segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Transferência de Competências

Peça da coleção do Museu da Guarda. Foto do Museu
Menino Jesus Salvador do Mundo, Madeira policromada, Século XVI, Centro de Produção: Malines – Flandres.
1 – O Governo aprova um Decreto para transferir competências nas áreas da Educação, Saúde e Cultura para as Autarquias
2 – O Presidente dos Autarcas Social-Democratas, Álvaro Amaro, deu uma conferência de Imprensa a congratular-se com a decisão
3 – O Presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado (PS), declara que está desiludido com o Decreto e faz críticas ao Governo.
4 – Alguns Presidentes de Câmara que estavam em negociações para a transferência de competências na Educação, continuam críticos e não estão preparados para receber uma boa parte das competências que o Governo no quer transferir, os do PS já estão fora
5 – O Secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier, anunciou que há cinco Municípios interessados em receber competências do Governo, não dizendo quais são.
6 – Já sabíamos que o Município da Guarda quer receber o Museu para criar um novo museu da cidade
7 – Com o actual Secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier, Com ligações à Guarda, o Museu da Guarda deve ter batido o recorde mundial de rapidez na despromoção: Num ano pode passar de um Museu da rede Nacional de Museus para um Museu Concelhio, passando por um Museu Regional dependente da Direção de Cultura Centro.
8 – O Clube de Amigos do Museu, sempre activo na tomada de posições ainda não veio a público dizer que sim, porque presumimos que não dirá não.

7 comentários:

  1. Não posso calar-me.
    Para já, "vai" um pequeno comentário, sucinto, ao "post", que foi oportuno e útil.
    - Existe uma Associação de Amigos do Museu da Guarda, com Estatutos próprios, registados na Conservatória.Há um Regulamento que particulariza o funcionamento desta Associação.
    -Os corpos sociais desta Associação foram eleitos regularmente, no último acto eleitoral, convocado pelo Presidente da Assembleia Geral. Até ao momento, não foi convocada qualquer Assembleia Geral, para proceder a um novo acto eleitoral ou à extinção da Associação. Não houve prestação de contas. Onde poisam os dinheiros?
    Hoje, mais do que nunca, a utilidade desta Associação é premente, quando se discute a municipalização do nosso Museu.Há muitos contornos de mera gestão, de politiquice com interesses pessoais e partidários, com predomínio, mais que visível, de um certo PSD aliado a Barreto Xavier, Celeste Amaro e a Álvaro Amaro. O assunto deve ser discutido pelos cidadãos da Guarda.
    Faço um pedido claro e directo ao Presidente da Assembleia Geral, Dr. A. Ferreira, advogado,que tome posição, esclarecendo os tópicos respeitantes à vida da Associação para evitarmos esse tratamento de "Clube de Amigos...".
    Aguardo. É minha intenção tornar pública esta situação anómala de uma Associação que vira costas a estes problemas.

    ResponderEliminar
  2. A associação vira costas aos problemas? Não está ativa? Então como pode o Facebook dessa Associação estar atualizado? Algo de estranho se passa!

    ResponderEliminar
  3. O apelo que fiz ao senhor Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Amigos do Museu da Guarda continua a ser premente. Está nas suas mãos todo o cabal esclarecimento. E mais não digo.

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos actualizam o Facebook, mas não apresentam contas nem tomam posições...

    ResponderEliminar
  5. Use os direitos que tem e peça uma assembleia geral em termos legais e formais.
    Não é escondido numa caixa de comentários de blogue que lhe vão dar crédito. Quem garante que é mesmo você?

    ResponderEliminar
  6. Não é meu hábito dar réplica a anónimos. Esclareço este último anónimo que, segundo o Regulamento Interno da Associação dos Amigos do Museu da Guarda, no seu artigo 29º, ( Reuniões ), alínea 2, não posso formal e legalmente pedir uma Assembleia geral extraordinária. Diz o articulado:" A Assembleia Geral poderá ainda ser convocada extraordinariamente pelo Presidente da Mesa, quer por iniciativa própria, quer por requerimento da Direcção ou então pelo menos um décimo dos votos dos sócios colectivos, individuais e fundadores da associação". Uma iniciativa individual não está contemplada. Continua válido o meu apelo e que lhe chegue aos ouvidos.

    ResponderEliminar
  7. Triste sorte a da Guarda e das suas gentes. Como será o futuro ?

    ResponderEliminar