quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Passadiços do Mondego vão ser inaugurados a 6 de Novembro

Foto: Logotipo fotografado de uma página publicitária
Os Passadiços do Mondego vão abrir no dia 6 de novembro, anunciou o presidente da Câmara da Guarda.
 
«Garanto-vos que haverá um antes e um depois dos Passadiços do Mondego. Este é um investimento fundamental para o turismo da Guarda e para toda a região. Será a referência para o turismo e lazer do nosso concelho e de todo o nosso território, com a qual poderemos pensar positivamente no seu sucesso futuro».
“São os mais bonitos, da Região, do Pais e talvez do Mundo
 
São as palavras oficiais para este importante investimento e vamos esperar que seja verdade.
Que os turistas cheguem e não seja de passagem. Que fiquem pela Guarda e Região, pois só assim terá valido a pena.
Entretanto há perguntas a fazer:
Como vão ser geridos?
Quanto vai custar o bilhete para turistas e para Guardenses?
Quais os custos fixos e variáveis deste empreendimento?
Quanto vai ser orçamentado por ano para a manutenção?
Será que há respostas?

20 comentários:

  1. Parabéns aos executivos do PSD que idealizaram e colocaram esta obra no terreno. Oxalá possa ter o impacto turístico que todos pensamos que pode vir a ter.
    O nosso território é único e, por conseguinte, os nossos passadiços terão uma beleza especial. Não serão mais do mesmo, como muitos costumam dizer.
    Parabéns também ao executivo atual, PG, por ter concluído a obra, pese embora com atrasos e alguma polémica.
    O que importa é que ela aí está para alegria de todos.
    As perguntas são pertinentes e terão certamente resposta. Contudo, a questão mais importante é: como vai ser publicitada e até onde vai chegar a febre dos Passadiços do Mondego? Precisamos de abrangência total nesta questão. A publicidade será decisiva, há que atrair os holofotes nacionais continuamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte da publicitação está resolvida, umas "milecas" para a TVI e logo apareceram umas reportagens e anúncios feitas(os) à medida, a ver vamos é o retorno, "aliás" como como guardense sei de fonte segura que agora se aproxima o tempo bom para estes passeios, está ao chegar ao virar da esquina o tempo adequado para estas passeatas!!!

      PS: tanto mal falaram dos executivos anteriores e lá tiveram de colocar os "famoso" cristal na publicidade!! Bajulação a a Amaro? Falta de jeito para fazer melhor? Ou será que nem tudo foi mal feito anteriormente?

      Eliminar
  2. Quanto à publicidade mencionada no comentário acima, tenho praticamente a certeza de que o gasto com a publicidade na televisão (por exemplo ontem no intervalo do jogo da Champions do benfica), nas rádios e jornais (locais e nacionais) é muito maior do que o que será destinado à manutenção. Um tiro no pé gastar este balúrdio em novembro chuvoso em vez de ser no fim da primavera. No verão, sem sombras (note-se que podiam ter aproveitado sombras de árvores existentes) quero ver quem é que para lá vai. Continuo a dizer, este investimento é uma parolada da moda (e já vem no fim dela, fomos dos últimos a imitar o original). A história julgará. Quantos às perguntas feitas pelo senhor António Oliveira a resposta é óbvia: "A seu tempo falarei".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo. Falei acima de publicidade continuada, têm de ser arranjadas estratégias que permitam colmatar a altura em que estão a ser inaugurados.
      Tudo o que tem sido feito, tem sido feito a destempo. Ainda agora o SIAC e a FIT nem vê-la, são exemplos.
      Discordo consigo em parte quando fala em parolada da moda, é moda mas não é parolada, permite o turismo de natureza e é uma forma óbvia e necessária de promover o território e o património paisagístico que temos. Não acredito que a onda tenha passado, porque a onda cria-se e o apetite aparece. Voltamos lá acima. Haja publicidade estratégica e continuada. Não tem de ser megalómana, tem de ser estratégica.

      Eliminar
  3. Olhe que em terras de PG as perguntas finais podem ser consideradas "botabaixismo". Há coisas que enão se devem perguntar. Não tarda a aparecerem as virgens ofendidas a condenar as perguntas.

    ResponderEliminar
  4. Esta obra não é do PSD é de Sergio Costa e de mais ninguém. Foi ele que idealizou o percurso e sob sua orientação praticamente em toda a obra. Quer saber quanto vai custar a manutenção e o bilhete? Pergunte ao Carlos Monteiro. Como diz o nosso povo os cães ladram e a caravana passa. Estais todos convidados para a nossa festa de inauguração que vai ser um sucesso. Por Deus e por Sérgio Costa a Guarda a dar cartas na inovação cultural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não invoque o nome de Deus em vão. É um dos mandamentos mais importantes.

      Eliminar
    2. É é
      Sim sim
      Yes yes

      Eliminar
    3. Areia para os olhos
      Deita-me areia para os olhos
      Sei que me enganas
      Mas eu até corto as pestanas
      Para não ver as cascas de bananas
      Que pões para eu tropeçar

      Eliminar
  5. Vai começar a festa de quem toma a parte pelo todo. Aí virão os senhores das inaugurações. Aproveitar o que está para trás e torná-lo deles é uma arte que já dominam na perfeição!
    Mas o povo não é parvo. Ou será?

    ResponderEliminar
  6. O povo da Guarda está convidado para a inauguração ou só vão os figurões?

    ResponderEliminar
  7. Olha, andam atentos. O povo pede e eles dão. Já há convite oficial, publicado na página do município ha meia hora. Que espetáculo, quem não chora não mama

    ResponderEliminar
  8. O bilhete vai custar 1 euro por pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2110
      Por enquanto é de graça. Até quando veremos. Se for sempre de graça quem vai pagar são os Guardenses.
      A Oliveira

      Eliminar
    2. Sim, por enquanto é de graça mas já está no site dos passadiços que o preço vai ser de 1€

      Eliminar
    3. Quer paguem 1 euro ou não paguem nada, quem vai realmente pagar são os Guardenses!

      Eliminar
  9. Esta obra não foi feita pelo por nenhum presidente. Foram os trabalhadores da empresa que a fizeram e os contribuintes europeus que a pagaram .

    ResponderEliminar
  10. Esta obra é grandiosa, deve ser a mais importante da história da guarda. Podem dizer o que quiserem, os passadiços vão trazer gente. Vão melhorar o turismo da Guarda.
    Críticas sempre, mas desta vez dou o braço a torcer. É uma oportunidade para todos aproveitarmos.
    O meu maior medo é a poluição e os incêndios que os podem consumir. O resto é o resto, o dinheiro é para se gastar neste tipo de projetos e não em locomotivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica a "deixa" para os acérrimos defensores do poder local, e que tal criar uns passadiços que passem pela ecopista que está a ser instalada paralelamente à viceg e arredores com passagem pela rotunda da locomotiva!! isso sim ia ser o maior foco de atração de turistas ao local, pelo meio a partida poderia ser do elevador do mercado municipal! isso sim ia de ser de valor! acrescentado!!

      Eliminar