sábado, 27 de setembro de 2014

Quinta da Pellada: Uma das adegas melhores do mundo

O Vinho de Álvaro de Castro
A Adega “Quinta da Pellada” está incluída nas 100 melhores adegas do mundo, na classificação da conceituada e especializada revista norte-americana  Wine&Spirits.
Em Portugal há mais quatro adegas referenciadas: Herdade do EsporãoQuinta do NovalTaylor Fladgate e Quinta da Romaneira.
É numa elevação junto a Vila Nova de Tazem, na sub-região da Serra da Estrela, que se situam as Quintas de Saes, Pellada e Outeiro. A sede é na Freguesia de Pinhanços no Concelho de Seia que faz fronteira com a Freguesia de Vila Nova de Tazem no Concelho de Gouveia, no Distrito da Guarda.
(Da página oficial):
Quinta da Pellada
As primeiras referências históricas que se conhecem sobre a Quinta da Pellada aparecem por volta de 1570, aqui existe ainda uma casa do séc. XVI construída de face para um pátio interior, como um solar fortificado.
Álvaro de Castro é Eng.º civil e herdou esta propriedade em 1980, dedicando-se exclusivamente a ela, restabeleceu a tradição familiar na produção de vinho, quebrada há duas gerações.
Levando a peito as suas referências de juventude e recordando os vinhos produzidos pelo Eng.º Vilhena do centro de estudos de Nelas. O seu primeiro vinho aparece então com a vindima de 1989.
Desde essa altura até hoje tem sido apoiado na enologia pelo Engº. Magalhães Coelho e mais recentemente pela sua filha Eng.ª Maria Castro e também pelo Eng.º Ataíde Semedo.
Quinta de Saes
A Quinta de Saes tem origens muito remotas, as mais antigas referências datam de 1258. A presença da viticultura como actividade agrícola é, igualmente muito antiga: registos de 1527 atestam que Saes pagava de imposto ao Rei, anualmente, a considerável soma de 80 pipas de vinho.
Outeiro
O Outeiro está localizado numa encosta virada à Serra, uma vinha mais perto da adega do que a Quinta de Saes ou Pelada. Foi primeiramente alugada e depois adquirida à Casa da Passarela em 2002 para vir a originar o vinho PAPE (PA-Passarela e PE-Pellada).
As vinhas com idades entre os 3 e 65 anos, estão instaladas a uma altitude média de 550 m. A área total perfaz 60 ha, onde estão plantadas, em solo de base granítica com linhas de areia e argila, as castas típicas da região: Encruzado, Cercial, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen, Alfrocheiro, Baga e uma Vinha Velha com mais de 30 castas diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário