quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A Sala da Assembleia Municipal

Foto: Câmara Municipal da Guarda
A belíssima sala da Assembleia Municipal da Guarda – Sala António Almeida Santos, pode deixar de ser o palco da realização das Assembleias Municipais.
Razão oficial, do executivo, é que o Presidente da Câmara não vê toda a gente, pois a Mesa da Assembleia está imediatamente atrás e num ponto mais elevado e os Deputados não têm grandes condições de trabalho.
O intervalo entre as filas de cadeiras e o acesso à segunda fila não é lá muito bom e as cadeiras não têm prancheta para se escrever.
Também é claro que a sala merecia uma pequena remodelação das cadeiras, agora que há menos 20 Deputados.
Mas para mim a questão é outra. O Executivo está ao nível dos Deputados e a Mesa com o Presidente da Assembleia e os seus Secretários estão num nível superior assim como a pessoa que discursa no palanque.
Isto é que incomoda.
Ou será porque a sala se chama António Almeida Santos e o nome assusta?

5 comentários:

  1. Não há dinheiro para pagar os calotes e todos dizem que as dividas são bem superiores aos 80 milhoes, mas agora a sala já não serve?
    Será que o sr presidente tambem quer realizar estas reunioes à porta fechada??
    Ou quando se trata de luxos para os politicos a conversa é outra e lá se arranjam umas milecas para renovar a sala ou para pagar a terceiros o aluguer de outra sala?
    Será que o nerga não arranja uma salita à medida do presidente??

    ResponderEliminar
  2. Os espaços têm o seu simbolismo e são criadores de certos estados de alma. O bom arquitecto sabe isto, quando cria os espaços. Agora, está na moda de apontar defeitos, falhas aos arquitectos, para adiar obras, v.g. Hospital e para criar uma outra liturgia do exercício do poder autárquico. Até parece que , politicamente, o Presidente é o poder máximo na Autarquia e terá de estar ao nível do Presidente da Assembleia! Ele é pequeno, de estatura baixa, e deve ser visto por todos. Arranje um banquinho!
    Criem-se, antes, na mesma sala, boas condições, cómodas, aos membros para estarem e escreverem. Isso, sim. Deixem-se de purgas melífluas. A sala Almeida Santos tem, repete-se, a sua história e o seu simbolismo. Ou entrámos para este efeito noutra dinastia? Quem é o rei absoluto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Então agora o presidente da Câmara é que opina sobre um espaço do Concelho que tem o seu máximo representante no Presidente da Assembleia Municipal. Amigo Álvaro, anda enganado porque quem manda nessa sala é o Carvalho Rodrigos e os deputados da Assembleia. O amigo Álvaro só lá está por indicação dos deputados e por convite dos deputados. Alguém ponha este homem no lugar dele. Só era o que mais faltava agora andar a opinar sobre o que em nada lhe diz respeito.

      Eliminar
    2. Comodas? que eu saiba estão sentadinhos numas belas "poltronas" e nao no chao, alem disso os srs deputados municipais certamente podem escrever uma mao cheia de palavras caso queiram numa simples folha de papel por cima de uma pasta ou num caderno ao "colo" como certamente ja muita gente fez neste pais.
      Estar a gastar ali mais dinheiro, quando supostamente este e um bem escasso, parece uma falta de respeito para com as gentes da guarda.
      Quanto ao facto de o sr preidente nao ver toda a gente, bem ali nao e uma sala de aula.
      Ele esta la para representar o seu papel, e nao para sr fiscal das actividaes dos deputados municipais.

      Eliminar
  3. votaram nele agora aturem-no, e ainda só passaram cerca de 3 meses, agora imaginem o que passamos em Gouveia nos últimos 12 anos

    ResponderEliminar