terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Escolher a cor que quiser desde que seja preto

O cliente pode ter carro de qualquer cor desde que seja a preta - Henry Ford
É mais ou menos assim que se vai passar com o protocolo entre as Câmaras Municipais da País e a Fundação Serralves:
Podem escolher as exposições que quiserem deste que sejam aquelas que nó programamos econsta do catálogo.
“As premissas do protocolo são idênticas para várias autarquias que passaram à mesma condição. Mas a liberdade criativa de escolher as actividades culturais é com cada município. A Guarda pode assim escolher colecções temporárias de Serralves ou apresentar criadores locais na sede da fundação, no Porto”. In notícias na Guarda
Mesmo assim há colecções que valem a pena, outras é só para encher. Esperemos que escolham colecções temporárias de qualidade.
Onde poderá ser consultado o protocolo assinado na Guarda?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O meu inquérito/sondagem bem científico e manipulado pelos ácaros

Hoje que Álvaro Amaro anunciou a sua candidatura à Câmara a Guarda, também terminou o prazo de votação, no inquérito/sondagem científico colocada neste blogue.
Esta pergunta aos meus leitores trouxe bem à vista uma realidade da internet, os gabinetes de manipulação de resultados, etão sempre atentos
Mesmo nesta pequena brincadeira, esses gabinetes deram-se ao trabalho de votarem em massa em dois nomes.
O interesse disto é uma realidade nacional e mostra que este tipo de inquéritos não valem para nada, pois são completamente manipulados.
Mesmo assim publico os resultados totais e depois os resultados que seriam sem manipulação. Como seguia dia a dia a votação fácil chegar a estes resultados.
Quem quiser que tire conclusões.

Jacinto Dias
4761
48,26%
4689
51,68%
236
32,78%
Joaquim Carreira
2742
27,80%
2670
29,43%
181
25,14%
João Prata
344
3,49%
272
3,00%
84
11,67%
Alvaro Amaro
250
2,53%
178
1,96%
72
10,00%
António José Seguro
126
1,28%
54
0,60%
57
7,92%
António Saraiva
263
2,67%
191
2,11%
45
6,25%
Santinho Pacheco
252
2,55%
180
1,98%
17
2,36%
Qualquer um serve
822
8,33%
750
8,27%
10
1,39%
Jorge Mendes
100
1,01%
28
0,31%
9
1,25%
Henrique Monteiro
5
0,05%
7
0,08%
7
0,97%
Carlos Peixoto
200
2,03%
128
1,41%
2
0,28%
Votos apurados
9865
9073
720






domingo, 29 de janeiro de 2017

Cubus – Orçamento participativo 2015

O famoso Cubus implantado no Jardim Frei Pedro, que serviria para descanso e carregamento de equipamentos tipo telemóveis e afins, que foi a primeira experiência de orçamento participativo na Guarda, e nunca funcionou, desapareceu
O que terá acontecido, é a pergunta da semana:
1 – Foi com o vento
2 – Levaram-no quando desmontaram o “Jardim dos Presépios” pensando que era um ornamento
3 – Avariou-se e não tendo compostura, desmontaram-no
4 – Está para reparação
5 – Tornou-se obsoleto com as soluções que há pela cidade de tomadas eléctricas disponíveis.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Sondagem em Coimbra

Sobre a sondagem publicada pelo jornal de Coimbra “Diário das Beiras”, Norberto Pires escreve no mesmo jornal um artigo de opinião que pode ler na íntegra em:
Sobre a sondagem escreve Norberto Pires  :
4 ) Entre os nomes do PSD selecionados, curiosamente, não aparece nenhum membro do atual executivo: por exemplo, João Paulo Barbosa de Melo, ex-Presidente de Câmara depois da saída em início de mandato de Carlos Encarnação, ou Paulo Leitão, vereador e Presidente da Concelhia do PSD de Coimbra.
6 ) A opção “outro” obtém 0,38% dos votos, o que parece significar que as opções desses partidos se esgotam nos nomes propostos na sondagem.
7 ) Dos nomes propostos pelo PSD/CDS, não há nenhum militante do PSD de Coimbra que tenha uma intenção de voto superior à do militante do CDS Luís Providência. Esse é um resultado também muito significativo. Sei que Jaime Ramos é militante do PSD em Coimbra, mas, para todos os efeitos, vive, trabalha e foi Presidente da Câmara de Miranda do Corvo, onde certamente também ainda votará;
8 ) Dos nomes de Coimbra, propostos pelo PSD/CDS, destacam-se Margarida Mano (independente e deputada na AR do PSD) e Luís Providência (militante do CDS): destacar é uma maneira de dizer, porque as intenções de voto são todas muito baixas, nomeadamente quando comparadas com o enorme desinteresse que está bem refletido em quase 60% de respostas “Não Sabe/Não Responde”. Os outros nomes em destaque nesta sondagem são Álvaro Amaro (Guarda, militante do PSD, líder dos ASD e Presidente da Câmara da Guarda), há muito tempo em bicos de pés para ser candidato em Coimbra e Jaime Ramos (Miranda do Corvo, ex-Governador Civil).
Consequentemente, esta parece ser mais uma sondagem ao estado da oposição em Coimbra, à sua representatividade, do que uma sondagem de possíveis candidatos a Presidente da Câmara.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Ainda o Centro Educativo do Mondego

