terça-feira, 1 de março de 2016

Cedros: Abate é uma questão política ou técnica?

Segundo o relatório, ou parte do relatório, conhecido, a questão do abate dos cedros na Avenida de Salamanca na Guarda poderá ser uma questão política e não técnica.
A Avenida fica mais bonita sem muitos dos cedros ali existentes.
Como se sabe, a definição de bonito não é científica, é meramente pessoal, por isso, seguramente a avenida, e a Guarda, ficará muito mais feia e pobre.
“A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou um estudo sobre as árvores da Guarda Na Avenida Cidade de Salamanca – Guarda - foram avaliadas 94 árvores e recomendado o abate de um Cipreste-do-Bussaco (Cupressus lusitanica), devido a uma cavidade na zona do colo que colocava em risco a sua segurança. Foram ainda observadas 12 tílias em condição débil devido à rolagem a que foram sujeitas em 2014, apresentando perda de resistência e início de podridões no lenho, devido precisamente aquelas intervenções”.
“A avaliação realizada nas restantes árvores daquela Avenida, sobretudo resinosas, indicou que a sua condição global é boa, “não tendo sido detetados problemas estruturais em árvores ou ramos que pudessem por em causa pessoas ou bens”.
“Os 57 cedros da Avenida são das árvores mais antigas e mais altas da Guarda e não vemos razões objetivas, técnicas ou científicas que fundamentem os abates que são agora propostos pela CM Guarda”.

34 comentários:

  1. Muito bem, aproveitarei esta informação, enquanto eleito local para questionar diretamente os responsáveis políticos da CMG, no particular o presidente da CMG.

    ResponderEliminar
  2. Quando o poder político autárquico pretende estribar-se em pareceres científico-técnicos da UTAD para justificar os actos pessoais do seu Presidente e, afinal, o parecer é tão omisso, lacónico e restritivo,ou há mentira,ou fingimento ou ira contra uma memória da Guarda. Intolerável esta atitude camarária a somar-se a muitas outras de abate de árvores da cidade. Este mandato dará epítetos pouco agradáveis e lisonjeiros ao Presidente. Se este não atender e não souber ouvir o descontentamento das pessoas da Guarda,certamente só lhe restará, no futuro ser esquecido ou lembrado pelas piores motivos. Para nós, ficará um rasto de destruição...

    ResponderEliminar
  3. Estou sem palavras para qualificar este tipo de gestão!!! Tal como as árvores outros serão derrubados!!!

    ResponderEliminar
  4. O que está a acontecer é um crime contra a memória da cidade, sem qualquer fundamento cientifico, estético ou cultural; próprio de quem não tem memória, nem sensibilidade, não admira quem não viveu a cidade nas últimas décadas não valoriza as suas marcas.
    É o quero, posso e mando de tristes "iluminados" forasteiros!

    ResponderEliminar
  5. Tudo isto é certo, faltando ouvir as explicações de quem deve dá-las. Mas quando vejo a "muito séria" do CDS (e de quantos calham) de papel amarelo a dizer "abaixo o abate"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isto é mais profundo que simples politica!!! acho que vocês confundem as coisas...

      Eliminar
  6. Há uma coisa que abona a favor do vereador Sérgio. Falou para a comunicação social, recebeu manifestantes, reuniu com a QUERCUS, explicou-se como pôde e assumiu as responsabilidade.
    Outro ou outros do mesmo executivo fugiam a sete pés ou punham a culpa nos técnicos.
    O chefe, esse, aparecerá quando a polémica terminar e cortará a fita da (re)arborização se for bonita e o povo acalmar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ALTO!!!!!! ALTO!!!!
      O Vereador Sérgio recebeu os manifestantes onde????????????????

      Que calunia!!!!!!

