terça-feira, 26 de maio de 2020

As obras de requalificação das ruas vão ter pedovia ou/e ciclovia?


Vão começar muito brevemente as obras de requalificação da Avenidas Afonso Costa, da Avenida Alexandre Herculano, da Rua Soeiro Viegas e Alameda de Santo André.
E em última hora foi acrescentada uma ou duas grandes novidades.
O projecto inicial foi alterado e sem mais custos para o Município (quem acredita?) vai ter uma ciclovia ou uma pedovia.
O projecto já está feito mas ainda não decidiram se vai ser pedovia ou se será uma ciclovia
E isto é estranho, mas assim o anunciou o Presidente da Câmara e noticiou a Rádio F
Se uma Ciclovia é uma “Via de circulação reservada ao trânsito de bicicletas” e se uma Pedovia será uma “Via de circulação reservada ao trânsito de peões” quer dizer que o projecto não tinha passeios e era tudo para automóveis?
E depois vão meter a ciclovia ou a pedovia pelo interior da Quinta do Alarcão onde se situa o Centro de estudos Ibéricos, a Biblioteca e o Jardim das esculturas? Com tanta coisa que já há, um dia destes as pessoas já lá não cabem. E que tal um parque de estacionamento nesta zona tão necessitada?
Esta ciclovia ou pedovia será depois complementada com ligação à futura ciclovia ou pedovia da VICEG pela Rainha Dona Amélia.
Nota:
Se é curioso veja:
Da ideia ao projecto: COVID-19: Criação de áreas pedonais no centro da Guarda

5 comentários:

  1. O que é uma pedovia? É o novo nome fino para passeio?
    E ciclovia é o quê? Meter um sinal de trânsito a dizer que as bicicletas têm de andar em cima do passeio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente isso que eu pensei quando ouvi a notícia. Um político de pacotilha dá nomes pomposos às coisas porque pensa que os cidadãos não têm a capacidade de discernir as coisas. Se compusessem mas é as "pedovias" que pela cidade estão tão danificadas e com sinais de trânsito no meio faziam melhor.

      Eliminar
  2. Por aquilo que este executivo já nos habituou a construção dessa via na zona do Solar de Alarcão vai implicar mais cortes de árvores. Está visto, são mesmo alérgicos a árvores de grande porte e que não são compradas.

    ResponderEliminar
  3. Quem ganha com a madeira das árvores?

    ResponderEliminar
  4. Obras? NÃO se vê uma obra. Só anuncios...e mais anúncios. ..que vergonha! Voltam a anunciar a mesma obra tantAs vezes

    ResponderEliminar