terça-feira, 16 de abril de 2024

E hoje continuamos com vinho

Pedro Garcias, jornalista e produtos de vinho do Douro, escreve semanalmente na “Revista Fugas” do jornal “Público”
Crónica de 23 de março de 2024. Especialistas em subsídios, a propósito da operação “influencer”.
A PJ investiga um gestor de fundos europeus, com as adjudicações milionárias feitas à “Essência do Vinhos” por parte do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
E depois mete a “AGAVI – Associação para a promoção da Gastronomia, vinhos, produtos regionais e biodiversidade” e mete a “ANJE” e mais não sei quem.
Estão especializados em atrair fundos comunitários, aparentemente por meios menos próprios.
E dá um exemplo de atuação da feira de vinhos de S. Paulo, A AGAVI esteve presente com o maior stand. Apareceram os promotores, tiraram umas fotografias e foram embora. E ficou vazio. Nem um bolinho de bacalhau.
E isto é a propósito de quê?
Quem organiza o “Wine Fest da Guarda”? Será a “Essência do Vinho”? Ou estarei equivocado.
Crónica de 30 de março. Vinho, excedentes e importações
Em 2023 Portugal quis destilar 50 milhões de litros de vinho com denominação de origem. Só se conseguiu destilar metade.
Em 2023 a colheita foi boa e o consumo retraiu e os excedentes de vinho aumentaram.
A 5 meses das vindimas as adegas transbordam e não há espaço para mais.
No Douro o vinho a granel vende-se a 70 cêntimos o litro e vinho engarrafado a a cerca de 1 Euro por 0,75 Litros.
E agora começa o mistério e a marosca
Em 2022 Portugal importou de Espanha 130 milhões de litros de vinho a cerca de 40 cêntimos.
E depois vem a marosca
Muito do vinho importado é transformado em “vinho português de origem controlada.
E como? Só lendo a crónica. Papeis para aqui, papeis para ali, Entrada em adegas ao lado do português. Declarações de produção, etc.
Isto só se resolve com uma grande bebedeira coletiva.

32 comentários:

  1. Há um programa na Rádio altitude todas as manhãs de segunda. Que é aquilo em concreto? Nada contra, mas sempre os mesmos cansa e esgota. Uma rádio não pode ser umas sete ou oito pessoas. Das duas uma ou ninguém quer ir à Rádio, ou ninguém sabe falar em público ou não há mais políticos na Guarda
    O disco está riscado porra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada contra os rapazes, mas este comentário está carregado de razão. Tecla gasta, nem eles próprios já têm discurso para ali estar. Isto é como no futebol e o treinador Baptista-Martins deveria colocar Fábio Pinto e Ricardo Sousa no banco de suplentes a respirar.

      Eliminar
    2. Discurso gasto, sem conteudo nem forma

      Eliminar
    3. Acho incrível como no distrito inteiro uma rádio vai pescar essas duas personalidades para o pedestal do debate político. E depois querem audiências. Oh deus.

      Eliminar
    4. O que vamos comer hoje?? Massa com atum. E só há PS e PSD! Massa e atum
      Chega, CDS, PCP, Bloco, Livre, PAN não existem
      Os independentes são Câmara e também não existem nem são chamados a debater a Câmara e o país. Só visto mesmo.

      "Este é o frente a frente, este é o frente a frente este é o frente a frente Este é o frente a frente, este é o frente a frente este é o frente a frente Este é o frente a frente, este é o frente a frente este é o frente a frente Este é o frente a frente, este é o frente a frente este é o frente a frente "

      Eliminar
  2. Isto deixa qualquer coisa a pairar no ar. Eu nem sou de intrigas, mas quer-me parecer que Sérgio Costa anda rodeado de gente muito pouco recomendável. Quanto mais se faz mais se erra ou há probabilidade de errar e 500 ajustes diretos é um número que revela que não há grande cuidado com quem se contrata. Acontece muitas vezes deitarmos numa cama e acordarmos com pulgas, percevejos e outra bicharada de viajantes. Recomenda-se prudência porque o ministério público tem falado e quem fala assim não é "Gago"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Diz o ditado: quem se deita com cães acorda com pulgas. As couves têm pulgões. Isto é em sentido figurado e o senhor administrador não percebe e tambem não tem de perceber.

