sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Também há boas notícias?

Notícia 1 - Câmara da Guarda vende mais 11 lotes na plataforma logística
Seis empresas vão instalar-se na terceira fase de expansão da PLIE, num investimento da ordem dos 5 milhões de euros que permitirá criar 64 postos de trabalho
Na reunião quinzenal do executivo, deliberou por unanimidade alienar onze lotes de terreno situados na terceira fase de expansão da PLIE
As empresas operam nas áreas da logística, manutenção e transformação e os lotes foram alienados após uma hasta pública.
Comentário: Continuamos a não ser informados sobre quais, quem e origem dos investidores
Notícia 2 – A empresa de renovação urbana
O Vereador do PS sugeriu a criação de equipas multidisciplinares com técnicos da autarquia para gerir os processos de regeneração urbana e da habitação. Seria «a melhor solução» para intervir nesta área e de forma «mais rápida». Não é necessária a criação da empresa municipal Guarda Viva – Renovação Urbana e Gestão do Património Edificado.
O presidente desvalorizou a sugestão, dizendo que «ato de contrição» do PS pelo chumbo da empresa municipal: É para tapar o sol com a peneira. Não preciso que me ensinem a governar a Câmara da Guarda. A nossa estratégia era que a empresa começasse a funcionar. ESta proposta da oposição é brincar às sugestões.
Notícia 3 - Pocariça
O executivo a aprovou a abertura de um novo procedimento para a requalificação da estrada da Pocariça, com um valor mais elevado, da ordem dos 1,1 milhões de euros.
Comentário: Continuo a não saber se a estrada da Pocariça é a Rua Tiago Gonçalves.
Notícia 4 – Expropriações no Vale de Cabroeiro
 Foi publicada na sexta-feira, em “Diário da República” a Declaração de Utilidade Pública com caráter urgente para expropriação dos terrenos necessários à execução da empreitada da Rede Viária de Regeneração e Mobilidade Urbana do Vale do Cabroeiro.
Este formalismo permite acelerar a disponibilização das parcelas em causa e também evitar entraves administrativos ou judiciais ao início dos trabalhos. Já se perdeu demasiado tempo com o chumbo da oposição ao empréstimo que queríamos contrair para esta obra
 O Presidente escusou-se a comentar o preço de 3 euros por metro quadrado que está a ser proposto aos proprietários que não chegaram a acordo com o município.
Comentário: 3 Euros o m2?
Notícia 5 – Andar para onde?
O Presidente anunciou que começam finalmente a andar os projetos das variantes da Sequeira e dos Galegos no âmbito de um novo plano de supressão de passagens de nível a levar a cabo pela Infraestruturas de Portugal.
Comentário: Já andaram tantas vezes, que com tanto andamento, ainda vão andar com bengalinhas, mas se nada alterar, haverá uma variante e uma passagem superior. AS dua não estavam equacionadas. O que alterou?

46 comentários:

  1. Aparentemente, as notícias até são boas, mas perante a falta de informação e transparência, vemos de pensar que se trata mais do mesmo: propaganda que apenas visa a vitimização e fazer chantagem para ver se aprovam 17 milhões de empréstimos. Tal como um particular, por exemplo, ao contrair um empréstimo para construir uma casa, o banco exige-lhe projetos, qualidade e avalia se a obra justifica o dinheiro pedido, procura garantias. Da mesma forma forma deveria proceder um município para com os seus munícipes, porque nesses casos, os bancos já não são exigentes com as autarquias pois sabem, que, seja como for, os empréstimos que concedem às câmaras são sempre pagos, sem custar nada. Estratégia carpideira e conversa para boi dormir!

    ResponderEliminar
  2. Essa história das empresas é só para ter discurso político. Nota-se a milhas que é tudo pechisbeque e meia tigela... Vale o que vale...

