segunda-feira, 14 de março de 2016

Temos todas as coisas, o que nos falta?

Guarda - Antes do abate dos  cedros
A Guarda parece que tem tudo, porque não arranca?
A Guarda tem um Regulamento Municipal para estimular e reconhecer iniciativas empreendedoras e criativas no âmbito do desenvolvimento económico do concelho com vista à criação de novas empresas
A Guarda tem um Guia do Investidor editado pela Câmara Municipal e outro Guia do Investidor editado pela Associação Comercial.
A Guarda tem Uma Associação de Comércio e Serviços e um Núcleo Empresarial da Região.
A Guarda tem um Parque Industrial requalificado
A Guarda tem uma Plataforma Logística moderna com lotes a preço de saldo
A Guarda tem um Parque para estacionar os Camiões TIR
A Guarda tem a A25 e a A23 que lhe passam à porta
A Guarda tem a Linha da Beira e a daqui a algum tempo a Linha da Beira Baixa que quase passam pelo centro da cidade.
A Guarda tem um Hospital.
A Guarda tem um Instituto Politécnico, tem Escolas Secundárias, tem Escola Profissional, tem Conservatório de Música.
A Guarda tem Lares, tem Cuidados Continuados, tem Misericórdia e muitas, talvez demais, Associações.
A Guarda tem Jornais e tem Rádios
A Guarda tem muitas Festas Populares, tem Feiras Regionais, Nacionais, Ibéricas e Fartas
A Guarda tem produtos Endógenos como o Gelo, o Frio e o Cobertor de papa
A Guarda tem um Teatro Municipal, tem uma Biblioteca, tem um Paço da Cultura e um Museu.
A Guarda tem Estradas alcatroadas e Caminhos rurais também.
A Guarda tem Água, Electicidade, Saneamento Básico, ETARES e Rios
Se a Guarda tem tudo, porque não arranca e continua parada?

Nota: Enquanto o pessoal se entretém com o abate dos cedros na Avenida de Salamanca, um pouco por todo o lado se abatem árvores sãs, especialmente no Parque da Cidade 

18 comentários:

  1. Do FB do Museu: O que anda aquela malta a fumar?

    Museu da Guarda: o redefinir das raízes. A procura dos inovadores territórios de sempre. No momento em que se restitui ao Museu Regional da Guarda a sua grandeza municipal ingénita, eis que a Região da Guarda merece ter a representatividade museal identitária de uma geografia comprometida com mais de dois milénios de sobrevivências fenomenológicas intrínsecas, o voo fenixiano quer desenhar-se já na materialidade com a apresentação do primeiro evento cultural sob a égide desta aportação a um ulterior paradigma museológico da desintegração informal dos conteúdos culturais. «CRUCIFIXUS FIDEI – Signos da Fé Interior», a inaugurar no próximo dia 17 - marca esse momento. Seguem-se mais duas desestruturações - o ‘Simpósio Internacional’ de arte contemporânea e a definição do Quarteirão das Artes.
    Que o Velho do Restelo permaneça no Restelo – e suba à nau quem possa bolinar! Que mais ninguém fique de fora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo 1713
      Muito obrigado pelo seu hermético e brilhante texto.
      Mas tem que me explicar:
      O que é uma Proto-instalação? É a primeira instalação que se faz na Guarda, ou a primeira de crucifixos.
      Se quer saber então de exposições de grande qualidade cultural peça os catálogos do NAC-Núcleo de Acção Cultural e realizadas no Paço da Cultura.
      Para o seu simpósio poderia pedir ajuda a Maria Lino do Feital e não interessa fazer concorrência a Castelo Branco, essa guerra não é nossa.
      O quarteirão das artes vamos ver o que sai, esperamos o projecto se houver ou a realização se aparecer dinheiro para tal.
      Já agora poderia assinar os textos.
      A Oliveira

      Eliminar
    2. Boas perguntas.
      Faça-as diretamente no post do Facebook do "Museu Regional da Guarda" onde isto está escrito.
      Aproveite para perguntar se o Sr. Vereador e o Sr. Presidente validaram este texto que se não fosse trágico (pelo insulto às pessoas) era cómico

      Eliminar
  2. O diretor do museu, o Sebastião do Fundão, segue um estilo rococó de comunicar. Apresentado como tendo um vasto currículum os egitanienses estão a descobriar a impressionante cultura e erudição de tal abencerragem. Nomeado para liderar o quartinho das artes o homem sabe tanto tantíssimo que ninguém sabe o que ele sabe. O Vereador das culturas, também muito culto, está embevecido com o case study que é o diretor do mausoléu pois pode usá-lo como exemplo de como não comunicar. Uma pessoa que tem tanto pressa na auto promoção e vem enganar os incautos com proto instalações e retro ex-posições pode deixar embasbacado o presidente amargo mas não provoca o menor entusiasmo no povo da Guarda, farto de ser tratado como idiota. O senhor viaja muito para Espanha, mas o que é que ele te mais? Um proto descaramento?

    ResponderEliminar
  3. A Guarda até tem um "cu da Guarda"! Foi a única coisa que faltou ao brilhante texto acima, ao qual tiro o meu chapéu.

    ResponderEliminar
  4. A Guarda não arranca porque nada foi feito para que arrancasse. Para além do circo que tem sugado os recursos do concelho para fora dele, nada mais! O Grilo não tem cartola, por isso também não tem ideias, mas apenas negócios na cabeça.

    ResponderEliminar
  5. ..."A Guarda tem Água, Electicidade, Saneamento Básico, ETARES e Rios"...
    Não será bem assim. Talvez poucos o saibam, talvez não seja uma prioridade da CMG, mas ainda há algumas aldeias sem água, muitas sem saneamento básico... Mas, também não será por isso que a Guarda não arranca!!! Afinal temos tudo o resto!

    ResponderEliminar
  6. O pessoal entretido deu conta das árvores abatidas no parque municipal, mas também gosta de continuar com mão e havia por lá muitas moto-serras...na CMG é que parece que ligam pouco ao que pensam as pessoas da Guarda.

    ResponderEliminar
  7. falem com o paulo futre, problemas com o motor de arranque é com ele....

    ResponderEliminar
  8. Vila Mendo não tem saneamento básico, nem água (está prevista para este ano), mas tem estradas... com muitos buracos... e estradas/caminhos sem alcatrão/paralelos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vila Mendo fará então parte daquelas aldeias onde se vão rasgar as ruas para colocar a água e não vão aproveitar esse trabalho para colocar o saneamento básico. Depois da rede de água colocada irão pavimentar tudo para a festa da inauguração e, daqui a 20 ou 30 anos, se tal se justificar (se ainda houver população para servir), será então colocado o saneamento básico para uma nova festa de inauguração. "Se a Guarda tem tudo, porque não arranca e continua parada?"

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Com o poluidor unha com carne com o presidente, esqueça! Só daqui por uns anos, quando Amaro sair.

      Eliminar
    2. E antes do Amaro chegar?

      Eliminar
    3. Antes de Amaro havia muitos problemas, mas havia mais transparência, havia mais respeito - havia liberdade.
      Agora há o desrespeito que se assiste. O ambiente só serve de pretexto para mais uma cena dramática com as criancinhas em volta das árvores.
      Com tanto aproveitamento abusivo das crianças já era tempo de alguém fazer queixa à CPCJ!

      Eliminar
  10. O rolo compressor está em andamento e vai esmagar tudo e todos os que se opuserem ao projeto de poder individual que está delineado. A Guarda não interessa!

    ResponderEliminar
  11. Para terminar a saga dos cedros,segue-se a instrumentalização das crianças...Os fins justificam os meios! Mais nada!

    ResponderEliminar
  12. PS e PSD estão atolados num lodaçal de mentiras, intrigas e golpes. Haja quem ponha termo a este estado de coisas. Será bem vindo.

    ResponderEliminar