domingo, 21 de julho de 2019

Futebol na Guarda: Fome e fartura


“Não há fome que não dê fartura” é o ditado popular que se pode aplicar ao futebol na cidade da Guarda
Com algumas tradições a nível nacional no futebol masculino sénior, deixou de existir com a extinção de Desportivo do Mileu.
Em quando o futebol juvenil prolifera com várias escolas e sobretudo pela actividade do NDS, com as suas equipas dos vários escalões a militar nos campeonatos nacionais.
O futebol sénior definha, ou definhava, na segunda divisão distrital e sem grandes perspetivas de mudança.
Eis senão quando aparece, no ano passado, uma equipa dirigente que quer levar a equipa da II divisão Distrital ao Campeonato de Portugal, antiga III divisão.
O primeiro ano foi de pólvora seca, vamos ver este ano.
E como isto é feito de mudança, eis que este ano foram criados dois novos clubes de futebol, um clube feminino e um clube masculino.
Objectivo: Levar a equipa respectiva aos campeonatos nacionais.
Primeira exigência: dispor do estádio municipal, relvado, para jogar.
Será que vamos ter 3 equipas seniores a disputar os jogos no depauperado relvado do estádio municipal?
E o que vai acontecer aos escalões não sénior? Vão ser empurrados para os campos pelados e sintéticos?
Ou será que a Câmara vai recorrer aos campos de concelhos vizinhos para dar vazão a esta previsível ocupação do relvado.
Última pergunta: Porque é que apostam em novos clubes para chegar aos campeonatos nacionais e não na valorização de um só clube sénior? Há dinheiro para todos?
E um comentário pergunta: O processo de contestação da asta pública da venda do campo do Mileu, morreu e já não mexe e a recompra pela câmara está a marinar!?

1 comentário:

  1. Porque é que apostam em novos clubes para chegar aos campeonatos nacionais e não na valorização de um só clube sénior? Porque há muita gente que quer mandar e não têm a capacidade/vontade de se unir, há muitas rivalidades e depois dá nisto, a anedota do "desporto" na Guarda. Há dinheiro para todos? Não, a não ser cortar nos apoios ás associações já existentes para dar a outras capelinhas. (um aparte, alguém sabe em que condição viviam os jogadores vindos do brasil? não? então averiguem que vão ficar chocados)

    ResponderEliminar