      Eliminar
    2. Neste caso é mesmo Gago...

      Eliminar
  3. Álvaro Amaro trouxe FIT, Feira Farta e festa branca. Este faz festas da cidade, feira do vinho, troféu do vinho, festa da jeropiga, marmelada, enchidos, que bom que é viver na Guarda. É até rebentar pela camisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utilizou Guarda para Auto promoção, Fit não deixou nada esbanjamento de dinheiro publico , Festa Branca para promoção das amiga ligada á empresa de eventos, Feira Farta a comprarem produtos nos hiper`s para depois serem comercializados como produtos biológicos sem qualquer tipo de controlo, mais do mesmo, acrescente ao comentário que tb trouxe processos judiciais alguns por resolver

      Eliminar
    2. Tinha uma grande qualidade. A voz. Projeta bem a voz e fala alto, grita até com as pessoas. Este tenta imitar mas não é fácil

      Eliminar
    3. Conseguiu destruir a Guarda em 6 anos e garantir a sua destruição para os 10 seguintes à sua saída. Só em 2029 é que tiram este presidente de lá e mesmo assim não vai sair pelo voto em urna, pois quer-me cá parecer que terá lugar outro tipo de saída.

      Eliminar
    4. Óbvio. Isto não anda para brincadeiras

      Eliminar
  4. Quando via alguns num golpe de mágica mostrarem sinais exteriores de riqueza, a minha querida mãe dizia-me que tinha muita carne nos olhos. Um tapadinho. De facto nunca tive jeito para fazer ajustes diretos e carregar-lhe com vinho. A Guarda está pelas ruas da amargura, onde se gasta dinheiro sem rei nem roque. Quando o dinheiro passa pelas nossas mãos, algum fica nos nossos dedos. Nós precisamos de investimento produtivo quer nos traga qualidade de vida individual e coletiva. será assim tão difícil perceber isto?. As autarquias existem para alcançar esse desiderato e não para como tem feito Sérgio Costa, esbanjar dinheiro em festas com vinho e bebedeira coletiva. Acabem com isso...porra.

    ResponderEliminar
  5. Cheira a podre por todo o lado. Este país à beira mar plantado arranja sempre maneira de se superar na chico espertice e corrupção. Os fundos europeus chegam e são logo canalizados para os bolsos dos oportunistas

    ResponderEliminar
  6. Quando fazem a festa do frango de churrasco, com azeitona rachada? Poderia ser o primeiro festival do pito de churrasco com azeitona rachada. Um sucesso.

    ResponderEliminar
  7. Vou apostar tudo neste troféu do vinho. Eu vou ganhar o troféu e festejar como se de uma final se tratasse. Eu por vinho sou como o diabo por almas.

    ResponderEliminar
  8. Doido pelo vinho

    Eu hei-de morrer na cuba
    Hei-de ir encharcado em vinho
    Quem bebe o sumo da uva
    Não há-de morrer sozinho

    Eu gosto tanto do vinho
    Não há bem igual no mundo
    Sempre que bebo fico doido
    Faço tudo num segundo

    O vinho ajuda ao trabalho
    É coisa de outro planeta
    Com uma garrafa faço tudo
    Não me pesa a picareta

    Se eu pudesse em sonhos estar
    Iria a todas as adegas
    Bebia todas as garrafas
    E fazia provas cegas

    Morresse eu agora mesmo
    Não dava corpo à ciência
    Pois estou todo cacimbado
    De beber com tanta frequência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha o vinho e o engaço
      Venha a camisa vomitada
      Eu sem o vinho nada faço
      Sem o vinho não sou nada

      Eliminar
  9. Passados 20 anos de teatro, o TMG assiste a festivais de vinho a copo. Eu não posso dizer palavrões aqui, mas penso. Tristeza.