    ResponderEliminar
  3. Ainda a estrada da Pocariça? Três orçamentos depois? Outra obra que andam a adiar, a adiar, empurrando com a barriga para cima das eleições. 4 anos de remendos e de projetos para remendos para calar temporariamente as bocas insatisfeitas e as promessas que ficaram feitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gastaram o dinheiro em festaria que não despega nem acaba, vinhaça, entremeada, sardinha, concertinas, ajustes diretos, distribuição de dinheiros a alguma associações, várias vezes; às carradas, como é que podiam fazer as obras já previstas, várias vezes? Por isso, não podem sair da estratégia da vitimização e choradeira! Basta de gente promete, promete, promete... mas nada cumpre. As únicas promessas que cumprirá serão com s tendas, barracas, festas do vinho, agentes de músicos, aluguer de palcos, ajustes diretos de tudo e mais alguma coisa. Contratação de fotógrafos e de outros profissionais que existem dentro do Município! Mas os favores e amizades têm de se pagar e, quando se gasta mal gasto, provavelmente, criminalmente mal gasto, não se faz a obra necessária e não se torna o concelho competitivo e apelativo, a não ser para produtores e vinho e empresas eventos e propaganda. A comunicação social desapareceu e foi substituída pelos velhos arautos do senhor feudal, não saímos disto!

      Eliminar
  4. A forma como este senhor destrata e despreza a oposição é assinalável. Talvez por isso tenha tanta gente contra ele. Assim é o narcisismo.

    ResponderEliminar
  5. O vereador Monteirinho esteve muito bem! A Câmara tem recursos mais que suficientes para levar a cabo a tarefa da habitação. E como se prova pela escolha dos dirigentes da empresa, a Câmara não está apostada em trazer gente competente e à prova de Bala que venha ajudar verdadeiramente e resolver os problemas da Guarda. Engenheiros, técnicos, ADMITIDOS POR CONCURSO PUBLICO,capital humano de excelência para encaixar num projeto destes era o necessário, assim como os restantes funcionários. A empresa de habitação é só mais um manancial de tachos e uma perda de tempo, de dinheiro, que redundaria num extremo fracasso, sendo a prova da pior gestão financeira possível dum território. O caminho das empresas municipais assim constituídas é só um: a sua dissolução.

    A Guarda que passou pelo PAEL, que conhece esta realidade, não pode aceitar isto de braços cruzados! Onde andam os protagonistas políticos da altura? Onde estão as pessoas que assistiram e foram afetadas por esses anos de contínua aflição? Porque não se insurgem? Porque não pedem bom senso?
    NÃO HÁ MEMÓRIA'????Esta cidade baixou os braços e aceita tudo o que lhe ponham no prato, mesmo que seja o pior dos venenos! TOCA A ACORDAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há memória! Ninguém esquece a Câmara super-endividada de 2013. Queria trocar um pneu e ninguém fiava. Claro que há memória!

      Eliminar
    2. Anónimo2 de agosto de 2024 às 14:55

      Não lhe posso responder a isso pois nunca troquei nenhum pneu à espera que a Câmara mo pagasse!

      Eliminar
    3. A Câmara já está hoje super endividada e cada vez mais pobre. Se lhe aprovarem o empréstimo para o Cabroeiro vai rebentar com tudo

      Eliminar
  6. e nesta publicação o sol já vai alto e eis que surge um novo comentário... https://www.facebook.com/photo?fbid=903968955094697&set=a.451148557043408 "Empresas já sediadas no concelho, e que irão ter uma nova relocalização.. Apenas isto! 😁😁"

    ResponderEliminar
  7. Ao que parece vamos ter uma funerária na PLIE. Nada contra as funerárias, mas nunca tivemos tão perto de fazer o funeral à Guarda.

