela Cova da Beira e de Paulo Fernandes (Presidente da CIMBSE) vir a ter um prémio de fim de mandato.
    Sou da Guarda e gosto da Guarda e até votei nesta câmara, mas já chega de incompetentes em lugares de destaque (peçam para reavaliar os concursos feitos na ULS nos últimos meses por favor e as nomeações e contratações do gabinete do presidente da Câmara também); já chega de flores e árvores resinosas na cidade a aumentar os níveis de alergias; já chega de festas que nem sequer potenciam a cidade da saúde.
    Com este clima sufocante A Guarda Cidade da Saúde nunca esteve tão longe de o ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ouvi alguns nomes, nomeadamente para Presidente, o da Dra.Isabel Coelho, médica de saúde familiar e atualmente nomeada como diretora da Unidade de Saúde Famililiar "A Ribeirinha" na Guarda e que poucos sabem que é esposa de Luís Celinio presidente do Clube Escape Livre. Para diretora clinica o nome da Dra. Fátima Cabral, médica dermatologista que fez parte de uma anterior administração integrada na equipa de Ana Manso e para vogal o nome da Dra. Sandra Gil, administradora hospitalar. Também ouvi o nome do Zé-Zé que é o atual Presidente da Câmara de Celorico, do tal António Carlos Santos e o do tal Laginhas e o nome de uma senhora enfermeira que, alegadamente por já ter sido enfermeira diretora numa anterior administração e por ser esposa do atual enfermeiro diretor, não poderia ser novamente enfermeira diretora mas que terá indicado o nome de uma colega enfermeira, esposa de um médico pediatra, para o lugar de enfermeira diretora. Ah, e também ouvi o nome de uma Dra. Fátima (?) que viria de Gouveia para ser diretora clinica, mas fiquei com dúvidas se iria haver duas diretoras clinicas, ou se havia dois nomes para o lugar. E certamente outras pessoas terão ouvido outros nomes, como por exemplo o do Dr. Fernando Girão, o da Dra. Adelaide, o do Dr. Pedro Guerra, o do Dr. Raúl Amaral, o do Dr. Alcino Cabral, o da Dra. Lurdes Saavedra, o do deputado Santinho Pacheco, o da Dra. aqui do andar de cima e o nome do primo do amigo do meu tio que tem uma amiga que mora aqui ao lado e faz limpezas na camara. Não há certamente falta de nomes para substituir o lastimável atual CA, mas será que alguém tem mesmo interesse em que seja substituído? É que também ouvi dizer que o Dr. Carlos Rodrigues se irá manter uma vez que é independente (entenda-se não filiado em nenhum partido) e porque que gostam do trabalho que está a desenvolver.

      Eliminar
    2. No caso do enfermeiros o melhor nome é "sempre em pé"...

      Eliminar
    3. Todos estes nomes não servem. Após o que aconteceu não pode ser nenhum destes nomes!

