sexta-feira, 9 de julho de 2021

Tribunal: Guarda - Adjudicação de transportes públicos de mal a pior

“Tribunal considerou que a sociedade constituída para assumir a concessão e assinar o respectivo contrato com o município não preenchia os requisitos impostos”.
Jornal “Público”
José António Cerejo
8 de Julho de 2021, 19:09
“O Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu declarou esta quarta-feira a caducidade da adjudicação do serviço público de transportes urbanos da Guarda, condenando o município local a adjudicar aquele serviço à concorrente classificada em segundo lugar no concurso lançado no ano passado. O processo foi desencadeado por esta última empresa, a Encosta Tour, depois de a Câmara ter rejeitado, em Março deste ano, o seu pedido de declaração de caducidade da adjudicação então atribuída à TRN - Rodoviária Internacional e Nacional, por incumprimento de várias normas do programa do concurso e do caderno de encargos”. 
Continuar a ler:
https://www.publico.pt/2021/07/08/local/noticia/tribunal-obriga-camara-guarda-recuar-concessao-transportes-publicos-1969661

12 comentários:

  1. Com estas e com tantas outras, começa a desenhar-se o cenário que já toda a gente admite mas que ainda ninguém diz:
    Carlos Monteiro só já a disputar com Sérgio Costa o segundo lugar nas autárquicas, se não estiver já neste momento atirado para terceiro, tantas são as fugas da "Guarda Confiante" para a "Pela Guarda".
    Sérgio Costa e Luís Couto vão discutir a vitória nestas eleições.
    Sábado no Jardim José de Lemos já tiramos a prova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na candidatura do Carlos já dão a vitória como inevitável. O PS fica em 3 com os 2 vereadores que tem tido

      Eliminar
    2. Mas o ps apresentou alguma candidatura?
      Não dei por ela
      Só ouço o do pelo tacho

      Eliminar
    3. Luís Couto (PS): 2 a 4 vereadores
      Sérgio Costa (Ind): 2 a 3 vereadores
      Carlos Monteiro (PSD): 1 a 2 vereadores
      O PSD anti-Sérgio, anti-Amaro e anti-Valbom só tem uma hipótese: votar útil no PS para impedir que o Sérgio tenha bom resultado.
      Ou impugnar a lista do Sérgio. Já há motivos para contra-ordenação eleitoral nomeadamente os conteúdos patrocinados no Facebook, que são contra a lei eleitoral

      Eliminar
    4. O PS nem dois vereadores vai conseguir eleger vai perder um para o Sérgio Costa

      Eliminar
  2. Sai a TRN entra a Encosta Tour.
    Se de um lado chove, do outro troveja:

    Nº de Matrícula/NIPC: 508866804
    Firma: ENCOSTA TOUR, LDA
    Natureza Jurídica: SOCIEDADE POR QUOTAS
    SEDE: Zona Industrial de Seia, Lote 6
    Distrito: Guarda Concelho: Seia Freguesia: Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros
    6270 - 485 SEIA
    OBJECTO: Transportes terrestres de passageiros; b) Transportes Rodoviários de Mercadorias em veículos ligeiros; c) Organização de actividades de animação turística; d) Manutenção e Reparação de veículos automóveis; e) Comércio a retalho de peças e acessórios para veículos automóveis; f) Comércio por grosso de produtos petrolíferos; g) Aluguer de veículos automóveis ligeiros; h) Aluguer de veículos automóveis pesados; i) Actividade de agências de viagem; j) Actividades de operador turístico; k) Actividades de limpeza geral em edifícios; e l) Outras actividades de limpeza, n.e.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou de acordo com a sua observação, a Encosta Tour, levantou na sua reclamação uma questão muito sensata, que sentido fazia uma conta conjunta entre a Camara e a TRN, essa TRN que nem o seu Capital Social em 2020 pelo menos tinha realizado. Quem é que já ouviu falar desta empresa, que eu saiba tem 2 autocarros a cair aos bocados com mais de 15 anos.
      O Sr. Luís Farinha que é sobejamente conhecido na região de Lisboa tem que ir agora para bem longe procurar trabalho e já está à vista os métodos que utiliza.

      Eliminar
  3. Caro Sr. Anónimo anda desatualizado, de pois de consultado o portal da justiça a sede foi alterada em 2017-06-29, passou a ser:
    Artigo(s) alterado(s): 1.º, n.º 1

    SEDE: Rua Francisco dos Prazeres, nº 44 E
    Distrito: Guarda Concelho: Guarda Freguesia: Guarda
    6300 - 690 GUARDA

    Uma boa regra para pesquisa consultem vários documentos e não um!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueceram-se foi de esconder outros rabos de fora, mais reveladores do que a mera sede social (que até pode ser em Fafe ou onde quiserem):

      k) Actividades de limpeza geral em edifícios; e l) Outras actividades de limpeza, n.e.


      Eliminar
  4. Efetivamente um concurso no mínimo estranho a TRN uma empresa da Amadora que é efetivamente gerida pelo Sr. Luís Farinha, embora a sociedade esteja em nome da esposa e do filho (já de si suspeito), se consultarmos as contas do ano 2000 recentemente entregues por esta sociedade vemos que tem 2 empregados, como queriam ter capacidade para assegurar um serviço destes?
    Em qualquer empresa de informações contabilísticas esta informação está disponível por € 3,69 a qualquer cidadão, será que a Câmara não têm obrigação de fazer o mínimo de trabalho de casa?

    ResponderEliminar
  5. Que credibilidade tem a empresa TRN para prestar esse serviço na Guarda, esta empresa tem 2 autocarros velhos, nem dinheiro tem para realizar o capital social da Própria TRN quanto mais da nova empresa a criar, Já alguém olhou para as contas da sociedade.

    ResponderEliminar