sábado, 27 de março de 2021

Turismo no Interior: Uma viagem pelos slogans

Em 2011 a viagem no interior da CIMBSE foi assim:
Saí da Guarda “Capital da Cultura”, fui a Manteigas “Coração da Serra da Estrela” que queria ser “Capital do BTT”, era para ir à Covilhã “Cidade das 5 Estrelas”, mas preferi passar por Gouveia “Capital da Aventura”, de caminho passei em Freixo da Serra “Aldeia Museu”, percorri as ruas de Celorico “Capital do Queijo”, não tive tempo para ir a Foz Côa “Capital do Paleolítico”. Regressei à “Capital” do Distrito
Estava a programar ir a Belmonte “Capital da Memória Sefardita”, ao Fundão “Capital da Cereja”, a Almeida “Capital das Invasões Francesas”, a Trancoso “Capital dos Museus” ao Sabugal “Capital da Raia”, a Figueira “Capital da Amendoeira”, a Seia “Capital dos LED”, a Aguiar “Capital do Outro”.
E agora como será?
Em 2021 se pudesse viajar era assim:
Estou na “Guarda - a Mais Alta”, irei a “Gouveia – a Nossa Terra”, passando por “Manteigas – Vale por Natureza”~, darei uma saltada à “Covilhã – A tecer o futuro” e a “Seia – Serra da Estrela”
No regresso passaria por “Celorico – Comgosto, o melhor de nós para si”, iria ainda a “Trancoso – Município” e daria um salto a “Aguiar à Vossa Beira” e terminaria em “Pinhel – Cidade Falcão”
Regressaria a casa para preparar a viagem seguinte
Para norte iria a “Meda – Município”, “Foz Côa – Um concelho, dois patrimónios mundiais” e a “Figueira – Mergulhe nestes Patrimónios”
E para sul visitarei “Belmonte – m”, seguirei para o “Fundão – 365 dias à descoberta” e subirei ao “Sabugal - Município”, seguindo depois para “Almeida – Fronteira da Paz” regressando a casa.
Boa tarde senhores passageiros, fim da viagem e dos nossos serviços de viagem

5 comentários:

  1. Diria eu que se se tivesse investido todo o dinheiro que foi para o marketing da tanga na melhoria das condições de vida das populações de longe estaríamos muito melhor. Mas não, os politiqueiros gostam e pagam a peso de ouro os slogans que pejam nos cartazes, faixas e porta chaves que logo vão para o lixo. Para o lixo (da história) haviam de ir esses mentecaptos gestores a prazo do dinheiro que não é deles. Sendo álvaro Amaro o pior desta pandilha visto os mandatos de confetis e espumante dos quais foi o principal protagonista. Digo isto porque votei nele em 2013 e senti-me um parvo, ou melhor fui um parvo, um autêntico burro. Tenho 38 anos, uma licenciatura e não há maneira de conseguir um emprego nesta cidade nem arredores. Querem e batalham para ter uma cidade mais atrativa. P**a que os p***u é só aldrabões.

    ResponderEliminar
  2. Na Guarda é manifesto o esforço da veia propagandística do psd. Os dois psd's. O que está no poder lá vai tentando colar com cuspo a sua propaganda, andando no meio da estrada, tal qual prostitutas, a tentar vender a ideia de que trabalha para a cidade gastando rios de dinheiro num unicórnio chamado "capital europeia da cultura". É confrangedor a falta de jeito deste presidente e seus acólitos para fazer algo de positivo para a cidade leia-se, comprar o campo de futebol do mileu pelo triplo do preço para o "dar" a uma empresa privada num acto de subjugação total a interesses privados, mascarando-os, mal, com interesse público. O outro psd, lacaio do exiliado "eurodeportado", herdeiro do foguetório competentíssimo propagandista mor do burgo, nada tem mais do que lamber as feridas profundas do seu ego. Um político vazio que apenas tem ambição de ser chefe e que fala igual ao seu mestre embruxelado. Ó Guarda, que mal fizeste tu a Deus para seres assim tão fustigada? Agora vem o chega e os seus cromos capitalizar o descontentamento. Basta um asno nas redes sociais vomitar palavras de ordem como "xuxas" ou "taxos" (o asno nem escrever sabe), para ganhar uns "likes" e atrair pessoas que sofreram na pele por causa desses que mandam e mandaram para a mentira que é a causa desse partido mentiroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chega na Guarda apoia a candidatura do Chaves Monteiro. O chega na Guarda só tem 4 gatos pingados mas só dois é que dão a cara. Não conseguem ninguém para a formação de listas, não está tudo perdido na Guarda, os seus habitantes não vão no conto do vigário. Não é com publicações constantes da fotografia do seu líder concelhio (à la ditadorzeco), acompanhada de um texto primário, simplista e facilitista que se engana um povo Nobre resistente e resiliente como nós. Isso sim, os que lá estão e estiveram não cumpriram o que era esperado deles, que fique claro, precisamos de políticos melhores. Como é sabido o PSD tem um candidato que não está à altura, não sou eu que o digo, é TODA a concelhia da Guarda desse partido que o afirmou e justificou em 10 páginas de anexos que enviou para lisboa. Resta-nos saber se o PS consegue fazer vingar o candidato votado praticamente por unanimidade (só os 2 ou 3 comissários de lisboa votaram contra) da estrutura do concelho, alguém que desde 2013 desmascarou a fantasiosa gestão de Alvaro Amaro e companhia. Foi afastado para a terceira linha, juntamente com o arquitecto Carreira, da acção política no partido em 2017, por criticarem demasiado a gestão do PSD (o chamado "fel e vinagre")por uma direcção (incompetente) concelhia e distrital que acabaria por desistir a meio. O presidente da federação está com medo que este putativo candidato lhe retire o protagonismo e, quem sabe, o lugar na federação. Assim resolveu não apoiar a vontade da concelhia (coisa que não fez com outras concelhias, veja-se o caso de Celorico da Beira, com o apoio aquando da eleição para a federação) e ajudar a enfraquecer o putativo candidato não alinhado com a política e promessas mentirosas que lisboa fez na Guarda. Lisboa quer impôr um comissário político. O meu apelo é que, caso isso aconteça, a comissão política se demita em bloco. O adiamento para meados de junho para o anúncio do candidato é para impedir que este candidato escolhido pela concelhia da Guarda avance com uma lista independente pois não haveria tempo para recolher assinaturas, formar listas etc. Esta é uma análise política de um cidadão que sempre votou CDU mas que, visto que as esquerdas (CDU e BE) não querem (por causa dos egos) fazer uma coligação pré eleitoral vencedora, vai votar no PS (se o candidato não for um comissário político de lisboa).

      Eliminar
    2. O Chega ai o chega, o primário, o jovem "com turbado", o do produto tipico espanhol e o seu heterónimo de perfil falso. O Chega ai o chega

      Eliminar
  3. https://o-eco-do-ego.webnode.com/l/a-guerra-local-que-se-tornou-nacional/

    ResponderEliminar