sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O meu “Balanxo 2012” para o Café Mondego

Este é o meu “Balanxo” 2012 já publicado no “Café Mondego”

Dedico este “balanxo” aos políticos locais e nacionais que pensam que a história de Portugal começa com eles. Antes deles aparecerem era o caos. Aos políticos nacionais e alguns locais que desistiram da Guarda.
Fazer “balanxo” em tempos de crise é tão difícil como fazer “balanxos” em tempos de vacas gordas. No primeiro há tão pouca coisa para dizer que quase não vale a pena escrever, no segundo há tanta coisa para dizer que não se escreve porque é perder tempo.
Mesmo assim vou tentar “balanxar”
Política e Comunicação Social
Vitória estrondosa de José Abano nas primárias para a Câmara da Guarda, deu, manobrou, manipulou, baralhou, voltou a dar, voltou a baralhar e ganhou
O 15 de Setembro foi o grito de socorro dado pelos Portugueses antes de morrerem afogados.
Os Guardenses continuam desmobilizados e só se unem nas críticas e na má-língua.
A RTP, pública, esqueceu-se que da Guarda, as TVs privadas, aparecem pela negativa. A Comunicação Social local continua passiva.
Cultura e Turismo
Continua bem e recomenda-se na Guarda, até quando, não se sabe. Cidade segura, estacionamento fácil. Pequenos vândalos dos copos.
O TMG como difusor dos grandes espetáculos. A BMEL com plataforma de apresentação de dezenas de livros. Visitas encenadas. Julgamento do Galo. Aquilo, Ganbuzinos e Pleobardos
Economia e Saúde
Coficab muito bem. “Gonçalves e Gonçalves” terminou sem glória. O Hotel para esquecer. A vergonha da ULS e Hospital. Portagens.
Educação e Ciência
Rui Costa, o Cientista a representar todos os que não menciono. IPG apesar de tudo. Ensiguarda, embora custe a muitos.
Solidariedade Social
As Associações, IPSS estão bem e recomendam-se.
Exportações
A balança de pagamentos está quase equilibrada. Para isso contribuiu decisivamente a exportação de 75 mil jovens altamente qualificados, que não conseguem sobreviver em Portugal.

3 comentários:

  1. O meu balanço:
    Política e Comunicação Social – José Albano?! Quem é este figurão? Que feitos estão associados ao seu nome? O que é que a Guarda ganhou em ter este senhor à frente... de quê precisamente?! Com estes representantes... esqueçam, neste ponto não balançamos, afundamos.
    Cultura – Reconheço a minha grande ignorância nesta área. Convivo com as notícias do Blog Café Mondego mas parece-me que há um imenso caminho a percorrer. Onde estão os grupos de teatro escolares, de outros tempos, onde estão os grupos musicais, ... Retrocedemos!
    Turismo – Estacionamento fácil?! Onde? Normalmente dou duas voltas ao núcleo central da cidade para encontrar um lugar. Na praça Velha não se pode ( é ali que fica o gabinete de turismo), logo... Cidade segura? Tem a certeza?!
    Economia – A Coficab muito bem. Excelente! O resto morreu porque a ganância é o que é. Portagens – não sou totalmente contra. Sou contra o custo exagerado das mesmas. Estamos num país onde (quase) ninguém paga, nem trabalha e ainda os sustentamos.
    Saúde – É pena que nem todos os profissionais demonstrem grande disponibilidade para trabalhar a 100% todos os dias. Sempre que vou às urgências questiono-me sobre este assunto.
    Educação e Ciência-É muito importante fazer-se uma reflexão sobre as outras escolas da cidade e o trabalho que desenvolvem. Será que não é muito maior e melhor que a que refere (Ensiguarda)? Tenho a certeza que sim!
    Solidariedade Social - As Associações, IPSS estão bem e recomendam-se (Será?! Já se questionou sobre o valor das importância que estas associações recebem por cada idoso ( será isto solidariedade).
    Desporto
    Um enorme deserto... há quantos anos não há um atleta da guarda na selecção nacional de futebol. Porquê se há tantas escolinhas?!
    E as outras modalidades, onde andam as equipas seniores? Quem aproveita as ofertas do trabalho do desporto escolar das escolas? Ninguém!

    ResponderEliminar
  2. Caro António Silva
    Há algumas afirmações com as quais não concordo,
    O estacionamento na Guarda é fácil. Eu não tenho tido problemas, quer a pagar quer grátis. No TMG e no VIVACi há sempre lugares disponíveis. à superfície a pagar há quase sempre. De graça tem toda a zona do Bonfim e Mercado Municipal, não falando na zona da Torre de Menagem.
    Em Segurança a Guarda é das cidades mais seguras do País.
    Ã Ecola pública até ao 12º Ano não está mal. Esqueci-me de mencionar a grande qualidade do Conservatório de Música S. José da SCMG.
    Desporto pratica-se muito e isso é o mais importante, se não há viveiri de grandes profissionais é outea questão.
    Lamento que não seja "cliente" do TMG, pois é do melhor que se faz no País.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Gostei do balanço que fez.No entanto no que diz respeito às IPSS elas trabalham bem, com muitos sacrifícios dos seus dirigentes e colaboradores (as), contudo e sobretudo as de menor dimensão não são acarinhadas.Tenho a certeza, e sei do que estou a falar, alguns apoios são dados pelo cariz político e não pelas reais necessidades das instituições.

    ResponderEliminar