      Eliminar
  6. Mas anda toda a gente a dormir nessa terra, tanto as forças vivas como os militantes do CDS, do PSD, do PS, do BE e da CDU?
    Esqueçam simplesmente a conversa dos tachos porque de uma ou de outra forma isso sempre existirá seja com nomeações ou concursos feitos à medida, calem-se e assumam de uma vez por todas que quem ganha governa.
    Essa discussão estéril só serve para vender jornais e tem o único propósito de vos desviar as atenções para a verdadeira questão da saúde na região da Beira Interior.
    Deixo algumas dicas para reflexão e discussão.
    Porque motivo a CIMBSE, que integra três concelhos de C. Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão) passou a poder indicar um elemento para a administração da ULS da Guarda?
    Porque motivo pretendem nomear para presidente da ULS da Guarda uma senhora com ligações à UBI (Covilhã) onde funciona um Curso Superior de Saúde?
    Porque motivo não querem na administração da ULS da Guarda ninguém de confiança politica, ou filiação no PS da Guarda?
    Porque motivo a ULS da Guarda, constituída por dois hospitais (Guarda e Seia), 15 centros de saúde e uma Unidade de Saúde Familiar, servindo um universo de 161.000 habitantes (Censos de 2011) tem um Capital Social de 13 877 236€ e o Centro Hospitalar da Cova da Beira (Hospital Pêro da Covilhã e Hospital do Fundão) que serve um universo de apenas 87.869 habitantes (Censos 2011) tem um capital social de 19 950 000€? (DR-1.ªsérie-N.17-26/1/2015)
    Porque motivo, ou com que interesse, foi divulgado um mail enviado ao gabinete do Ministro da Saúde?
    De onde é oriundo um militante do PS a quem o mail foi enviado para conhecimento aquando do seu envio ao Ministro?
    Que órgão nacional do PS integra o Presidente da Câmara da Covilhã?
    Há quantos anos anseia a Covilhã por um Centro Hospitalar e Universitário?
    Acordem gentes da Guarda!!!
    Será que a Covilhã não quer absorver a Guarda fazendo a fusão do Centro Hospitalar da Cova da Beira com a Unidade Local de Saúde da Guarda e assim ganhar dimensão (em termos de número de habitantes) para passar a ter um Centro Hospitalar e Universitário?
    Será que a UBI não tem também interesse num Centro Hospitalar e Universitário na Covilhã?
    Será que a Guarda tem interesse em passar a ter apenas um grande «Centro de Saúde» para triagem de doentes num atendimentos de urgência?
    Será que o Presidente da Federação da Guarda se terá oposto a esta vontade?
    Agora façam a vossa reflexão, discutam, analisem, tirem conclusões e, sobretudo, defendam a vossa ULS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma correcção: segundo a nova lei de gestão hospitalar (dec-lei 18/2017) os capitais estatutários dos 3 hospitais da região passarão a ser:
      ULS Guarda - 26.577.236 euros
      Centro H. Cova da Beira - 50.120.930 euros
      ULS C. Branco - 14.116.000
      Ou seja, a coisa ainda é mais escandalosa em favor da Covilhã.
      A questão é muito complicada. O PS Guarda percebeu que as pessoas indicadas para o novo CA não davam quaisquer garantias de qualidade, preparação e defesa estrutural dos interesses da Guarda. Provavelmente também não davam garantias de fretes ao próprio PS.
      Perante isto o presidente da distrital resolveu agir e mandou um tremendo tiro no pé.
      Resultado: tornou-se figura nacional pelos piores motivos, perdeu a batalha e como consequência arriscamo-nos de facto a ter (mais) um CA desgarrado, com elementos pouco conhecedores da realidade da instituição e que já parte fragilizado.

      Eliminar
    2. de facto aquelas personalidades nao têm perfil nem habilitaçoes nem curriculo. Mas compreendo a tentativa desesperada de travar ISTO que indica pelo PS. Uma tentativa desesperada e que pode não surtir qualquer efeito e com o PSDs vamos ter a fusao de hospitais e nós cá vamos ter um centro de saude grande de encaminhamento

      Eliminar
  7. O ca anterior nomeado pelo psd so rez asneiras...
    O ca que esta em funçoes é lastimavel nomeados pelo alvaro amaro
    Os nomes propostos pelo ps sao anedóticos...uma vistura de idosas com pessoas sem experiencia profissional relevante em gestao de qualquer coisa...que nao seja interesses
    Podem refletir por favor sobre isto?

    ResponderEliminar
  8. o presidente da federação opos-se e muito bem!
    Quem divulgou o email não foi quem diz ser?
    Agora nao podemos aceitar aquele grupo de pessoas escolhidas que não tem curriculo e formação em gestao adequada para o lugar, mas temos que colocar lá pessoas competentes, admiradas pelo ministro e com respeito total aos xuxialistas, mas que demosntrem amor à Guarda.
    Mas contestar assim é muito positivo para um politico "recem entrant"

    ResponderEliminar
  9. Será que os velhos do restelo querem regressar ao poder?

    ResponderEliminar
  10. O que é que aquelas cabeças andavam a pensar para escolher pessoas com formaçao deficiente para os lugares.
    Basta ouvir a resposta do ministro para perceber nao é a Guarda, nem o ps que está em causa as pessoas propostas nao cumpriam os requisitos minimos. Está lá chapado.

    ResponderEliminar