sexta-feira, 31 de maio de 2013

Concelhia PSD da Guarda

Exmos. Srs:
Sendo conhecedores que os blogs e as redes sociais têm dimensões cada vez mais significativas no universo informativo, encaminhamos o mail do Presidente da Mesa da Assembleia de Secção da Guarda do PSD dirigido aos responsáveis distritais e nacionais do PSD.
A CPS

Caros companheiros:
- Secretário-Geral do PSD: Dr. José Matos Rosa
- Coordenador Nacional das Autárquicas e Vice-Presidente do PSD: Eng. Jorge Moreira da Silva
- Presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD: Dr. Augusto Fernando Andrade
- Presidente da CPD do PSD: Dr. Júlio José Saraiva Sarmento

Exmos. Srs.:
Na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia de Secção da Guarda do Partido Social Democrata, cumpre-me comunicar a V. Excias as deliberações tomadas por este órgão:
1.- Foi dado  deferimento à acta remetida pela CPS da Guarda a este órgão oficializando a demissão da Comissão Política de Secção da Guarda do PSD;
2.- Foi tomada a decisão de demissão por unanimidade da Mesa da Assembleia de Secção da Guarda do PSD, que está em total consonância com a CPS e principalmente devido ao não cumprimento dos Estatutos do Partido Social Democrata e ao definido no plenário de secção.
Como é do V. conhecimento o processo que levou à escolha do candidato do PSD à autarquia da Guarda não respeitou os Estatutos do PSD [artigos 43/2/d); 53/2/f) e 56/2/f) ] nem os órgãos concelhios [CPS e Plenário de Secção, representado pela respectiva Mesa] nas suas deliberações, contrariando tudo quanto se delineou no participado plenário de 30/11/2012; além de que tendo sido alterado todo o procedimento definido pelos órgãos concelhios, nenhuma informação foi transmitida à Mesa do Plenário.
Consideramos assim que se trata de um processo extremamente mal conduzido por parte da CPD do PSD com o agreement da CPN, dado que no decorrer de todo o procedimento de escolha do candidato não foram tidas em conta as estruturas locais, não foi tida em conta a vontade das bases do Partido, bem como não foram respeitados os Estatutos do PSD, tal como já referimos.
Julgamos que mesmo depois da apresentação formal da candidatura o processo continua mal conduzido uma vez que nunca houve uma tentativa de aproximação aos militantes de base ou uma auscultação das estruturas democraticamente eleitas, sendo conhecidos os factos que envolvem a candidatura apenas e só pela comunicação social.
Assim e em nosso entender, não faz qualquer sentido manter em funções órgãos que, apesar de serem estruturas basilares deste Partido no concelho da Guarda (eleitos por votações consideráveis e sem oposição), não foram nem são tidos ou achados para o processo eleitoral que está a decorrer.
Saudações Social Democratas:

Junto se anexa:
- Acta da CPS / PSD Guarda [datada de 19 de Abril de 2013 e remetida à Mesa da Assembleia de Secção a 16 de Maio de 2013]
- Acta da Mesa da Assembleia Secção PSD / Guarda [datada de 27 de Maio de 2013]

20 comentários:

  1. Com curiosidade e uma vez que estão citados os artigos, fui ao site dos laranjas ler os estatutos de que alegadamente não foram respeitados:

    Artigo 43º (Competências da Comissão Política Distrital)
    Número 2 "Compete à Comissão Política Distrital"
    Alínea d) "Aprovar as listas de candidaturas aos órgãos das Autarquias Locais sob proposta da Comissão Política da Secção e coordenar a actuação daqueles uma vez eleitos"

    Artigo 53º (Composição e Competência da Assembleia de Secção)
    Número 2 "Compete à Assembleia de Secção"
    Alínea f) "Dar parecer sobre as candidaturas aos órgãos das Autarquias Locais e aprovar o Programa Eleitoral, sob proposta da Comissão Política."

    Artigo 56º (Competência da Comissão Política de Secção)
    Número 2 "Compete à Comissão Política de Secção"
    Alínea f) "Propor à Comissão Política Distrital as listas de candidatura aos órgãos das Autarquias Locais, ouvidas a Assembleia de Secção e as Comissões Políticas dos Núcleos"

    Até aqui parece que têm razão...

    Mas ao correr os estatutos laranjas dei com mais estes:

    Artigo 20º (Competência da Comissão Política Nacional)
    Número 2 "Compete à Comissão Política Nacional"
    Alínea i) "Homologar a designação dos candidatos do Partido à Presidência das Câmaras Municipais, nos termos do regulamento"

    Artigo 43º(Competência da Comissão Política Distrital)
    Número 2 "Compete à Comissão Política Distrital"
    Alínea d) "Aprovar as listas de candidaturas aos órgãos das Autarquias Locais sob proposta da Comissão Política da Secção e coordenar a actuação daqueles uma vez eleitos";

    Penso que não é necessário ser-se jurista para ler e perceber que afinal Manuel Rodrigues e a sua rapaziada estão cobertos de razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esclarecida! Detesto quando se põem a falar em artigos, números e alíneas. Assim entendi perfeitamente!
      Fátima

      Eliminar
    2. Como sou céptico e porque principalmente não acredito em políticos, também fui ao site do meu partido ler os estatutos. Nem sou jurista, nem licenciado, mas com o meu 12.º bem tirado na Escola Industrial que, modéstia à parte vale mais do que muitas licenciaturas bolonhesas, também percebi quem diz a verdade e quem mente. De facto os senhores da distrital agiram mal e ultrapassaram os limites. Por mim nada mais direi, a minha resposta será dada na urna de voto: Manuel Rodrigues.