      Eliminar
  7. E daqui por uns dias começaremos a ouvir em surdina "ao menos estes fazem m.... mas fazem", noutro tempos nem uma galha era podada.
    Está tudo na estratégia, antes fazer mal mas mudar alguma coisa.
    Raposa velha contra cúmplices silenciosos pela linda m.... que são os prédios agora destapados e outras joias do nosso urbanismo que alguns venderam como projetos e hoje fazem na Assembleia apelos a grupos de estudo do património ah pois é

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única coisa com alguma qualidade na Avenida era a presença dos cedros; o resto é um amontoado de horrorosos prédios( com duas ou três excepções), de péssima arquitectura, estética "pato bravo", que só ganhavam em estarem escondidos.
      Propunha pois, não o abate dos cedros mas sim a plantação de novos, já crescidos por favor, e não só na Avenida mas na restante cidade, em especial do Bonfim para baixo, onde se encontram as "maiores pérolas arquitectónicas da cidade".....

      Eliminar
  8. Mas ninguém suspende todo este processo de destruição da imagem da cidade? Onde estão os estudos urbanísticos? Onde estão os estudos paisagísticos? Quem são os técnicos que suportam esta opção?... apaga-se o passado sem se pensar no futuro!

    ResponderEliminar
  9. Portanto e hipoteticamente falando
    Agora cortam-se estas arvores porque nao mudam de folha e colocam-se outras que mudam de folha e assim muda-se a entrada da guarda, entao e continuando no campo hipotetico, colocam-se arvores em que as folhas caem com maior regularidade, e depois quem sabe tambem arvores que "cospem" seiva, assim fica-se com os carros para alem de sujos e pegajosos da seiva ainda com as folhas no chao, vai ser hipoteticamente lindo de ver, e quando as arvores ja forem crescidas, la daqui a muitos anos, as autores desta brilhante ideia ja nem vao estar por ca.
    Hipoteticamente falando, mais vale mudar e fazer merd.. , do que nao mudar para nao fazer merd... .
    Ate la os esgotos, as acessibilidades, as ruas com buracos, continuam na mesma, mas tudo bem, porquecomo se mudou entao esta-se muito melhor, e assim se fazem mais umas festas de inauguracao, umas fotos no facebook, e uns discursos com o tipico "Eu decidi..."

    ResponderEliminar
  10. Mas... porque não intentam uma providencia cautelar??? resolveriam isso em duas ou três horas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não foi assim tão rapido....infelizmente

      Eliminar
  11. O património arbóreo da Guarda está nestes dias a ser destituído, por uma obsessão doentia e mal explicada de contornos políticos e imobiliários de um presidente de Câmara que parece não sentir a cidade da Guarda

    ResponderEliminar
  12. Para quem ainda não percebeu ou tem dúvidas:
    - Razões objetivas- EU QUERO!
    - Razões técnicas - EU POSSO!!
    - Razões científicas - E(U) MANDO!!!

    ResponderEliminar
  13. Viva a Guarda, vivam os políticos que vieram destruir o que fará parte da memoria de todos os que vivem, viveram e amam esta cidade. obrigado dr Amaro pela sua incompetência e visão paisagística para com a requalificação da Av. de Salamanca.
    Como Guardense lembro-lhe que na sua terra, em Ribamondego deve haver muitas árvores de folha caduca que precisarão de ser abatidas e podadas, e devia ter deixado as nossas de folha caduca ou persistente viverem.
    O Sr Doutor a partir desta sua atitude também passa a ser folha caduca na Câmara da minha cidade.

    ResponderEliminar
  14. Ao que parece vão ser abatidas na avenida cerca de 40 arvores (entre cedros e tilias). Estas devem-se não so a questões de segurança para a população (risco de queda, devido a raízes asfixiadas para árvores daquele porte que são demasiado altas para arruamento) mas também por motivos esteticos, como a destruição das estradas, passeios e muretes.

    Além disso, serão plantadas mais de 80 arvores novas e preservadas cerca de 40 cedros e tilias existentes e que não apresentam riscos..

    ResponderEliminar
  15. Alem de que as árvores quando atingem uma certa idade ficam mais facilmente doentes e em risco. ainda há coisa de uns meses atrás um dos cedros caiu...

