segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os Canteiros na Praça Velha


Quando estes canteiros foram pela primeira vez colocados na Praça Velha. Foi um coro de críticas.
Recuperados para as comemorações do 10 de Junho, pareceram bem a muita gente.
Mudam-se os políticos mudam-se as opiniões

9 comentários:

  1. O mal está na "requalificação" da Praça Luís de Camões, que na minha opinião e da maioria dos habitantes da Guarda, é péssima. Estava muito melhor com a calçada à portuguesa e o D. Sancho no centro. A questão dos canteiros, de facto são feios, enfim modernices, mas as flores sempre dão cor e fazem contraste com todo aquele cinzentismo.
    Só ficarei satisfeito quando voltar a ver a estátua no centro e que pelo menos endireitem o pavimento, retirando aqueles "degraus". Uma pequena interversão orientada por algum arquitecto (a) paisagístico (a) competente. Para asneiras já chegou as que fez o executivo responsável pela obra, que salvo erro foi o liderado por Maria do Carmo Borges.

    ResponderEliminar
  2. Caro 0246
    A sua opinião é essa e é sua. Quanto à maioria dos Guardenses ser da sua opinião, não conheço nenhum estudo que aponte para isso.
    Na minha opinião D. Sancho I está bem onde está e alguma coisa poderia ser melhorada, quanto à competência dos arquitectos, quase todos são competentes e quase todos são incompetentes, depende sempre de quem aprecia a obra e dos fazedores de opinião.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. É só visitar os grupos e paginas da Guarda no facebook e fazer essa pergunta a vários cidadãos. Por incrível que pareça, apenas alguns socialistas "ferranhos" defendem aquela intervenção. Já sei que o Oliveira é desse partido, mas temos que separar as águas... Várias pessoas dizem até que deveria ser feita uma petição para recolocar o D. Sancho de onde nunca deveria ter saído. Esta é também a minha opinião, mas essa movimentação envolve muito dinheiro, talvez agora não seja a melhor altura devido à grande divida... Aquela "requalificação" matou a vida na praça, acabou com a história e cultura portuguesa naquele espaço que por acaso é o coração da cidade...Enfim mais uma vergonha!

    ResponderEliminar
  4. caro 1440
    Eu visito algumas páginas do facebook e não vejo nada disso.
    Fazer perguntas a cidadãos têm sido feitas e as opiniões são divididas.
    Quanto a socialismo não sou ferrenho nem pertenço a qualquer partido.
    Fazer uma petição é muito barato. Se for na internet pode ser graça. Outra possibilidade é encontrar um grupo que queira ir para a rua convencer as pessoas a assinar, também é de graça, salvo o papel.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estava a referir-me no geral, porque ao falar nesse tema só os socialistas é que defenderam essa ideia.
      Quanto à petição pelos vistos já há duas, não estão é bem divulgadas, uma delas pede para colocarem a estátua de D. Sancho junto à torre de menagem, o que eu discordo, a outra pede para o colocarem no lugar de onde nunca deveria ter saído.
      Vou deixar aqui o link da "Petição Queremos a Estátua do Dº Sancho I no centro da Praça Velha Sé" para quem quiser assinar: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2012N33489

      Eliminar
  5. Eu também concordo com o Sr. Oliveira: o D. Sancho está bem onde está.

    Aliás, eu nunca compreendi o que é que o D. José está a fazer no centro da Praça do Comércio em Lisboa. Estava bem era ali ao canto ou, sei lá, ali à entrada das bilheteiras do cais dos barcos que vão pró Barreiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário só pode ser irónico... Ainda bem que o António Costa não copiou a ideia dos colegas socialistas da Guarda...

      Eliminar
  6. Caro 1505
    não vale a pena generalizar, não são só os socialistas que gostam da praça assim, há um pouco de tudo.
    Mas para melhor seria a praça voltar ao seu purismo pré-Sancho, com coreto no meio e urinol ao fundo das escadas da Sé.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto: o urinol antigo

      E tiravam o urinol que hoje lá existe, a um canto da praça e que tem a curiosa forma de uma estátua..

      Eliminar