domingo, 15 de janeiro de 2017

Dia de Santo Amaro

São Bento - Sanxenxo - Pontevedra
Por P.Lameiro - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0,
 
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25565587
Hoje, Domingo, 15 de Janeiro é o Segundo dia do Tempo Comum, tempo entre o Baptismo de Jesus e a Quaresma. Neste Domingo também se comemora o Santo Amaro.
Santo Amaro nasceu em Roma no século VI. De origem patrícia, era filho do senador romano Eutichio.
Com apenas doze anos de idade sai de Roma e os pais, entregam-no aos cuidados de São Bento, para que ali termine a sua formação.
Verificando-lhe elevadas qualidades, corresponde de tal modo às expectativas do seu mestre, que se torna o seu homem de confiança e em pouco espaço de tempo, vai sendo encarado pelos outros como um exemplo a seguir. São Bento escolhe-o para trabalhar na escola de jovens.
São Gregório exaltou-o por se ter distinguido no amor, na oração e no silêncio, foi recompensado pela sua obediência andando sobre as águas.
Conta-se que certa vez um colega seu, estava a afogar-se longe de todos, São Bento teve a visão do perigo e pediu a Amaro que fosse salvar o irmão religioso. Obediente, Amaro sem hesitar, correu e andou sobre as águas sem se afundar, agarrou Plácido pelos cabelos e trouxe-o para a margem.
As suas principais virtudes: casto, humilde, caridoso e obediente à Regra
É invocado na cura de certas doenças; gripe, reumatismo, rouquidão, dor de cabeça e paralisia. É padroeiro dos transportadores.
A sua imagem representa-o com algumas variantes: habitualmente vestido com hábito e capuz e com os Estatutos da Ordem e por vezes com uma pequena balança para pesar a comida dos religiosos,
Por vezes, é representado com uma muleta que alude ao seu patrocínio em favor dos que sofrem de males dos ossos ou de gota.
Um dia escalou uma montanha, e Amaro viu um castelo precioso, de cujas torres saíam grandes rios.
Em frente havia um grande campo verde, com um pavilhão de cristal coberto de pedras preciosas.
No seu interior, toda a tristeza se convertia em alegria. Quis o santo passar pela porta do castelo, mas impediu-o um porteiro; só podia ver o interior do castelo a partir do portão.
Ao longe, Amaro viu a paisagem característica do Paraíso Terreno. Os pássaros cantavam tão melodiosamente, que o encanto de suas vozes fazia com que mil anos se passassem como se fossem um só dia.

1 comentário:

  1. Santo Amaro do curral!!!! Vide site da freguesia de Cerdeira do Côa....

    ResponderEliminar