    ResponderEliminar
  16. Engraçado é ver a malta das redes sociais.
    No final de Janeiro muitos protestavam porque tinham recebido na caixa do correio um convite impresso de luxo para a apresentação de projetos.
    Muitos desses dizem agora que nunca receberam nenhum convite dos tais 16.000 para a tal sessão onde foi falado o corte das árvores.
    A qualidade do poder é sempre proporcional à qualidade da cidadania.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer inversamente proporcional. Correto?

      Eliminar
  17. Os Cedros que foram abatidos e aqueles que ainda permanecem, em determinada altura deram muito jeito ao Alvaro Amaro no ultimo dia de campanha a Guara acordou com a avenida repleta Salamanca repleta de cartazes Alvaro Amaro, no sentido ascendente á cidade todos os cedros tinham cartazes na altura foi estratégia de markenting da campanha, sei que existem fotos é uma questão de pesquisar .

    ResponderEliminar
  18. Acho que os manifestantes ainda salvaram uns quantos cedros...

    ResponderEliminar
  19. Após contacto com o tal gabinete paisagístico que fez o estudo consegui ter acesso ao projecto!

    Acredito que é uma grande melhoria para esta nossa avenida! os manifestantes não salvaram abates nenhuns, pois as árvores que eram para abater já foram.

    Os abates eram apenas 40 no total (20 cedros e 20 tílias) e faz parte do projecto MANTER 48 ÁRVORES EXISTENTES (41 cedros e o resto tílias)

    Mais, vão plantar 85 árvores novas! (e segundo disseram este é o numero mínimo, pois estão a negociar com a CMG a possibilidade de aumentar o numero de árvores a plantar!)

    Verdade seja dita, por mais que eu gostasse dos cedros... eles deixam esta nossa avenida muito escura fria e sombria. alem de que são muito velhos, pode ser perigoso!

    Não podemos estar sempre a reclamar, acredito que esta mudança nos vai beneficiar em muito e fico expectante com o resultado final... pena é que as árvores demorem a crescer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é tão bom ter tratamento especial não é...eu próprio contactei a ACB arquitectura por várias vezes e nem uma resposta, reparou nas fotografias bonitas da entrada da avenida para quem vem da estação? não está lá nem um cedro. saberia que era para cortar muitos mais se estivesse estado na avenida ...sabe que se ouve muita coisa interessante no meia de tanta destruição. uma coisa eu sei...fanfarrões e lambe botas não faltam nesta cidade. dar a cara é difícil que o regime cai em cima. E ainda há quem acredite mesmo que a democracia é plena....

      Eliminar
    2. Para os poucos atentos aqui fica muita e boa informação!

      https://www.facebook.com/groups/825717844220690/

      Para que possam falar COM CONHECIMENTO DE CAUSA!!!!

      E já agora o Sr. Anónimo 4 de março de 2016 às 18:58 podia dignar-se a disponibilizar esse tal projecto a que teve acesso uma vez que já foi solicitado por tanta gente e sempre sem resposta.

      Eliminar
    3. Sr. Anónimo 4 de março de 2016 às 18:58


      Segundo a câmara municipal da guarda:

      28-02-2016, (…) a intervenção nas árvores da cidade (…) vem no seguimento de um estudo técnico encomendado pela Câmara Municipal da Guarda a uma equipa da Universidade de Trás-os-Montes. O mesmo estudo prevê ainda o corte de 40 cedros da Avenida Cidade de Salamanca e a sua respectiva substituição por outras espécies de folha caduca” (…)

      Portanto.. não eram 20/20.
      Se faz favor, não tente atirar areia para os olhos daqueles que pretendem andar atentos!

      Eliminar
    4. Saberia que era para cortar muitos mais se estivesse estado na avenida? Meu caro, engana-se, pq estive la e mantenho o que disse. Alias, você saberia quais eram destinados a ser cortados (e ja o foram) se estivesse estado na apresentação do projecto a' população, no dia 8 de fevereiro na CMG, onde mostraram uma imagem com as árvores que seriam cortadas, mantidas e plantadas!

      Aqui ninguém tem tratamento especial...