Li num jornal cá da terra que com o encerramento do Centro Educativo do Mondego poderiam estar em jogo setenta postos de trabalho. Abri a boca de espanto. Setenta postos de trabalho para uma dúzia de jovens em inserção social?
Assim se pode compreender toda a movimentação de vozes na comunicação social.
A propósito ainda não ouvi nem li nenhuma voz a falar das crianças que lá estão internadas.
Qual o sucesso na integração na vida activa?
Quantos não são integradas?
E já se lembraram, que quando vêm para a Guarda, são retiradas das suas famílias que estão a dezenas de quilómetros e estão completamente abandonadas dos laços familiares?
Ainda não foi há muito tempo que em viagem de comboio vinham ao meu lado uma mulher e uma rapariga, que do litoral se deslocavam pela primeira vez à Guarda para visitar o filho.
Pergunta final, quantos utentes do Centro são da Beira Alta ou da Beira Baixa?
E a talhe de foice: Onde estavam estas vozes quando foi extinto o Tribunal de Família da Guarda? Não lhes dizia respeito na altura?

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Coimbra: Nova Sondagem

O jornal “Diário das Beiras” mandou fazer uma sondagem para saber qual a pessoa melhor colocada para concorrer à câmara de Coimbra pelo PSD.
Resultados:
Álvaro Amaro: 12,88%
Margarida Mano: 11,50%
Jaime Ramos: 6,63%
Luís Providência: 4,38%
Não sabem, não respondem, estão-se nas tintas: 58,5%
A sondagem foi realizada pela PolLab-Coimbra Business School
Realizados 973 contactos resultando 800 entrevistas, taxa de resposta de 82,22%
Erro máximo da amostra é de 3,47% para uma probabilidade de 95%.
O universo desta sondagem é a população residente no concelho de Coimbra, com 18 anos ou mais de idade, nos dias 18, 19, 20, 22 e 23, de Janeiro entre as 19h e as 20h

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Mileu: Salas de Catequese e Mortuária

Suponho que é a Paróquia da Sé e S. Vicente da Guarda que está a construir Salas de Catequese e Casa Mortuária na antiga casa do sineiro junto à Póvoa do Mileu.
Estão a pedir ajuda, se quiser e puder não se faça rogado.
Esta obra, Catequese e Mortuária, é estranha, por um lado a morte e por outro a vida. Seria bom sinal se a vida, crianças, fosse superior à morte, mas como se sabe não é verdade. No Interior Morrem mais pessoas do que aquelas que nascem.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Protocolo com a Fundação de Serralves

O Presidente da Câmara convida para assistir à assinatura de um protocolo com a Fundação de Serralves. Dia 25 dde Janeiro pelas 16h30, no Paço da Cultura.
Deve ser aquele protocolo que foi anunciado como sendo o primeiro no País entre uma Câmara e Serralves
Neste momento já se conhecem dezenas de protocolos assinados e por isso seria interessante que estivesse disponível para consulta na página oficial da Câmara.
Os Municípios devem ter descoberto a mina de ovos de ouro nas Autarquias. Se todas pagarem 100 mil Euros em quatro anos seria 30 milhões de Euros em quatro anos, e parece que é tão fácil convencer os nossos autarcas com estas propostas de interesse cultural. 

domingo, 22 de janeiro de 2017

Que candidatos?