    ResponderEliminar
  8. Empresas que vão ocupar os lotes da PLIE alienados:
    1. Funerária Duarte & Tavares, Lda.
    2. Irmãos Cairrão, Lda. (Transportes)
    3. Silviguarda - Silvicultura e Transportes, Lda.
    4. Bioplasmobot - Sociedade Unipessoal Lda (embalagens)
    5. Aluguercigrua, Lda. (assistência na estrada)
    6. Manuel Cordeiro Ferrolho, Unipessoal Lda. (comércio por grosso de leite)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então podemos concluir que são 6 empresas da Guarda. A sexta empresa já está mesmo na PLIE, pelo que deve ter comprado mais lotes. Este anúncio não passa de uma vergonhosa ação de propaganda

      Eliminar
    2. Primeiro que os jornalistas
      Primeiro do que os políticos
      Primeiro do que o Município
      Primeiro do que qualquer Facebook, Instagram ou até TocToc.
      Sol da Guarda sempre em primeira mão e na vanguarda da Guarda informação. Venho aqui todos os dias e sinto-me em 2009! Será que se for ao TMG vou encontrar uma estrutura viva, pujante e com agenda e programador?

      Eliminar
  9. Dói assim tanto ver andar a Guarda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver empresas da Guarda a mudar-se para a Guarda e serem anunciadas com o último grito da técnica? Isso dói

      Eliminar
    2. Ver a andar a Guarda para o Abismo? Ver a Guarda a ser maltratada? Ver a Guarda a ser enganada por um autarca? Ver a Guarda a ser tratada como ingénua? Ver a Guarda a vangloriar-se por projectos menores? Ver a Guarda a perder a sua centralidade enquanto capital distrital? Ver a Guarda a ser sujeita ao lápis azul? Ver a Guarda desabitada? Dói e bastante... Só não dói aos do PG que devem andar anestesiados.

      Eliminar
  10. Sobre os lotes da PLIE.
    Informação pública de Francisco Robalo
    O Município da Guarda abriu, no passado dia 25 de junho, procedimento de hasta pública para alienação de 43 lotes na Plataforma Logística.
    Sabemos agora que chegarão à Guarda 6 empresas que criarão 64 postos de trabalho, num investimento total de 5 milhões de euros.
    Cumpre esclarecer:
    1. Dos 43 lotes em hasta pública, foram apenas alienados 11?
    2. Quais são as 6 empresas que vêm para a Plataforma Logística?
    3. Quais são, concretamente, os objetos sociais dessas 6 empresas?
    4. São empresas “criadas” recentemente ou operam há muito tempo no mercado?
    5. Quanto vai investir cada uma das empresas?
    6. Quantos postos de trabalho prevê criar cada uma das empresas?
    7. Vai haver nova hasta pública para alienação dos restantes lotes?
    8. Se sim, quando está prevista essa hasta pública?
    A bem da transparência, gostava que o Sr. Presidente da Câmara Municipal respondesse a estas simples questões e completasse detalhadamente o anúncio que fez aos guardenses.
    Estamos curiosos e entusiasmados.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, foste investigar, mas deste a informação incorreta. As empresas não chegarão à Guarda. As empresas já estão na Guarda. Beijocas

      Eliminar
  11. De fontes diversas:
    Empresas que vão ocupar os lotes da PLIE alienados:
    1. Funerária Duarte & Tavares, Lda. Rua Batalha Reis, 57 6300-668 Guarda
    2. Irmãos Cairrão, Lda. (Transportes). Penedo da Sé - Marmeleiro 6300 Marmeleiro Grd
    3. Silviguarda - Silvicultura e Transportes, Lda. Rua Dr. Francisco Pissarra de Matos, Urb. do Cabeço, Lote 5 6300-313 Guarda
    4. Bioplasmobot - Sociedade Unipessoal Lda (embalagens E.M dos Galegos, Ponte Seca 6300-653 Guarda)
    5. Aluguercigrua, Lda. (assistência na estrada) Povo da Massa 6360-535 Celorico da Beira
    6. Manuel Cordeiro Ferrolho, Unipessoal Lda. (comércio por grosso de leite) Plataforma Logística, Lote 176 6300-071 Casal de Cinza
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  12. Pessoal, ISTO é lindo! Lembram-se de eu ter falado aqui dos buracos da Guarda na Avenida Cidade de Salamanca que todos puderam ver na TV na volta a Portugal? O presidente já mandou colocar lá alcatrão para remendar. Meu povo, minha gente, eu nunca pensei que podia fazer magia com um teclado e um computador, mas é real, está a acontecer, sinto que tenho super poderes.