      Segue o link com a imagem do projecto que me foi facultado. Gostava que o autor do blogue fizesse uma nova publicação e mostrasse o projecto, acho que os guardenses merecem estar BEM informados. Pois a falta de conhecimento e terrível.

      Podem também verificar as novas árvores plantadas, são espécies lindas que vão dar cor e vida a nossa avenida em todas as estações do ano

      Projecto:
      http://oi64.tinypic.com/fmuoi1.jpg

      Eliminar
  20. Diz um vereador"As árvores são propriedade do município", como querendo justificar o direito de as abater.Mas ele não sabe que o município é dos guardenses, que não é dele?
    Há pessoas que não conseguem perceber que pensando que são Donas De Tudo, afinal não são donas de nada? Nem mandam am nada. São apenas mandadas, moços de recados sujeitos aos estados de humor de alguém que só aparece nas festas e nas inaugurações a dizer: eu sou, eu posso, eu fiz, eu mando, eu quero...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, as árvores não são da Câmara, são isso sim de todos os Guardenses.
      Infelizmente cá, como noutros locais, existe uma geração de “politicoszecos” que ninguém percebe de onde brotaram, de aparência nova-rica, socialmente e profissionalmente medíocres, que julgam que o pequeno poder que provisoriamente ostentam, lhes confere o direito de destruir a memória e o património da cidade.
      Recomendaria a esses senhores a leitura das “Farpas”, de Ramalho Ortigão/Eça de Queiroz, admirável caricatura da sociedade da época, talvez a sua leitura os ajudasse a perceber quão ridículos são.

      Eliminar
  21. Projecto:
    http://imgur.com/2wvt5kP

    ResponderEliminar
  22. Engraçado, em primeiro lugar a imagem que partilhou foi postada há 15 horas.. não sei se por si... em segundo lugar isto que partilhou não tem qualquer valor uma vez que não está assinado, nem tem qualquer referência a uma empresa de arq. paisagista.. isto também eu conseguia fazer em meia hora, e melhor!.. em relação às árvores que lá vão colocar, conte aos seu netos, talvez eles as consigam ver... as que vingarem claro!.. aliás, esperemos que daqui a 40 anos os prédios não se queixem novamente, senão, estará outra geração a lutar pelo mesmo.. A ideia de Abater 40 para colocar 80 de porte idêntico (palavras de vereador) é atroz.. aliás.. referiu aqui atrás o senhor, que: "(...) vão plantar 85 árvores novas! (e segundo disseram este é o numero mínimo, pois estão a negociar com a CMG a possibilidade de aumentar o numero de árvores a plantar!)"..

    Mas isto tem cabimento? mesmo para si?? Tal como diria alguém REALMENTE entendido na matéria:
    "Isto é uma palhaçada!!!"

    ResponderEliminar
  23. "A Câmara Municipal não tem personalidade jurídica.
    O Município da Guarda é que é a entidade jurídica, sendo gerido por diversos órgãos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal).
    O Município da Guarda, enquanto entidade, pode ter no seu domínio privado diversos imóveis (nomeadamente terrenos ou edifícios), os quais estão sujeitos a registo predial, que poderá vender ou comprar. Diversamente, as estradas (tal como os rios, por exemplo) pertencem ao domínio público e, como tal, estão fora do comércio jurídico.
    Se a Câmara Municipal, por exemplo, decidir vender um terreno que faça parte do domínio público, terá previamente de o desafectar do domínio público (deliberação que compete à Assembleia Municipal, não à Câmara Municipal) e integrá-lo no domínio privado. E vice-versa.
    Em suma, a menos que o Município seja dono ("privado") dos terrenos onde estão as árvores - situação que está sujeita a registo predial -, as mesmas fazem parte do domínio público." Tiago Relva

    Sendo assim, onde fica a responsabilidade do ato? Não há consequências jurídicas? ...ou mesmo consequências politicas? Ninguém é responsável?
    Suspendeu-se o corte e... ficamos assim!
    Que terá o Presidente da Assembleia Municipal a dizer sobre esta situação? Homem ligado à ciência e defensor à longos anos dos muitos patrimónios da região da Guarda.

    ResponderEliminar