quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Árvore com poda natural

A Câmara da Guarda lançou um “Procedimento Regular para a Elaboração do Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo Urbano.”
Não percebo, havendo legislação sobre o tema, não é proposto um regulamento para discussão pública.
A questão é que seguindo estes passos, não é espectável que para o ano ainda não haja regulamento e como tal as árvores vão andando à sorte dos tempos e das pessoas.
A fotografia apresentada foi feita no PURD e por lá está.
Sobre o tema das árvores, relembro que até 2014, havia um percurso das árvores importantes da Guarda, que começava no Jardim José de Lemos, parque da saúde, Parque Municipal e terminava no S,L,A.T. rua Vasco da Gama. Apagaram isto dos registos do Turismo, deixaram morrer as sinalizações e algumas árvores foram abatidas,
Como exemplo e escrevo de memória, em frente ao chamado edifício do Roseiral, havia uma árvore exótica, poderia ser de pau preto, pau santo ou pau rosa, não tenho a certeza qual delas era.

27 comentários:

  1. Onde não era necessária qualquer poda, cortaram sem rei nem roque, a pernada da foto que caiu, naturalmente, não merece qualquer intervenção. Só se tivesse sido o PG a cortar a pernada! É assim que eles são em tudo! Eles dão todos os sinais e não conseguem manter a máscara, revelando quem verdadeiramente são e o que querem, através do comportamento, portanto, só vai ser enganado, desta vez, quem quiser sê-lo!

    ResponderEliminar
  2. A mim nunca me enganou desde que entrou para à esfera da câmara há 10 anos

    ResponderEliminar
  3. Só é enganado quem quer. Depois desta peça de 12 minutos só um maluco acreditará nas palavras de Sérgio Costa sobre a variante da Sequeira. Eu não acredito em nada! Se a cópia tenta ser como o original e o original tratou do show off... Este é apenas o show off da cópia https://futurodaguarda.pt/2024/08/dizem-que-a-variante-da-sequeira-ja-tem-kick-off-mas-ha-seis-anos-foi-show-off/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há pessoas com memória apostadas em dizer a verdade aos cidadãos. Se este órgão de comunicação começa a escalar, deixando de ser um hobby e passando a ser diário , Sérgio Costa está tramado!

      Eliminar
    2. É só palavreado oco e falso, com o objetivo claro de enganar. Também, se tivessem feito a obra, o que é que tinham para prometer? Descobriram que algumas obras úteis é melhor serem usadas como promessa eleitoral, uma e outra vez. Os trouxas deixam-se levar pelo canto de sereia e, se estiverem embebidos da cultura festarola, wine Fest; a "cantar a cana verde" de copo na mão e barriga cheia até ao cérebro, e sem notar no requentamento e o odor já fétido do discurso, gratos pela bebedeira e promessas de muitas mais ou alguma sobremesa de lentilhas, lá vão deixar enganar, imbecilmente, porque, perante factos, não há argumentos!

      Eliminar
    3. Só Álvaro Amaro poderia ser o que foi e ainda é, mesmo a contas com a (in)justiça, e ter criado esta sua imitação tão cínica, falsa e prepotente como ele. Semelhantes em tudo, compartilham o mesmo ADN. Sérgio Costa, como acontece quase sempre entre pais e filhos, é mais alto! O resto, é tudo igual!

      Eliminar
    4. O Isidro diverte-se com isto. Tem memória, pelos vistos tem o arquivo todo e alguma lhe devem ter feito os PG que ele não esquece. Não acredito que isto venha a ser mais do que um hobby porque já deve estar pronto para o próximo voo. No entrentanto vai medindo o pulso. Quem sabe nunca esquece e a "comunicação social" que temos sempre pode aprender como se faz. Não é difícil imaginar que o arquivo onde o Isidro vai buscar estas pérolas e o arquivo da Rádio Altitude sejam o mesmo ou pelo menos iguais. Porque é que os que fazem jornalismo sem ser por hobby não se esforçam para informar e recordar?

      Eliminar
    5. A propósito, quando vejo e ouço algum político ou um figurão qualquer a dizer que confia na justiça, eu interpreto assim: Confio em que nada me vai acontecer e vou ser considerado mais puro, casto e santo que S. António, da forma como a mesma (in)justiça está manietada, com "leis" iníquas e cheias de buracos, juntamente com os meus advogados, especialistas em tourear a justiça,, prolongar e fazer prescrever processos. Além do mais, para a legislação portuguesa e(in)justiça tuga, um qualquer criminosos, por mais bandalho que seja, tem mais direito do que um cidadão trabalhador, cumpridor, respeitador e útil.

      Eliminar
    6. Hobby!? Isso é que era bom...

