segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Reflexões de férias: O futuro está na Educação?

 Na Guarda o futuro está na educação?
Assim parece: As várias candidaturas foram renovar-se e/ou abastecer-se no Instituto Politécnico e nos Agrupamentos de Escolas.
Será um bom sinal?
Seria se a UBI e o IPG tivessem cursos em quantidade e qualidade, capazes de fixar os alunos que vão sair das escolas secundárias.
Será que os alunos da Guarda e região vão continuar a preferir as escolas superiores dos grandes centros e por lá ficar e procurar trabalho?
Enquanto os da Guarda e região não se fixarem na sua terra, o deserto avançará. Culpar os governos centrais, por não investirem, quando sabemos que dinheiro não tem faltado, o que tem faltado são políticas anti desperdício, sobretudo em obras obras que, dizem, servem para a terra ter atratividade e como se tem visto pouco têm conseguido.
E quando ouvimos dizer aos empresários que quem faz desenvolver a economia são os privados, porque pedem agora que sejam os governos centrais a investir?
(E agora um aparte: E em que deve um governo investir? Em estradas? Em ferrovia? Em aeroportos? Em serviços públicos? Em saúde? Em educação?) (Mais serviços públicos e menos produção de bens?)
(E em que deve uma Camara investir?) 

Sem comentários:

Enviar um comentário