A Rádio Altitude, no seu programa “Argumentário” está a entrevistar gente da política, excluindo o Sr. Bispo da Guarda entrevistado na época do Natalícia.
Pelas figuras já entrevistadas quase se pode dizer que serão os futuros governantes do Concelho da Guarda, talvez do Distrito, ou mesmo da CIMBSE.
As grandes entrevistas em “Argumentário”, ordenadas por semana
1ª - António Saraiva – PS - Presidente da Comissão Política Distrital
2ª - Álvaro Amaro – PSD - Presidente da Câmara da Guarda
3ª - Esmeraldo Carvalhinho – PS - Candidato a Presidente da Câmara de Manteigas
4ª - João Prata – PSD - Presidente da Freguesia da Guarda
5ª - António Robalo – PSD - Presidente da Câmara do Sabugal
6ª - Henrique Monteiro – CDS - Presidente da Comissão Politica Distrital
7ª - Manuel Felício – Bispo da Guarda
8ª – Intervalo
9ª – Joaquim Carreira – PS - Vereador da Câmara da Guarda
10ª – Carlos Pinto – PSD – Ex-Presidente da Câmara da Covilhã
Pergunta da semana - ??????????? Quem será o próximo candidato a entrevistado? E será o Candidato a qualquer coisa?

sábado, 21 de janeiro de 2017

Hotel Turismo da Guarda

Sobre a situação do Hotel Turismo da Guarda, finalmente o PS da Guarda acordou e emitiu um comunicado:
“A concelhia do PS da Guarda emitiu um comunicado para contestar o facto do presidente da Câmara não ter exigido ao anterior Governo, liderado por Pedro Passos Coelho, a reabertura do Hotel Turismo, com o projecto inicial que tinha sido assinado entre a Câmara e o Governo. Os socialistas reagem assim às declarações de Álvaro Amaro que, na semana passada, afirmou que ou o Governo faz o projeto inicial (Hotel de Charme e Hotel Escola) ou abre uma terceira hasta-pública”.
“Esta semana, no Ponto por Ponto da Rádio F, o comentador residente João Pedro Borges, que também é presidente da concelhia do PS, referiu que Álvaro Amaro nunca defendeu que o Hotel Turismo fosse transformado num Hotel Escola. João Pedro Borges acrescenta que o presidente da Câmara anda a tentar confundir as pessoas, quando afirma que o Partido Socialista está a fazer bloqueio em relação à reabertura do Hotel. O líder da concelhia do PS defende a criação do Hotel escola e é da opinião de que ao Governo não lhe interessa ter um imóvel fechado”.
“Os socialistas da Guarda, emitiram um comunicado para contestar o estado em que ainda se encontra o Hotel Turismo e criticam a postura do presidente da Câmara da Guarda, por não saber resolver o processo, nem ter exercido poder de influência quando o Governo era liderado por Pedro Passos Coelho”.
(In Radio F, on-line)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A Comunicação Social já foi “O Quarto Poder”

A Comunicação Social já foi “O Quarto Poder” e agora o que é? Além de muitas coisas dizem que “Dorme com o Poder”
Respigos do Congresso dos Jornalistas:
“A precariedade no jornalismo, a qualidade da informação na era do imediatismo e o contra-senso de haver uma audiência cada vez maior e que cada vez menos valoriza o trabalho dos jornalistas foram alguns dos temas em debate no segundo dia do 4.º Congresso dos Jornalistas, que decorre até domingo em Lisboa”
“A afirmação e a pergunta que titulam este artigo foram proferidas pela presidente do Sindicato dos Jornalistas. No fim de uma série de comunicações que antecedeu o primeiro painel de debate do 4.º Congresso dos Jornalistas, vários membros da direção do Sindicato subiram ao palco para dar voz ao testemunho de 11 jornalistas que, por temerem represálias, preferiram não assumir publicamente, perante os colegas de profissão, os problemas que enfrentaram. "Hoje, há medo nas redações. Ou alguém tem dúvidas?”
“Para trás ficava o relato de quem cedeu a chantagens de chefes, de quem foi despedido por ter um vínculo precário e não querer esconder-se de uma inspeção da ACT na redação, de quem tem funções de chefia há dez anos e é pago a recibos verdes, de quem se viu forçado a desistir da profissão por não conseguir sobreviver com um ordenado de 500 euros, de quem é estagiário anos e anos”.
Nota final: Aprovada uma moção para que se boicotem as conferências de imprensa sem perguntas. Chegaram a este ponto de subserviência ou de medo da chefia e não vai ser fácil libertarem-se. Veremos a primeira conferência, para ajuizar.
Nota 1: O que deve fazer um órgão de Comunicação Social quando o Presidente de um órgão público democraticamente eleito lhe diz: Se disseres bem de mim e da cidade coloco publicidade no teu órgão, se não, acabou-se a publicidade. Deve ir ao beija-mão e fazer meia culpa? Deve seguir a sua linha editorial, se a tiver? Queixa-se aos diversos órgãos de soberania e regulação? Dá uma no cravo e outra na ferradura, até passar a tempestade?
Nota 2: Sou leitor do jornal o Público desde o primeiro número. Via-se alguma degradação a cada ano que passava, com altos e baixos. Entrou novo director e as coisas parece que o jornal vai perder qualidade, e os jornalistas à esquerda do director estão a ser dispensados. Ordens do Dono ou ordens do director?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Diálogos “rotundeiros” e locomotores

