quinta-feira, 4 de julho de 2019

A Guarda e o Futuro


Foto: Projecto do futuro Museu de Arte Contemporânea
O projeto “Guardasmart.City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável” foi apresentado nos Paços do Concelho com a presença, entre outros, do Presidente da Câara. Foi dado grande relevo à iniciativa como sendo o futuro e salvação da Guarda.
O que o Jornal Interior escreveu a partir das declarações do Presidente da Câmara:
“A iniciativa visa aumentar a competitividade da Guarda, através da criação de uma estrutura transversal”
“Esta irá traduzir-se num conjunto de políticas estratégicas, pensadas a longo prazo, para atrair investimento e aumentar a qualidade de vida na cidade”.
“O Presidente da Câmara sublinhou que a cidade tem de se abrir à modernidade e por isso temos de orientar a nossa política no sentido de criar e atrair investimentos sustentáveis, onde a vida e o bem-estar das pessoas é determinante para potenciar esses mesmos investimentos”.
“O projeto apresentado pretende, em suma, englobar todos os setores e departamentos municipais de forma a criar uma estrutura transversal que dinamiza a cidade e região”.
Perceberam qual vai ser o futuro da Guarda?

4 comentários:

  1. Há incongruências no projecto do quarteirão das artes. Recentemente o presidente substituto disse à comunicação social que este projecto já ia a mais de metade da sua execução, tendo sido gastas várias centenas ou até milhares de euros. Ora, se o projecto vai a mais de meio supõe-se que a execução orçamental vai também a mais de meio. Se já se gastaram várias centenas de euros e o orçamento já irá a mais de meio isto significa que a marquise que se quer pôr no pátio traseiro do edifício já não entra no projecto pois o custo será na ordem das centenas de milhares de euros. Se repararem no discurso do presidente substituto quando diz que, só se executarão obras quando existirem fundos comunitários, chegamos á conclusão que a marquise já não é para fazer. O mesmo se poderá dizer em relação aos passadiços, ao pavilhão multiusos etc (pois não há financiamento garantido). Aqui está uma maneira ardilosa de não concretizar o programa eleitoral e ter uma desculpa que os mais desatentos ou fervorosos defensores vão acreditar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A marquise é para fazer e os guardenses vão gostar, os passadiços são para fazer e os guardenses vão gostar, o pavilhão multiusos são para fazer e os guardenses vão gostar, foi por isso que votaram no psd.

      Eliminar
    2. Também concordo com a ideia de que o "presidente substituto" já não vai fazer obras de grande envergadura. É por isso que já não chama o projecto de quarteirão mas sim de condomínio. Para fazer "merda" mais vale fazer uma "merda" mais pequena, não estraga tanto. O largo da misericórdia é que já não tem salvação, a apatia das pessoas falou mais alto. Depois de 2 horas (em horário laboral) durante 3 quintas feiras foram poucas as pessoas que foram ao museu dizer que discordavam do projecto. Há uma petição on line contra a intervenção (dos bancos luminosos em frente á misericórdia) que praticamente não tem assinantes. Depois, quando for tudo destruido não se queixem! Viva o forrobodó!

      Eliminar
  2. Claro que percebi!

    Teremos uma estrutura transversal convergente, de dimensão diacrónica na sua longitude, com perspetiva de variação eventualmente sincrónica na sua plenitude, que culminará numa tarde de futebol e numa noite de fados, com investimento em petiscos sustentáveis, servidos em pratos de granito polido especialmente concebidos para aumentar a competitividade. Não haverá mais festas – apenas eventos!

    Fiquei totalmente elucidado.

    Assim já gosto!

    Carlos Pissarra - Guarda

    ResponderEliminar