      Eliminar
    7. Para compor o ramo, ainda há aqueles "juízes" de avental e outros que, provavelemente, ao ver o sucesso dos parasitas e trafulhas que não quiseram ou não puderam condenar, também resolver usar práticas semelhantes, porque, neste país, nem o ordenado de Presidenteda República nem de "juiz" parece ser suficiente para eles se considerarem bem pagos. Só quem recebe o ordenado mínimo, ou menos, é que é bem pago, na opinião da imensa chusma de políticos, banqueiros, ministros, deputados, gestores, administradores etc. etc. etc. Tanto que, depois de gestões danosas, ou que estão em empresas de caráter monopolista ainda recebem prémios de desempenho. Tal como aqueles que depois de 8 anos ParaLamentar, logo adquiriram direito a reformas vitalícias e todo o tipo de ajuda. Tal como a banca que tem de ser ajudada depois de se roubar a si própria e, depois, quando tem lucros, não reparte com quem a ajudou a recuperar do saque interno! E os reguladores? A maior parte só são úteis para ajudar as empresas que supostamente deveriam regular, a ter mais lucros e a aumentar preços! Em suma, poderíamos ser um país com um bom nível de vida se não houvesse tanta sacanagem e tanto imbecil a votar sempre nos mesmos!

      Eliminar
    8. Se o Sérgio desbloquear a questão e a variante se fizer, vou ter que enfiar a viola no saco e agradecer.

      Eliminar
    9. Palavras de amaro leva-as o vento.

      Eliminar
    10. https://www.linkedin.com/in/rui-isidro-1a263116/
      "Diretor de serviços/coordenador do gabinete editorial da Fundação João Bento Raimundo" significa o quê? Ainda é sequer jornalista para poder fazer jornalismo? Quando são nomeados assessores de ministros os jornalistas não são obrigados a deixar a profissão?

      Eliminar
  4. Sr. Rui Sousa coloque pff aqui o seu comentário que tem questões pertinentes principalmente sobre a av João de ruão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi preciso chegar de novo o Futuro da Guarda para dar a conhecer o que está projectado. Parabéns!
      As minhas questões, fundamentadas nos desenhos apresentados:
      - Vai ser só contruído um viaduto sobra as linhas da Beira Alta e Beira Baixa? Vi em tempos uns desenhos onde havia outro viaduto de acesso ao "entre as linhas". Na minha opinião, esse viaduto era um luxo desnecessário, pelo pouco que há entre as linhas. Que gere algum movimento, só me lembro do Canil. Haveria outras formas de lá chegar, sem cruzar as linhas e sem ter de percorrer uma grande distância.
      - O novo arruamento da Rua da Corredoura não me parece fazer sentido. Se vai haver uma rotunda mais à frente, no Largo Primeiro de Maio, que sentido faz criar um novo cruzamento a poucos metros?
      - Que vai ser feito na Rua do Ruão? Essa rua deveria ficar exclusiva para transportes públicos, com 2 sentidos em toda a extensão, para evitar a volta que os autocarros têm de dar actualmente pelo mercado. Evitava-se também ter a mesma paragem na Estação a servir os dois sentidos. Aproveitava-se para reduzir o estacionamento e criar um passeio conforma a lei e com árvores.

      Eliminar
  5. Há outras nas proximidades que vão ter o mesmo destino...

    ResponderEliminar
  6. Sr Oliveira, é feriado, está calor e essa árvore que aí pôs, não puxa comentários

    ResponderEliminar
  7. Maldita a hora em que desapareceu a anterior rádio altitude! O conteúdo desapareceu todo, no site, no soundcloud, todas as notícias e podcasts
    Será isto normal? Apagar-se assim o passado com pano de cozinha. Parece que os arquivos de voz estão todos em algum lugar não online e o novo diretor não lhes dá uso. Não quer ou não pode? Mas que raio é isto? Temos um antigo diretor da altitude a usar os arquivos da altitude em vez do atual diretor? Contado ninguém acredita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo diretor é um homem de negócios que já ganhou reputação no país, não tem tempo para mais:
      https://www.publico.pt/2024/05/27/sociedade/noticia/jornal-radio-guarda-investigados-fraude-obtencao-subsidio-2089381

      Eliminar
    2. Haja alguém que não queira apagar o passado, obrigado Rui.

      Eliminar
    3. O actual diretor deve estar a ver como se safa do processo que tem em cima. Não tem tempo para fazer jornalismo.

      Eliminar
  8. Festas festas e mais festas. Para onde olhe na Guarda nesta altura é só festas. Agosto é o auge da macacada onde todos competem entre si para ver quem é o mais festeiro e o presidente desdobra-se para estar em todo o lado. Até nas anexas ergue o copo e brinda com os mordomos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fim de semana em Vila Mendo! Apareçam.

      Eliminar
    2. E no final do acontecimento o discurso demagógico habitual.

      Eliminar
  9. Está tudo ao Deus dará.

    ResponderEliminar