Locomotiva 1505 que a CP vai alugar aos Munícipes da Guarda
O que se transcreve está escrito na Comunicação Social e refere-se à locomotiva que irá ornamentar a rotunda do Parque Urbano, a ordem das declarações foi feita a meu gosto.
(AA - Presidente da Câmara. JC - Vereador da Oposição)
AA – A locomotiva faz jus à história do passado da Guarda e para que continue a ter uma história com futuro
JC - Há aqui um rasto que anda muito próximo dos 1,5 milhões de euros em arranjos urbanísticos de rotundas e estátuas.
AA - Como se pode votar contra um projeto que ajuda a requalificar uma zona importante da cidade e que a torna mais atrativa?
JC - Gostaríamos de ver este dinheiro investido num pavilhão multiusos ou numa ciclovia
AA - O voto contra da oposição deixa-me de boca aberta e perplexo
JC - Esta não é a prioridade da Guarda.
AA - A locomotiva virá para Guarda através de um contrato de cedência por parte da CP. Primeiramente durante 10 anos e depois renovável a cada cinco
JC - Não será um processo barato nem simples, 438 mil euros serão só para colocar a máquina no local
AA – Nós vamos fazer um seguro para a máquina, responsabilizar-se por eventuais despesas de manutenção e assegurar o transporte desde o Barreiro, onde se encontra a locomotiva.
JC - Uma loucura completa
AA - Garanto que o município já tem quase garantido 85 por cento de financiamento.
JC - Continuo a não entender os gastos de um executivo em recuperação económica e que usa sempre o argumento de que a Câmara só gasta 15 por cento.
AA – Há lá melhor coisa do que estacionar naquela grande rotunda uma grande locomotiva com financiamento quase garantido?
JC – Melhor para uma cidade que perde investimento e não sabe captar investimento?
AA – E vota-se contra isto?
JC - Com esta serão seis rotundas ornamentadas, apetece perguntar qual será a próxima rotunda?
AA – Prometemos ornamentar sete rotundas, falta uma, talvez a da Dorna.
AO, que sou eu – Será que a CCDRC está a aprovar ornamentos para rotundas, ou com o argumento que se requalifica uma zona requalificada, coloca-se o ornamento? 

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Centro Educativo Do Mondego

A classe política da Guarda, e a Comunicação social também, acordaram com a notícia de que o Centro Educativo do Mondego (antigamente conhecido como reformatório) vai fechar em breve.
Moções, artigos de opinião, conferências de imprensa, tudo serviu para chamar a atenção do Centro que ia fechar.
Argumentos mais usados, o despovoamento do interior e mais um serviço que acaba.
Por não estar dentro do assunto só venho lembrar umas coisinhas.
1 – O Centro Educativo do Mondego sempre foi mal amado. Os jovens, mesmo estando em reabilitação, viviam quase num gueto.
2 – As relações com a cidade eram sempre pelo pior quando os rapazes saiam do centro e desapareciam, era o terror na cidade e arredores
3 – Muito poucas associações colaboravam com o Centro e raramente eles conviviam.
4 – Tive oportunidade de jogar andebol e fazer algumas marchas, com os rapazes da instituição, mas as relações eram sempre distantes e com os vigilantes em permanente atenção.
5 – Não sei como são agora as relações com as aldeias junto ao Centro, na altura também muito más.
6 – Não faço ideia se o convívio com a sociedade em liberdade se alteraram profundamente pois apenas me recordo de haver uma exposição de fotografia no Paço da Cultura.
7 – A mim agrada-me o projecto de requalificar o Centro e a quinta onde está inserido, numa prisão aberta, sobretudo para maiores de 65 anos, que estão nas prisões comuns e que não têm possibilidade de ter regime aberto e inclusive trabalhar no exterior.
8 – Não sei se toda esta agitação tem a ver com o futuro dos funcionários actuais e que poderão não ser no futuro.
9 – Ou a campanha para as eleições autárquicas já começou?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A História através da toponímia

No deambular pela aldeia histórica de Castelo Mendo deparei-me com a Rua do Corro a desembocar no Largo da Praça.
Se Largo da Praça pode ser de fácil interpretação já para Rua do Corro, o meu vocabulário não era suficiente para fazer a interpretação.
O recurso aos dicionários deu isto:
Corro: Reunião de pessoas em círculo. Corrilho. Arena. Circo.
Praça: Espaço circular destinado a espectáculos. Mercado público.
Dá para uma interpretação imediata, mas para interpretar com rigor, era necessário fazer perguntas. Mas a quem? A terra está sem gente e é uma pena. 10 casas habitadas, ouvi dizer.
Nota 1: Andou em discussão e votação pública os projectos das novas placas toponímicas para a Guarda. Quem sabe os resultados?
Se aprovado, este projecto levará à retirada de todas as placas actuais, independentemente do seu valor histórico, ora isso poderá ser um atentado à história da Guarda.
Nota 2: Outro atentado é retirar da toponímia da cidade os nomes primitivos, colocando apenas os actuais. Muita história se irá perder. Quem se lembrará, daqui a uns anos, que existia um largo dos correios, um largo do cinema ou um largo das camionetas, entre muitos outros? 

