quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

TGV – Aveiro/Viseu/Vilar Formoso

Painel de azulejos no edifício novo da estação, mostrando o edifício velho
Há novidades na nova linha de Caminho-de-ferro da zona centro. A ligação Aveiro/Vilar Formoso começa a tomar forma e a Guarda vai ficar a perder.
Eis o que diz o jornal on-line “O Sol” Jornal on-line “O Sol”, http://sol.pt/noticia/122446 Amadeu Araújo 21/01/2015, 13:04:45
“A ligação que o Governo negoceia com a UE retoma o projecto de 2009, do troço designado Lote 4A - entre Aveiro e Celorico da Beira, acordado com Espanha. Será em bitola europeia e ligará o noroeste peninsular, através da ligação da Linha do Norte a Salamanca, incluído nas redes transeuropeias. O atravessamento da fronteira a norte de Vilar Formoso possibilita a ligação em pouco mais de 130 km, o que encaixa nos orçamentos previsíveis”.
“O troço terá uma extensão de 110 km, com passagem por Viseu. O custo por quilómetro aponta para 10 milhões de euros e pressupõe 60 quilómetros de via única. Quanto ao financiamento, o valor final está ainda por definir. Um estudo do Grupo de Trabalho Centro e Norte, que reúne as associações empresariais de Portugal, Minho e Centro, aponta para um investimento de 1,9 mil milhões de euros, um valor “incomportável porque equivale ao dinheiro que o país dispõe para o investimento total em ferrovia”, sustenta um responsável político ouvido pelo SOL”.
“Todavia, lembra que o estudo foi feito com base numa via dupla, quando se prevê agora uma via única, capaz de garantir velocidades até 250 km em bitola europeia, a que acresce um ramal de ligação a Viseu, de 5 km, e outro entre Vila Franca das Naves e a Plataforma Logística da Guarda. Essa solução fará Portugal “honrar os compromissos e dividir as verbas disponíveis entre a ligação Aveiro-Salamanca e Sines-Badajoz”, acrescenta”.

Sem comentários:

Enviar um comentário