segunda-feira, 1 de abril de 2024

A Gestão da água para rega de jardins públicos

Atualização retificativa, depois de um erro de leitura

Duas notícias: Complementares
1 - Jornal Interior
“O Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, vai passar a ser regado com o sistema ApR – Água para Reutilização, que consiste no aproveitamento da água tratada na ETAR de São Miguel.”
“Vai aproveitar esta ferramenta da Águas do Vale do Tejo para regar os cerca de 20 hectares daquele espaço verde situado na parte baixa da cidade”
“Com esta tecnologia (Sistema de Telegestão da Rega) vai ser possível «poupar 20 mil metros cúbicos de água num ano, o equivalente a 5.000 euros»
2 – Rádio F
“Guarda vai poupar 20 milhões de litros de água da rede pública”
“O novo Sistema de Telegestão da Rega, inaugurado no dia 21 de março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água, vai permitir à Câmara da Guarda uma poupança anual de mais de 20 milhões de litros de água da rede pública.”
“A telegestão da rega é muito importante no combate às alterações climáticas e permite a poupança de milhares de euros
3 - Nota
Segundo dados da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), em 2020 cada português consumiu em média 186 litros de água por dia
Os ganhos anunciados equivalem à poupança se água consumida por 300 munícipes, uma freguesia rural.
Faltou anunciar qual é o consumo real de água nos jardins para se ter ideia da poupança.
A poupança será de 5 mil Euros por ano

8 comentários:

  1. Qual o benefício, e o custo do sistema? Se afinal corre um rio pelo parque com água suficiente para regar tudo e ser auto sustentável!?

    ResponderEliminar
  2. Água não dá votos. 1 mini 1 voto

    ResponderEliminar
  3. E no verão todos os jardins da cidade a escorrer água e os aspersores a lavar o asfalto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E no Polis? Há sempre um chuveiro a regar os caminhantes. Vou mandar ao sr Oliveira via email morceladaguarda@gmail.com um belo chuveiro que um dia filmei

      Eliminar
  4. Diário de todas as Beiras

    «É verdade que chegou à Guarda há pouco mais de um ano mas ainda não se sabe quando é que a locomotiva CP 294 a vapor será colocada na rotunda do Parque Urbano do Rio Diz, na Avenida de São Miguel. Como comentava uma leitora, por agora não passa de uma miragem. Contrariamente ao que noticiámos ontem, dia 1 de Abril (Dia das Mentiras) desconhece-se ainda quando é que os trabalhos de restauro da máquina, que deverão custar ao município mais de 21 mil euros, ficarão concluídos. E também não se sabe quando é que a locomotiva, que veio da Estação das Devesas (Vila Nova de Gaia), será colocada na plataforma da rotunda.»

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Em primeiro lugar, os meus parabéns pelos conteúdos proporcionados no seu blog, cuja gestão e dedicação são de louvar. Contudo, gostaria de chamar a atenção do Sr. Administrador para o facto de poder estar a incorrer em erro relativamente aos litrios mencionados, e à crítica (pertinente) que assim fundamenta: se OInterior refere que se vão poupar 20000 m3 de água, já a RF fala em 20 milhões de litros. Considerando que cada metro cúbico equivale a mil litros, ambas as quantidades são semelhantes. Um abraço, e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o elogio e agradeço a correção. Não houve confusão de equivalências mas sim de leitura. Estava convencido de que tinha lido litros num lado e m3 no outro.
      A correção foi feita e muito obrigado.
      A Oliveira

      Eliminar
  6. Que grande tanga. Só cai quem quer

    ResponderEliminar