domingo, 15 de janeiro de 2017

Dia de Santo Amaro

São Bento - Sanxenxo - Pontevedra
Por P.Lameiro - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0,
 
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25565587
Hoje, Domingo, 15 de Janeiro é o Segundo dia do Tempo Comum, tempo entre o Baptismo de Jesus e a Quaresma. Neste Domingo também se comemora o Santo Amaro.
Santo Amaro nasceu em Roma no século VI. De origem patrícia, era filho do senador romano Eutichio.
Com apenas doze anos de idade sai de Roma e os pais, entregam-no aos cuidados de São Bento, para que ali termine a sua formação.
Verificando-lhe elevadas qualidades, corresponde de tal modo às expectativas do seu mestre, que se torna o seu homem de confiança e em pouco espaço de tempo, vai sendo encarado pelos outros como um exemplo a seguir. São Bento escolhe-o para trabalhar na escola de jovens.
São Gregório exaltou-o por se ter distinguido no amor, na oração e no silêncio, foi recompensado pela sua obediência andando sobre as águas.
Conta-se que certa vez um colega seu, estava a afogar-se longe de todos, São Bento teve a visão do perigo e pediu a Amaro que fosse salvar o irmão religioso. Obediente, Amaro sem hesitar, correu e andou sobre as águas sem se afundar, agarrou Plácido pelos cabelos e trouxe-o para a margem.
As suas principais virtudes: casto, humilde, caridoso e obediente à Regra
É invocado na cura de certas doenças; gripe, reumatismo, rouquidão, dor de cabeça e paralisia. É padroeiro dos transportadores.
A sua imagem representa-o com algumas variantes: habitualmente vestido com hábito e capuz e com os Estatutos da Ordem e por vezes com uma pequena balança para pesar a comida dos religiosos,
Por vezes, é representado com uma muleta que alude ao seu patrocínio em favor dos que sofrem de males dos ossos ou de gota.
Um dia escalou uma montanha, e Amaro viu um castelo precioso, de cujas torres saíam grandes rios.
Em frente havia um grande campo verde, com um pavilhão de cristal coberto de pedras preciosas.
No seu interior, toda a tristeza se convertia em alegria. Quis o santo passar pela porta do castelo, mas impediu-o um porteiro; só podia ver o interior do castelo a partir do portão.
Ao longe, Amaro viu a paisagem característica do Paraíso Terreno. Os pássaros cantavam tão melodiosamente, que o encanto de suas vozes fazia com que mil anos se passassem como se fossem um só dia.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Voltar à rotunda da locomotiva

Parece que as informações na Guarda e no que respeita à Câmara são feitas a conta-gotas e por vezes de forma deturpada. Voluntária ou involuntariamente não sei.
A história da futura rotunda do locomotivo vai ter muito que contar.
Afinal a câmara não vai gastar quase meio milhão de euros para comprar a locomotiva. Vai gastar este dinheiro para alugar a locomotiva, sim alugar a locomotiva, por 10 anos e renovável de 5 em 5 anos.
Vai ter que pagar transportes de ida e volta se necessário, seguros por dezenas de anos, manutenção enquanto a locomotiva estiver na rotunda.
Esta parece ser a versão oficial da rotunda da locomotiva.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A Câmara e a política ambiental

Na página oficial da câmara
http://www.mun-guarda.pt/Portal/conteudo.aspx?SS=conteudos&Lista=Est%C3%A1ticos&ID=24
apresentam-se algumas das políticas ambientais do Município.
O que me estranha não são as políticas, tipo igual em todo o lado, é a fotografia que é apresentada.
Se não estou em erro a fotografia mostra um pequeno lago na mata classificada do Hospital Sousa Martins, que segundo julgo pertence ao Ministério da Saúde, ou será que sem os Guardenses saberem aquela área já foi trespassada.
Se a fotografia não é do Parque da Saúde desde já peço as minas descultas e retificarei este comentário.
Nota: Na página oficial indicada aparece o plano de arborização da avenida de Salamanca. Com ou sem intenção o plano está ilegível.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Informação e contrainformação sobre a ULS - Guarda