      Eliminar
  2. AH! AH! AH! NÃO SEI QUEM É ESSA RAPAZIADA DA MESA DEMISSIONÁRIA MAS TÊM TOMATES GIGANTES. PARABÉNS! DEVIA HAVER MAIS GENTE ASSIM: A DIZER AS VERDADES E A CORTAR A DIREITO! GOSTEI DA POSTURA! PARABÉNS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e subscrevo! É uma postura que demonstra dignidade e coragem.

      Eliminar
    2. Essa "rapaziada" são: o Prof. Júlio, o Mendes, a Profª Sónia, o Dr. Carlos e mais dois que não conheço. Mas no geral são gente de bem, com empregos, com famílias e com valores. E é verdade que não devem nem temem.
      Fátima

      Eliminar
  3. Afinal há ou não eleições para os órgãos demissionários?

    O presidente do conselho de jurisdição afirma que sim. Daqui a dois meses haverá novos órgãos!

    Citando o que ele disse a uma rádio local durante um jornal: (a 31-05-2013): "...entendo que, a comissão política distrital há-de convocar a assembleia concelhia no sentido de se definirem rapidamente as condições e o calendário para repor a normalidade de gestão da secção da Guarda através da eleição de uma nova comissão política e de uma nova mesa .../...é um processo que pode estar perfeitamente concluído em Julho, a dois meses e tal da das eleições e da campanha... / ...só se houvesse uma tremenda inércia por parte dos responsáveis, penso que em dois meses se poderá pôr a normalidade funcional na secção..."

    Por seu lado o presidente da distrital vem dizer que não haverá eleições!

    Citando o que ele disse a uma rádio local num debate (a 31-05-2013): "...os órgãos distritais podem transitoriamente nomear uma comissão administrativa, e depois das eleições autárquicas proceder-se às eleições para a assembleia de secção e para a comissão politica de secção, é provavelmente aquilo que se fará no PSD (Guarda)... / ...quanto à questão da realização de eleições elas não ocorrerão antes das eleições autárquicas... / ...não haverá concelhia até lá (pós-autárquicas), haverá uma comissão administrativa ..."

    Ouvi-os no mesmo dia e na mesma rádio...

    São os dois advogados...

    São os dois do mesmo partido...

    São ambos presidentes de órgãos máximos ao nível do PSD distrital...

    Nem entre eles se entendem???

    Quem é que os entende???

    Srs presidentes: vai ou não haver eleições???

    ???Ou vai haver uma tremenda inércia por parte do presidente da distrital como insinuou o presidente do conselho de jurisdição???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uns lugares de poleiro para vaidosos que nunca conseguiram chegar democraticamente e através do sufrágio aos lugares dentro do partido e assim são nomeados pela distrital.

      A.M.

      Eliminar
    2. Têm é medo de eleições internas, se as houvesse neste momento levavam uma coça que nunca mais se levantavam.

      Eliminar
    3. :-) Acredito mais na opção da "inércia", afinal seria desmoronarem a candidatura se fizessem agora eleições :-)
      Fátima

      Eliminar
  4. O relatado é de extrema gravidade para um partido que se diz democrático e em simultâneo é demonstrativo do tipo de pessoas que governa, ou quer governar, a nossa cidade

    ResponderEliminar
  5. Enquanto o PSD anda à porrada
    Uma porrada pela glória!
    O PS faz a sua serena caminhada
    Uma caminhada para a vitória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não resta ninguém a apoiar o PSD na Guarda, à excepção dos agarrados ao tacho de sempre. Vai ser o pior resultado de sempre. Estas eleições vão ser disputadas entre Igreja e Bento.

      Eliminar
    2. Estes gajos do PS são verdadeiros poetas, mas não é com poesia que lá vão nestas eleições.

      Eliminar
  6. Muito bem!
    As outras concelhias do PSD do distrito que ponham os olhos no pessoal da Guarda e que lhes sigam o exemplo. Ao contrário de muitos não estão agarrados aos lugares e chamam os bois pelos nomes.

    A.M.

    ResponderEliminar
  7. Atitude assertiva, mas quem se devia demitir era esta distrital que só envergonha a gente que anda por bem no PSD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito assertiva e a tardar pela demora. E pelos "ruídos" ao nível concelhio e distrital, de facto quem devia apresentar demissão é a distrital à qual não auguro nada de bom na ressaca das eleições autárquicas.

      Eliminar
  8. Quem se deve demitir é o grupo das piscinas.
    O psd local vai ter o resultado mais humilhante de sempre das autárquicas e graças a esse grupo.

    ResponderEliminar
  9. Zangam-se as comadres...
    Ficam claras as coisas:
    1.- A decisão da escolha dos candidatos era efectivamente da concelhia
    2.- Os elementos da concelhia não estão a aderir à ideia do candidato não ser de cá

    ResponderEliminar
  10. Depois desta carta já vieram as sondagens e com a possibilidade do PSd ganhar já se voltou a juntar tudo.

    ResponderEliminar