segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Preservação do património religioso

Diocese da Guarda vai promover formação sobre preservação do património religioso
No dia 14 de janeiro, no Museu de Arte Sacra
 “O Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda vai levar a cabo no dia 14 de janeiro uma ação de formação sobre “como preservar e salvaguardar o património cultural da Igreja”.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, Joana Pereira, coordenadora daquele organismo, explica que a iniciativa vai decorrer no Museu de Arte Sacra da Guarda, entre as 10h00 e as 17h00, sob orientação da técnica Vera Duarte, especialista na área da conservação e restauro.
Esta ação de formação destina-se a “sensibilizar” os participantes “para os problemas de conservação do património cultural da igreja” e a “promover o conhecimento de conceitos relacionados com a preservação do património”.
Na origem deste projeto, da Diocese da Guarda, está também a vontade em “contribuir para o reconhecimento da necessidade de envolvimento da comunidade para a manutenção e salvaguarda do património da igreja”.
E ainda “dar a conhecer os fatores de degradação e de risco a que o património está sujeito”, assegurando a passagem “de métodos e medidas de prevenção” que aumentem o “tempo de vida dos objetos culturais”.
A formação é direcionada especialmente para sacerdotes e párocos, membros de comissões fabriqueiras das paróquias, zeladores, religiosos e outros agentes ligados à Igreja Católica”.
Agência Eclésia 06 de Janeiro de 2017, às 13:20

Sem comentários:

Enviar um comentário