sexta-feira, 12 de abril de 2024

Cantigas da moda: “Andam para aí uns zunzuns” e “Uma abelha pousa aqui, pousa ali”

Este mês comemoram-se 640 anos da batalha dos “Atoleiros”. Foi a “Guerra pela Independência”. A Guarda associa-se às comemorações transformando-se num quase atoleiro político.
Fazem-se almoços e jantares. Celebra-.se o tudo e o nada. E lá se discutem os candidatos, passados, presentes e futuros. E há cochichos e intrigas
Há dependentes e independentes.
Desde figuras citadinas a figuras nacionais. A Guarda está no centro do Centro.
E há quem continue a pensar que a Guarda é um grande pote de mel.
Novos, menos novos, profissionais e amadores, os de fora querem entrar, os de dentro escancaram as portas, esperando os “Sebastiões salvíficos”, vizinhos ou longínquos, que enganam o “povo com papas e bolos”
Finalmente voltaram à Guarda, e em grande, as tertúlias. Em cafés. Em restaurantes. Em Privado. Só faltam os salões do Hotel Turismo, para voltar ao passado conspirativo.
Quantas eleições vamos ter até outubro de 2025?

48 comentários:

  1. Senhor administrador, podemos fazer um jogo. Se me falarem do que se está a passar no PSD, eu posso falar do PS como moeda de troca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é impossível prever o que se vai passar no psd porque tudo pode acontecer, mas, vamos a pontos fraturantes.
      . carlos chaves quer voltar a ser candidato e não estará nunca fora de equação
      . sérgio costa pode voltar ao partido se souber jogar bem as peças
      . rui ventura pode ser candidato mas para tal tem de ganhar a distrital e entrar em guerra com Figueira de Castelo Rodrigo (e Amaro?)
      . álvaro amaro quer voltar e ao mesmo tempo não quer apoiar mais ninguém a não ser os dele. anda por aí a pousar.
      . cidália valbom estará nesta lógica onde amaro aconselhar melhor estrategicamente.
      . a possibilidade de josé valbom numa candidatura e cidália Valbom noutra não está excluída.
      . contrarrelógio: o tribunal da guarda e o tribunal da relação de coimbra (se é que me entendem) podem salvar chaves ou fazer repescar sérgio.

      Eliminar
    2. Sabe lá você o que se passa no PS. O PS não existe na Guarda

      Eliminar
    3. Chaves, Sérgio, Ventura e Amaro: um vai ser presidente da câmara. Cidália vai pra compor a paridade. Valbom é sempre o garante de 2000 votos (utentes, funcionários e famílias dos lares que visita). O PS anda a dormir e prestes a ficar atrás do chega que já se anda a mexer pra trazer uma truta que ninguém esperava mas pode fazer mossa.

      Eliminar
    4. A importância de Valbom é explicada pela diferença de 350 votos entre PSD e PG. Ele fez a diferença. Sérgio Costa deve-lhe a câmara

      Eliminar
    5. Quais 350 votos? Foram mais de 600 de diferença...

      Eliminar
    6. Que rica importância
      Se ao menos se reflectisse em coisas concretas que melhorassem a nossa cidade. Importâncias dessas dispenso

      Eliminar
    7. Não quero ser desagradável, mas porra já chega. O Álvaro que se reforme e deixe a Guarda em paz

      Eliminar
    8. Caro(a) (12 de abril de 2024 às 10:48) não sei se essa verborreia é por algum trauma, nervosismo, inveja ou tentativa de gerar rumor. Posso afiançar que tudo o que escreve são inverdades.

      Eliminar
    9. 1820
      Se a Inverdade é uma mentira então algumas podem ser inmentiras
      A Oliveira

      Eliminar
    10. Se eles vieram aqui e se deram ao trabalho de dizer que é mentira, então é porque é mesmo verdade. Tudo não digo, mas há mesmo grandes verdades no texto da resposta. O Sol da Guarda é excelente para fazer a prova do algodão.

      Eliminar
  2. Onde é que você vê as tertúlias. Elabore... Não vejo tertúlia nenhuma, só mesmo os típicos jantares do copo e confrarias. No outro dia vi que trouxeram o presidente de Fornos de Algodres à tábua e que lhe tiraram fotos para dizer "vejam-no aqui, é este o próximo Eduardo Brito"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que vão mesmo deixar um Monteirinho candidatar-se?!

      Eliminar
    2. Com esse candidato arriscam-se a perder o vereador que ainda têm. Nas últimas 3 eleições os votos têm reduzido e ir a jogo novamente com alguém fraco eleitoralmente poderá ser fatal.

      Eliminar
    3. A verdade é que não têm ninguém. Será penoso.