    Meto no Sol da Guarda e eles fazem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade, basta pedir aqui e eles concedem todos os nossos desejos. Bem me lembro quando limparam o lago do polis, a zona comercial, e tantas outras peripécias

      Eliminar
  13. Vai ser lindo quando a zona industrial de celorico junto à A25 começar a captar peixe graúdo https://www.cm-celoricodabeira.pt/wp-content/uploads/2019/11/Regulamento_Municipal_Parque-Industrial-A25_Celorico_Beira.pdf
    Nós ficamos a atar os fardos como sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nos roubaram a academia de futebol. É um sinal

      Eliminar
  14. Uma funerária na PLIE!! Já posso mesmo. Morrer na Guarda, já vi de tudo!

    ResponderEliminar
  15. Começou a época alta de Sérgio Costa e das festarolas de verão! Já o vamos poder ver em actuações, este fim de semana não perca em Vila Fernando, e por aí fora. Tristeza de cidade... tristeza de autarca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começou a época alta ? Quando ? Em Janeiro ?? É o ano todo em festas ! Essa só pode ser a gozar... Época alta ? Época alta é todos os dias e o apogeu é a alta bebedeira na Alameda que a Câmara financia com notas verdes e roxas

      Eliminar
  16. Um tipo que não quer 10 milhões para a saúde anda agora a mendigar o quê? Vendedores a granel e funerárias? Que tristeza a desta cidade. Os nossos políticos passam o tempo a mentir com quantos dentes têm, são todos iguais

    ResponderEliminar
  17. O presidente acaba de ser outra vez desmascarado por um garotinho da JSD.
    Se o tal garotinho sabe o nome das empresas pode dar a cara e deixar-se de cinismo.

    Lamentável. Mas Afinal de contas percebemos que isto não passa duma demonstração negocial entre o presidente e seis sociedades comerciais, algumas unipessoais. Em que consiste a negociata?

    As empresas compram os lotes e o presidente fica com uma boa peta para pregar aos quatro ventos.

    Empresa A compra o lote e diz ao presidente que vai investir, mas não sabemos vai
    A verdade é que o A pode nem investir nada
    A fica com o lote e fica por isso mais rico e em posição de lucrar no futuro, especulando
    A Câmara também enriquece e encaixa uma ninharia que deve dar para acudir a algum ajuste direto mais dispendioso (cerca de 11 mil euros por lote) a multiplicar por 11 e Sérgio Costa fica com discurso pronto a meter no forno a 180 graus.

    As pessoas da Guarda ficam a pensar
    - que o presidente captou empresas
    - que captou empresas fora da Guarda
    - que atraiu muitos milhões
    - que é homem de grande visão

    As pessoas da Guarda não sabem
    - que a plataforma fica ocupada por empresas fantasma
    - que os lotes são despachados ao desbarato
    - que uma grande empresa que queira vir investir pode ver-se confrontada com um cenário de escassez de lotes

    As pessoas da Guarda agora já sabem
    - que as empresas são todas da Guarda
    - que não vão criar empregos significativos
    - que não têm qualquer historial de grandes investimentos
    - que não vão ser significativas na melhoria da qualidade de vida da população

    ResponderEliminar
  18. Em vila franca do Deão o senhor presidente deu um show de marketing à indústria cervejeira. A agenda 2040 teve 40 grades de cervejacomo pano de fundo
    Esta tropa recebe 6000 euros por ajuste direto para fotografar e mexer no rato e não sabe selecionar fotos para o Facebook ? Que mau negócio para todos
    Sr Oliveira vá à página do Município ver o ridículo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só na Guarda! E gastam eles dinheiro em marketing, comunicação, design para produzirem esta autêntica posta começada por b. Que me perdoem, mas isto é nojento e inadmissível. Esta falta de brio, de amor próprio, esta vontade de rejeitar o institucionalismo e uma postura responsável, uma imagem cuidada, de brio em suma.
      O Facebook do Município é o espelho desta governação sem propósito, sem rumo, sem alma, onde cabe tudo e nada e onde são permitidas as maiores brejeirices e alarvidades.

