domingo, 13 de março de 2011

Guerra Colonial: Monumento aos Combatentes

O Governo Civil Guarda (PS), o Presidente da Câmara Municipal da Guarda (PS) e um Arquitecto (julgo que do PS) aceitaram a encomenda de um “Monumento aos Combatentes do Ultramar” feito pela Liga dos Combatentes. A maquete vai ser apresentada na próxima terça-feira.
Este monumento é claramente um monumento ideológico, porque um “Monumento aos Combatentes do Ultramar” é muito diferente de um “Monumento aos Combatentes da Guerra Colonial”.
Não sei como vão resolver as graves contradições ideológicas os elementos do PS que se apresentam a defender este monumento. Lembro que o Partido Socialista, defensor da Liberdade, condenou sempre a “Guerra do Ultramar” e apoiou sempre a “Independência das Colónias, independentemente do País colonizador.
Parece que este “monumento” vai ser no Jardim José de Lemos. Não tenho confirmação, se for verdade, lamento pelo Jardim já tão massacrado com maus tratos, será mais um.
A colocar, esse monumento só teria um lugar possível, no jardim do antigo quartel, agora Finanças e Arquivo Distrital, e aproveitariam também para homenagear os todos os militares que passaram pela Guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário