terça-feira, 10 de agosto de 2021

Reflexões de férias: A luta pelas juntas de freguesias

Resumo muito resumido das candidaturas às juntas de Freguesia do Concelho da Guarda
Elogio à Radio F pelo bom trabalho na divulgação dos candidatos
1 - Candidaturas
O PSD tem 32. O PS tem 20. “Pela Guarda” tem 18. CDU tem 8. Bloco de Esquerda tem 2. CDS-PP tem 2. Chega tem uma. Há ainda 6 listas independentes
2 - Já há autarcas eleitos, a saber:
PSD: Alvendre, Adão, Faia, Gonçalo Bocas, Meios
PS: São Miguel do Jarmelo e Vila Franca do Deão
“Pela Guarda”: Santana da Azinha
CHEGA: Avelãs da Ribeira
Independentes; Arrifana, Vila Cortez do Mondego, Avelãs de Abom e Rocamondo, Trinta Corujeira
3 - João Antão tem menos de 150 eleitores e a eleição deverá ocorrer em plenário.
4 - Comentários curtos:
4.1 - A lista do PSD fez o seu trabalho e por estar no poder, conseguiu o maior número de candidatos.
4.2 - Grande trabalho de “Pela Guarda” e mostra algum contacto com as freguesias rurais.
4.3 - Meritório trabalho da CDU
4.4 - Quanto ao PS, que quer ganhar a Câmara, inexplicavelmente não conseguiu candidatos em algumas freguesias importantes como Famalicão, Panoias de Cima, Videmonte, Vila Garcia, Valhelhas (onde páram os jovens do PS), Castanheira, Rochoso e mesmo o Alvendre.
4.5 - Mais complicado é entender a candidatura do PS à freguesia de Aldeia Viçosa
4.6 - Verdadeiramente incompreensível é o caso de Avelãs da Ribeira. Concorre o Chega sem oposição. Será a primeira e única freguesia do País com o Chega a presidir?
4.7 – Como era de prever as lentilhas acabaram nos supermercados.

6 comentários:

  1. Trabalho meritório da Rádio F.
    Noutro tempo andava nesta altura tudo num virote com o trabalho de informação e debate político da Rádio Altitude.
    Agora é só uma pobre imitação do que já foi.
    As pessoas fazem os projetos.
    Continua por explicar se esta rádio e mais o jornal irmão agora a partilhar casa já começaram a pagar renda e se a ULS está mesmo a oferecer-lhes energia elétrica.
    Segundo consta, é um favor que o PS lhes está a fazer fechando os olhos, embora o beneficiário seja o PSD.
    Com este tipo de compromisso, não admira que o PS também tenha sido "comido" nas freguesias que refere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais importante do que isso e sobre a fusão do jornal com a rádio é saber se se estão a preparar para o saneamento de funcionários da rádio. É sabido que foram preteridos em favor dos que vieram do jornal nas rubricas do debate político. Terá sido por questões de agenda política? Por que raio os funcionários do jornal se imiscuiram na rádio e o contrário não aconteceu? Sr Baptista Martins está em condições de garantir que não vai sanear/despedir os funcionários da rádio sem despedir nenhum funcionário do jornal? Por que razão nenhum funcionário da rádio tem atribuido nenhum programa de debate político?

      Eliminar
    2. Ora aí está uma boa questão. Os novos programas da rádio altitude têm como mediadores o diretor do jornal e o seu número dois, nenhum trabalhador da "antiga" rádio altitude tem a oportunidade de mediar o diálogo político. Terão a marca escarlate? As noticias no sitio da rádio são desactualizadas, o jornal parasita as noticias da rádio e a rádio faz publicidade ao jornal. A gestão da coisas está a ser muito má e resta saber se é propositada ou só azelhice. Não acham que, genericamente falando em abstrato, dá muito jeito um candidato ser amigo de quem tem um jornal e uma rádio? Ou um candidato ter um tempo de antena desmesurado em relação a outros numa outra rádio? Haverá isenção nos órgãos de comunicação da Guarda? Evidentemente que o jornalixo da página de facebook que se diz ser uma empresa de comunicação e que faz campanha ao candidato populista não é isento mas isso toda a gente sabe. É um tema interessante, ver se há agendas políticas escondidas nos meios de comunicação da Guarda.

      Eliminar
  2. O candidato do PSD á junta da Guarda parte como favorito porquê? Eu não lhe reconheço nenhum trabalho. Andou encostado ao que a cãmara fez na cidade e colhe os louros é isso? O que é que foi feito pela junta nestes 8 anos? Acho que já chega de ter politicos profissionais que não sabem fazer mais nada do que pulular de lugar em lugar. Só não votem é no chega porque para incompetentes já nos bastaram os que lá andaram. Está na hora de arrumar a casa, votem em candidatos e partidos que tenham que provar que a sua retórica não é engano, votem no bloco ou na cdu, deixem que governem para nos mostrarem que não andam aqui só com falinhas mansas.

    ResponderEliminar
  3. Explicação
    E quando perguntado por que razão foram retirados uns comentários sobre a ULS/RA e que tinham sido enviados por um anónimo e depois de ter lido com mais cuidado algumas afirmações e opiniões neles contidos decido retirar os mesmos.
    Não tenho razões para duvidar da sua veracidade, a questão é que não tenho meios, neste momento, para confirmar algumas das afirmações mais polémicas.
    Recordo que não sou jornalista e não estou protegido, pelo que a liberdade de expressão neste tipo de casos pode ser punida por difamação.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderei então, por este meio, pedir ao autor anónimo que aqui disponibilizou essas informações numa perspectiva pessoal, que disponibilize os links ou as fontes que ele afirmou que eram públicas onde constavam essas afirmações, se o tivesse feito logo com certeza que os comentários não eram retirados deste blog.

      Eliminar