A informação noticiosa diz:
1 - O PS quer substituir a Administração da ULS – Unidade Local de Saúde
2 – A Semana 2 de 2017 é decisiva. Uma grande comitiva com o presidente da federação distrital do PS, os dois deputados e eventualmente outros dirigentes socialistas vão reunir-se com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes,
3 – Os dirigentes locais têm-se desdobrado em contactos, tentando avaliar disponibilidades e medir opiniões.
4 – Os nomes mais falados para o Conselho de Administração: Fernando Girão, Isabel Coelho, Raul Amaral, António Mendes, Vítor Santos, Lurdes Saavedra, António Carlos Santos e António Monteirinho
5 – Com a aproximação das comemorações dos 110 anos o PS teme que o Presidente da Câmara aproveite a efeméride para realizar uma grande festa de comemoração, estamos quase em vésperas de eleições.
A Contrainformação PS diz:
Não estão previstas reuniões com o Ministro da Saúde. Há sugestões de nomes, mas nada vai acontecer. Um ano passa depressa e as pessoas sabem esperar.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A Rotunda do Parque Urbano vai ser ornamentada

A Câmara da Guarda comprou a locomotiva diesel número 1505 de 1948 para ornamentar a Rotunda do Parque Urbano do Rio Diz.
A CP deve estar a esfregar as mãos de contente. Tinha lá esta espécie a enferrujar e vai arrecadar uns quantos euros.
Este ornamento vai custar 435 mil euros com IVA incluído
Nota para a história 1: Segundo notícia a aguardar confirmação este ornamento vai criar 4 postos de trabalho. 2 Maquinistas e 2 Ajudantes de Maquinista. Pois a rotunda ornamentada vai ser incluída nos serviços educativos e estará a funcionar para os alunos das escolas da Guarda e do País.
Nota para a história 2 – O Presidente da Câmara diz que a colocação da locomotiva tem a ver com a história da cidade. Deve ser um pequeno equívoco, com a história da cidade seria se lá colocasse um Renault 4, a fábrica é mais perto do que a estação.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A ronda do Diabo

Passos Coelho “inconseguiu” os seus objectivos. O Diabo não chegou, os Reis Magos já se foram e a banda continua a tocar. Nem sequer conquistou Cristas que vai seguindo o seu caminho, quando decidiu fechar o Portas.
Marcelo “descrispou” a sociedade civil e Costa vai comandando a geringonça, ainda sem furos, mesmo com o delírio reformista da Catarina, suas muchachas e com o muchacho Louçã. Jerónimo, calmamente vai fazendo ouvir a sua voz e levar a água ao moinho, talvez de vento.
Como vai ser 2017?
O dólar está nas mãos de Trump e o Euro está nas mãos dos especuladores, a máquina do Dragui está sem manutenção e a qualquer momento desconstrói-se e deixa de fazer dinheiro.
Putin vai tendo muitos filhos adoptivos e até dizem que Trump lhe pertence. O mundo pode entrar em convulsão.
Ainda vamos assistir à invasão dos Estados Unidos, país de alguns ricos, pelos sem côdea dos mexicanos, quando a factura do muro chegar à capital mexicana.
No final do ano as guerras serão as mesmas e Santo António Guterres não fez milagres.
Em Coimbra já se prepara uma coligação PSD/CDS e até pode acontecer que nem Rainha Santa Isabel lhes vai valer, até porque o Machado de Coimbra já encomendou um Anjo da Guarda ao autor do Anjo da Guarda, da Guarda, para colocar numa rotunda que não é redonda mas é oval.
E a banda não pára de tocar, raio da banda que não se cala.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Preservação do património religioso

Diocese da Guarda vai promover formação sobre preservação do património religioso
No dia 14 de janeiro, no Museu de Arte Sacra
 “O Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda vai levar a cabo no dia 14 de janeiro uma ação de formação sobre “como preservar e salvaguardar o património cultural da Igreja”.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, Joana Pereira, coordenadora daquele organismo, explica que a iniciativa vai decorrer no Museu de Arte Sacra da Guarda, entre as 10h00 e as 17h00, sob orientação da técnica Vera Duarte, especialista na área da conservação e restauro.
Esta ação de formação destina-se a “sensibilizar” os participantes “para os problemas de conservação do património cultural da igreja” e a “promover o conhecimento de conceitos relacionados com a preservação do património”.
Na origem deste projeto, da Diocese da Guarda, está também a vontade em “contribuir para o reconhecimento da necessidade de envolvimento da comunidade para a manutenção e salvaguarda do património da igreja”.
E ainda “dar a conhecer os fatores de degradação e de risco a que o património está sujeito”, assegurando a passagem “de métodos e medidas de prevenção” que aumentem o “tempo de vida dos objetos culturais”.
A formação é direcionada especialmente para sacerdotes e párocos, membros de comissões fabriqueiras das paróquias, zeladores, religiosos e outros agentes ligados à Igreja Católica”.
Agência Eclésia 06 de Janeiro de 2017, às 13:20