      Eliminar
  19. A montanha pariu um rato. Quantos ratos já pariu? Se isto fosse futebol este presidente era um flop como se diz na gíria. Custa-nos rios de dinheiro e não marca golos.

    ResponderEliminar
  20. E nessa fotografia... Paredes meias com a casa da religião, eis a casa da Legião, outrora alvo de uma consulta pública. Sugiro ao Município da Guarda que em vez de fazer uma consulta pública faça a hasta pública da casa da Legião. Uma funerária a cair para a Sé seria o ideal, mas se for para venda de leite também pode ser. Diz que as hóstias com leite fazem os ossos mais fortes e dão força aos pedintes que agora nas festas andam de terra em terra a pedir com um chapéu às famílias mais ricas.

    ResponderEliminar
  21. Os 535 mil euros em ajustes diretos aqui divulgados ontem já ajudavam a pagar os terrenos da quinta do Cabroeiro aos proprietários. Quer empréstimos? Peça a título individual e com uma boa taxa de juro. Pode hipotecar a casa e ir a um ourives empenhar o ouro. O senhor Oliveira ainda é do tempo dos onzeneiros?

    ResponderEliminar
  22. A Guarda é só papagaios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maior papagaio estava no TMG, mas foi apagado! Quanto custou?

      Eliminar
    2. Cuidado! Em breve virão as aves de arribação e os cucos de Gouveia

      Eliminar
  23. As empresas da guarda familiares e micro tem toda a legitimidade para investir e comprSr lotes. O negócio não é bom para o município e pode ser um mau negócio para as empresas. Oxalá que não seja um mau negócio para os privados e que esta operação não se venha a revelar um grande problema para estes empresários.

    ResponderEliminar
  24. A Plasmobot da Guarda agora é Bio !!!

    ResponderEliminar
  25. Canção de Zeca Afonso nos seus 95 anos

    O Cabral fugiu para Espanha

    "Ele que só nos trouxe a
    Maior miséria encontra-se a pagar
    A sua vilania num exílio vergonhoso
    Em terra de Espanha
    Provou-se que o povo tinha razão e
    Provou-se também que a unidade de
    Todos os cidadãos há-de levar de vencida
    Essa corte corrupta e indigna
    Temos de exigir medidas revolucionárias ao
    Nosso governo não podemos
    Permitir que o Duque de
    Palmela, o nosso ministro, continue
    Nas mesmas águas turvas do Costa
    Cabral se não é
    Capaz de tomar medidas que sirvam o povo
    Que vá para lá outro

    Aprende Rainha aprende mede bem o teu poder
    Tu dum lado o povo d'outro
    Qual dos dois há-de vencer"

    ResponderEliminar
  26. Vão ver a obra que fizeram no bairro do Pinheiro. Que coisa vergonhosa... Esta gente é demasiado incompetente

    ResponderEliminar
  27. Nesta hasta pública com 43 empresas houve cambão!

    ResponderEliminar
  28. Vende a apoiantes! Veja-se quem são os sócios das empresas, tão simples quanto isso. Querem nomes, ou conseguem lá chegar sem por via do que alguém vai dizendo?

    Quanto à logística a que era destinada a dita plataforma... ...onde está?

    De parque industrial 2 depressa passou a ser parque de armazéns e em breve parque de armazéns para amigos com vista à especulação.

    Recordo ainda as badaladas fábricas de cerveja cujo CAE continha também imobiliária - onde estão?

    Quais são as cláusulas de salvaguarda daqueles espaços no caso de incumpimento?

    É que ouve-se que há tabelas pré-estipuladas para a atribuição...

    ResponderEliminar