quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Guardiões da Serra da Estrela apresentam Plano de Revitalização às freguesias da região

“A Associação dos Guardiões da Serra da Estrela vai reforçar o seu compromisso na «recuperação ambiental e social, com foco na proteção das comunidades locais, essenciais para a preservação da natureza», segundo explica a organização em comunicado”.
“Depois dos incêndios de 2022 que assolaram a região da Serra da Estrela, os Guardiões da Serra da Estrela lançaram uma série de Assembleias Comunitárias nas freguesias mais afetadas pelos incêndios, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do Fundo Ambiental, e das Juntas de Freguesia locais, para apresentar as Medidas de Estabilização e Emergência e auscultar as preocupações e dificuldades sentidas pela população.”
“Agora vai entrar em ação a 2ª sessão de Assembleias Comunitárias que pretende divulgar o Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela com impacto esperado não apenas no PNSE, mas também no território das Beiras e da Serra da Estrela.”
As sessões começaram no dia 14 em Famalicão da Serra, e no dia 15 em Valhelhas.
Vale de Amoreira - 24 setembro, a partir das 18 horas
Aldeia Viçosa - 25 setembro, às 18 horas
Sameiro - 28 setembro, pelas 14h30
Videmonte, 29 setembro - a partir das 11 horas
Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro + Faia + Alvendre - 30 setembro - a partir das 18 horas
E até agora qual foi a posição da Câmara da Guarda na divulgação e apoio a estas ações?
Tiram protagonismo, ou acham que estas associações só atrapalham os interesses políticos presidenciais?

3 comentários:

  1. O Município da Guarda, mesmo sem alardear, está com a iniciativa pois vai juntar o útil ao agradável levando mais investimento às aldeias mais queridas - e bem. porque foram atingidas pelo flagelo do fogo -mas creio preparar-se para também deslocar apoios a instituições que nada tiveram que ver com fogos e nem por eles foram prejudicadas, mas será uma forma de aliviar a autarquia de despesas que, depois, poderá canalizar para festarolas ou oque lhe apetecer. Veremos se essa chico-espertice vai, ou não ser usada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Câmara da Guarda reagiu muito bem ao pós-incêndio. Conseguiu verbas para repor o que foi estragado e para abrir caminhos pelas serras. Percebe-se que nem todos encaram isto com satisfação, mas as juntas ficaram, certamente, agradadas. Ainda não se percebeu concretamente o que esta associação (mais uma da Serra da Estrela?) pode trazer de novo... Aguardemos.

      Eliminar
  2. O Município não agrega, divide para reinar
    O Município não pensa nos guardenses, pensa no presidente
    O Município não quer que os guardenses sejam participativos e ativos. Quer que bebam e fumem até altas horas com a barriga cheia
    O Município quer afastar todos os que lhe façam sombra, a começar pelas árvores!

    ResponderEliminar