sábado, 12 de março de 2016

Queijo da Serra com leite Espanhol?

A Deputada Assunção Cristas e o Grupo Parlamentar do CDS perguntou ao actual Ministro da Agricultura do PS, o que iria fazer para acabar com o leite espanhol utilizado na produção do Queijo da Serra da Estrela.
A pergunta seria pertinente se a Deputada Assunção Cristas, não tivesse sido Ministra da Agricultura e o problema, se é problema já se arrasta, ou se fala nele, há vários anos.
Numa pequena pesquisa na Internet, encontramos:
Correio da Manhã, 3 de Março de 2003, Leite de Espanha para fazer Queijo da Serra da Estrela
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/economia/detalhe/leite-espanhol-utilizado-para-fazer-queijo-da-serra.html
Queijo da Serra da Estrela com novo selo e produção fiscalizada. A tradição já não é o que era. Maus tempos para o famoso Queijo da Serra da Estrela. Depois da falsificação vem agora o leite espanhol adulterar as características que fizeram dele um dos melhores queijos do mundo. Contra a primeira, criou-se um novo selo. Contra o leite, procura-se ainda a solução.
Publicado em 05-02-2015. Toda a gente sabe que há leite que vem de Espanha e não se fiscaliza.
Poucas cabeças e entrada de leite espanhol
Foram recentemente descobertas diversas “falsificações” de queijo da serra, produzido com leite em pó neozelandês e fermentos químicos.
Como nota final, lembrar que este problema é levantado todos os anos pelos Autarcas que realizam as “Feiras de Queijo da Serra da Estrela” como modo de justificar a cada vez menos mostras nas feiras, preferindo os produtores outros meios de divulgação.

2 comentários:

  1. Uma desvergonha inaudita. Foi essa senhora, enquanto fingiu ser ministra, que criou as condições para o desaparecimento acelerado dos pastores, e impôs condições, aos pequenos produtores de queijo, que levaram à quase extinção. Neste momento, cumprindo as exigências legais, não é possível fabricar queijo SERRA DA ESTRELA.
    Uma pequena cozinha regional, onde se fabricava o excelente queijo, não é compatível com normas ditas "técnicas" aplicáveis às queijarias industriais. O que se pretendeu foi certificar como "Queijo Serra da Estrela" um produto industrializado e sem qualidade. Ainda o não conseguiram, espero que o não consigam, mas para lá caminhavam.
    O QUEIJO SERRA DA ESTRELA é feito com leite cru, de ovelha Bordaleira ou Churra, cornudas, pastoreadas nas encostas da Serra, imediatamente após a ordenha, coalhado com a flor do cardo e feito à lareira.
    Este excelente produto, emblema da nossa cultura, não pode ser um adereço de lapela para alguns governantes exibirem quando lhes convém.

    ResponderEliminar