    ResponderEliminar
  10. Ou seja compramos vinho aos espanhóis e vendemos como se fosse nosso misturado a martelo? E será que esse vinho espanhol não anda nas bocas do povo e do presidente da Câmara que faz a festa do vinho...

    ResponderEliminar
  11. Fado do Sérgio Costa : Quando vim para a cidade Eu era de tenra idade Mas com grandes ambições Tive um grande professor Que me ensinou com rigor Como ganhar eleições . Depois disso e já no poder Não me venham cá dizer Que eu não tenho razão Dou dois murros na mesa E acabo com firmeza Com toda a oposição . Sou do PG Estudei no IPG Sou um génio,já se vê No municipio da Guarda. E governando .....a cidade vou maltratando As festas incrementando Com vinho tinto e bola parda. Nas festas e romarias Em todas as freguesias Faço um grande figurão Avanço na chouriça assada Com três copos de rajada Do pacote ou do garrafão. Outro dia ,junto à Sé A beber um panaché Nas festas de S João Foi então,que reparei Que também o nosso REI Estava de copo na mão. Sou do PG Lalarilolê......................................................................

    ResponderEliminar
  12. Vai haver muitas novidades no plano judicial. Aqueles que hoje mandam na política da Guarda vão ter graves problemas no mano a mano com os magistrados. Outros que hoje estão eleitos vão passar por graves provações. Preparem-se.

    ResponderEliminar
  13. O que mais se vê na Guarda são barrigas que batem nos balcões. A chamada "inteligência descaída". Sorvem dois penaltis de vinho gaseificado e no final atiram o que sobra para o chão, sem antes soltar um prolongado e catártico AHHHH

    ResponderEliminar
  14. A ver agora no Facebook Sobral da Serra. Sala cheia e o presidente a discursar. Abro novamente o Facebook e agenda 2040 na senhora dos remédios. Campanha na cidade durante o dia e à noite uma sessão de esclarecimento no campo. Fantástico. A Guarda é o único concelho que já está em campanha eleitoral declarada e permanente porta à porta casa a casa. Até os cães levam festinhas e missa cantada

    ResponderEliminar
  15. Sr Oliveira, hoje no governo tivemos a primeira polémica no ministério das finanças. Diz se que há lá uma rapariga que anda a contas com a justiça. Está acusada de fraude e não vai assumir funções. Face a isto elaborei o seguinte caso prático: se fosse um presidente de Câmara deste país condenado abstratamente em primeira instância a 3 anos ou arguido por oito crimes de peculato acha que teria condições de assumir funções?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece óbvio. Se uma acusada tem de sair de cena, um arguido ou condenado nem devem chegar a aparecer …

      Eliminar
  16. Investiguem essa empresa da Essência do Vinho e já agora, investiguem os apoios á associação territórios do Côa (presidida por Dulcineia Moura deputada) com as câmaras municipais do PSD do distrito (Almeida, Pinhel, Sabugal, Guarda etc etc.) tanto dinheiro esbanjado e desenvolvimento zero. Matéria censuravel politicamente pelos homens livres dos concelhos há seguramente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que faz ou fez essa Associação?

      Eliminar
    2. Nada de jeito. Basta ver pela página oficial

      Eliminar
  17. Quem escreve estes poemas ?

    ResponderEliminar
  18. Este poeta escreve belíssimos versos alexandrinos com uma métrica perfeita com rigor formal clássico. Invoca Baco o deus amigo e protetor dos guardenses. Grande vate, exímio no estilo e na composição de cantigas de escárnio e demaldizer. Este bardo deveria ter um ajuste direto com o presidente, para a defesa da nossa métrica e da veia hiperbólica e etílico.

    ResponderEliminar