domingo, 8 de janeiro de 2017

Adjudicações directas do mês de Dezembro de 2016

Mapa das adjudicações directas do mês de Dezembro de 2016
Ficámos a saber que a noite de fim de ano custou mais de 150 mil Euros sem IVA e ainda não está tudo. Champanhe e fogo-de-artifício ainda não apareceram nas contas.
Ficámos também a saber que o Arquiteto Veloso vai fazer um projecto para ligar o edifício do Café Concerto/Galeria de Arte ao edifício do Teatro Municipal. Obra para custar 200 mil?

sábado, 7 de janeiro de 2017

Voluntariado na Guarda

Escrito por Jornal A Guarda. Colocado em Guarda
"O grupo de Voluntários da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda prestou um total de 9.466 horas de voluntariado entre Janeiro e o final do mês de Novembro”.
“O Voluntariado para a Saúde no Hospital Sousa Martins, disponibilizou um total de 2.014 horas de voluntariado ao Serviço de Ortopedia, seguido do Serviço de Medicina com 1.104 horas de voluntariado prestado. Também os Serviços de Cirurgia e de Consultas Externas tiveram grande apoio por parte do grupo de Voluntariado, tendo este prestado um total de 520 horas ao Serviço de Cirurgia e 574 horas ao Serviço de Consultas Externas. No Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, a Liga de Amigos do Hospital doou aos utentes daquela unidade de saúde um total de 5.254 horas”.
“A ULS da Guarda agradece penhoradamente o gesto dos voluntários que prestam serviço no Hospital Sousa Martins e no Hospital Nossa Senhora da Assunção”.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Batota, não disse ele, batota disse o outro

Álvaro Amaro presidente dos autarcas sociais-democratas
MÁRIO CRUZ/LUSA
A notícia principal:
"O Governo vai transferir 78,7 milhões de euros em juros de mora relativos aos últimos 12 anos de pagamento do IMI e IMT", já que, de acordo com o mesmo "se os impostos são municipais, os juros relativos ao seu pagamento também são receitas municipais, pelo que as câmaras vão agora receber essas verbas".
Mesmo sabendo que o PS tem a maioria das Câmaras do País, O Presidente dos Autarcas PSD não veio a terreiro dizer que foi batota e que há protecção das câmaras do PS.
E a Câmara da Guarda o que vai receber?
A Câmara Municipal da Guarda vai receber 155.116,20 euros. Já dá para a nova Rotunda de Maçainhas.
Batota, não disse ele. E também disse que a distribuição de dinheiro era “política à moda antiga”. Tem razão ainda nos lembramos dos governos antigo de Cavaco Silva. Distribuir pelos amigos.
Última hora: Marco António Costa veio dizer que tudo isto é batota pré-eleitoral e que muito mais batotas vão surgir. Também será à moda do Marco ou à moda do Cavaco?

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Cavalgada de Reis

Aí estão os Reis Magos e a charanga cá da terra, a caminho do centro da Cidade para cantar as Janeiras, no grande espectáculo comunitário do Teatro Municipal, saindo da Porta do Oriente.
Nota: Será desta que será formada na cidade a tão ansiada charanga?
Já não sei se foi o Presidente da Câmara que queria que o Centro Cultural formasse ou charanga ou o contrário.
Que houve intenções ou seria promessas, lá isso houve.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Auditoria do Tribunal de Contas na ULS da Guarda

O Tribunal de Contas auditou sete hospitais públicos e nessa monitorização verificou que entre 2013 e 2014 houve 85 contratos que deviam ter sido submetidos ao tribunal para obtenção de visto prévio mas não foram. Em causa estão procedimentos que implicaram uma despesa em torno dos 100 milhões de euros. Presidentes das entidades em causa podem ser multados
Na ULS - Unidade Local de Saúde da Guarda o Tribunal de Contas detectou no período 2013/2014, 6 contratos no valor de 5,8 milhões de Euros que não foram submetidos à fiscalização prévia do Tribunal de Contas

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Os Orçamentos Participativos na Guarda

Afinal o que é o orçamento participativo?
É um processo de participação dos cidadãos na tomada de decisão sobre os investimentos públicos municipais.
Quais são os princípios básicos do orçamento participativo?
O OP assenta em três princípios básicos:
Participação aberta dos cidadãos, sem discriminação positiva às organizações comunitárias;
Articulação entre a democracia representativa e directa, que confere aos participantes um papel essencial na definição das regras do processo;
Definição das prioridades de investimento público processada de acordo com critérios técnicos, financeiros e outros de carácter mais geral, que se prendem, sobretudo, com as necessidades sentidas pelas pessoas.
E o que se passou na Guarda?
No ano de 2015 o Presidente da Câmara chamou as Associações de Estudantes e criaram um monstrinho para carregar telemóveis que nunca funcionou
No ano de 2016 o Presidente da Câmara escolheu três projectos que tinha em carteira, ecuperação da Dorna, recuperação do Bar do Parque Municipal e Recuperar capela do Solar dos Póvoas, estes dois últimos para entregar a associações.
O que é que aconteceu? Postos à votação ganhou a requalificação do Chafariz da Dorna, que ainda não avançou porque foi incluído num grande projecto de recuperação daquela zona.
E para 2017? Ainda nada foi anunciado, e dado que o orçamento da câmara para 2017 já foi aprovado, não se prevê Orçamento Participativo.
A Democracia na Guarda tem destas coisas. Nem participação, nem discussão.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Prémios Sol da Guarda 2016

Este ano o “Sol da Guarda” decidiu atribuir medalhas a quem mais se distinguiu pelo Concelho da Guarda
Sol de Platina – Director do Museu da Guarda
Chegou, viu e venceu. Com um evento de qualidade duvidosa, trouxe à Guarda vários batalhões de espanhóis, e mais meia dúzia de não ibéricos, para parecer um acontecimento cosmopolita, e que pôs de boca aberta uns quantos Guardenses.
Sol de Ouro – Presidente da Câmara da Guarda
Por ter conseguido convencer a CCDRC e a Europa que alugar tendas contribuiu decisivamente para o relançar da economia. Os fundos acabam em 2020 e a partir de aí já não há dinheiro europeu para alugar tendas. Recordam-se do Festival de Sopas de Gouveia? Acabou o dinheiro europeu, acabaram as sopas na Câmara. Isso é futuro e neste caso, futuro não é só Deus que sabe.
Pela espada que colocou sobre as nossas cabeças, esperando que as grandes revelações, que um dia fará, nos aniquilem.
Sol de Prata – Deputados eleitos pelo Distrito
Pelo empenhamento demonstrado na defesa intransigente dos direitos da Guarda e do seu Distrito, como é exemplo aquela coisa sem utilidade que foi para o Hospital de Viseu e não para o hospital da Guarda.
Sol de Bronze – Às forças de bloqueio
Às forças de bloqueio pelo trabalho que desenvolveram em defesa do Hotel Turismo, pela abertura da Pousada da Juventude, pelo leilão do Estádio do Mileu, pela árvores e outros bloqueios.
Sol de Lata – PS da Guarda
Pela coesão militante, pela estratégia de oposição na Câmara e Assembleia, pela paz conseguida no Concelho e no Distrito.
Sol de Cortiça – Ao Conselho de Administração da ULS – HSM
Por todo o bem que fizeram nas fugas do hélio, nas fugas de radiações, nas fugas de informação e finalmente no licenciamento dos serviços de imagiologia.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Batota, disse ele

Álvaro Amaro presidente dos autarcas sociais-democratas
MÁRIO CRUZ/LUSA
O Presidente dos autarcas do PSD defende que transferência antecipada de meio milhão de euros do Governo a quatro câmaras do PS "pode indicar batotas eleitorais”.
O PSD está contra aquilo que considera ser um “indício de batota eleitoral” e quer que o Governo se “retrate”
. Em causa está a decisão do Governo, noticiada ontem pelo jornal Expresso, de pagar antecipadamente 574 mil euros a quatro autarquias socialistas (Proença-a-Nova, Arruda dos Vinhos, São Pedro do Sul e Penamacor) para comparticipação de obras.
Para os sociais-democratas, é “um atentado no domínio da gestão dos dinheiros públicos” e “um absurdo no domínio dos valores da isenção e transparência”.
Segundo o autarca da Guarda, a questão não se prende tanto com o facto de serem autarquias socialistas, porque, diz, o problema mantinha-se se fossem de outra cor partidária, mas sim com uma questão de “valores”. “A Associação Nacional de Municípios sempre foi contra este tipo de acordos porque são sempre uma forma de discriminação”
“Não pode haver exceções a três dias de acabar o ano”, defende, acrescentando que “a figura do adiantamento não existe nas regras comunitárias”.
Para Álvaro Amaro trata-se de “política à moda antiga”, que se agrava por estarmos em vésperas de ano eleitoral. “É um indício perigoso de que pode haver batotas eleitorais”