      Eliminar
  3. É um atoleiro político e parece que todos querem alimentar-se deste grande cadáver. A estratégia de Amaro de dividir para reinar deixou isto de rastos.

    ResponderEliminar
  4. Este presidente, se me perdoam, é mesmo Teimoso! Na ânsia de apresentar obras faz as maiores aberrações. Se for preciso 10, compra 100, se lhe fazem um projeto que não se ajusta à Guarda, ele faz daquilo o melhor projeto do mundo e só a meio da obra é que se apercebe da loucura. Nisto, mais dinheiro para cima do problema para correções e lá acaba finalmente tudo, realizações medíocres de palas e barracões, para inaugurar nos dias de festa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em 2024 a apresentar coisas de que já falávamos em 2020 e ainda para mais coisas desnecessárias que não interessam a ninguém. Anacrónico e desastroso.

      Eliminar
  5. E vamos falar das eleições, mas falemos como deve ser. Presidentes de assembleia municipal? Tenho visto José Igreja muito amigo de Sérgio Costa e parece-me ser o escolhido para 2025. Duvido que Relva pendure as botas. Será vereador porque os quadros não abundam.

    ResponderEliminar
  6. Num destes dias, ou melhor sábado passado, ouvi uma conversa num bar da cidade à noite, onde Rui Ventura, confidenciava e garantia, a uma ilustre figura da cidade, que ele, Rui Ventura, seria o próximo candidato do PSD à Câmara da Guarda. Assim, que tudo já tinha sido decidido pelos senadores do PSD, da Guarda. Isto foi ouvido pela minha pessoa. Sem ser política, estou mais informado do que todos os políticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonhar é grátis, mas acho que o PSD tem muito melhor e deveria olhar para fora da Guarda. Santos da casa não fazem milagres, está mais que visto.

      Eliminar
    2. A informação só é clara e precisa e quando se somam e cruzam as multiplas nformações de todas as fontes. Ou seja, a informação é totalmente diferente da verdade.

      Eliminar
  7. Dizem que o presidente de Pinhel vem candidatar á Câmara. Aqui na Câmara criticam muito, dizem que não tem curso superior e que é mais um para as festas e rotundas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Guarda morria de vez com esse ao leme

      Eliminar
    2. Os mesmos na Câmara que elegeram este presidente? Tá bem abelha, deixa-me rir. Não se fiem na candonga...

      Eliminar
    3. E não são só festas e rotundas, atenção aos concursos públicos. Era capaz de meter um exército lá dentro e de 1300 a Câmara passava a ter 2500 funcionários, e 500 novos pinhelenses com respetivas famílias, o concelho da Guarda aumentava de população e o de Pinhel ficava exposto ao êxodo rural.

      Eliminar
    4. Aahahhah o campo vem á cidade

      Eliminar
  8. E ideias para mudar a Guarda a médio prazo ? As ideias vão a votos ou só temos gente incompetente?

    ResponderEliminar
  9. O pior de tudo é discutir-se apenas o binómio PG/PSD... O ps nem existe

    ResponderEliminar
  10. Sol e chuva, o binómio dos mortais

    ResponderEliminar
  11. A história repete-se. Depois de uma experiência falhada dum indivíduo que veio de outro concelho mais pequeno mandar para a Guarda, querem agora um ainda pior
    Estamos no bom caminho
    A Guarda não passa dum trampolim. É uma fatalidade
    Sérgio Costa avança, tens o meu voto. Tudo menos esse Rui Ventura

    ResponderEliminar
  12. Mais do mesmo. Quero lá saber dos partidos e dos independentes, cada um mais fraco e ridículo que outro. Quais independentes qual carapuça.A Guarda simplesmente não consegue ter uma candidatura encabeçada por um ser humano inteligente, responsável e inovador. A democracia não nos deu gente que nos faça sonhar e somos e seremos sempre uns desgraçados.

    ResponderEliminar
  13. O que é que o Senhor Oliveira sabe que nós não sabemos? Podia fazer aqui uma súmula das coisas que lhe contam em off.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2158
      Eu sei pouco, porque já não ando por aí. Mas há quem tome café, come no restaurante ou vai por aí e que não pode tapar os ouvidos.
      A Oliveira

      Eliminar
  14. Então o presidente está a fazer uma obra ao Mercadona? Que é isto? O agricultor a virar o torno à rega??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Executivos anteriores aceitaram a saída do parque auto do "la vie" em terreno municipal, portanto isto não é novidade nova!

      Eliminar
    2. Com uma diferença
      Continuam a pagar por isso e tempo de estacionar gratuito

      Eliminar
    3. Que ridículo. Comparar um investimento como o la Vie ao mercadona. No papel são empreendimentos com a mesma génese, mas materialmente não. Só pode estar a gozar com esse comentário

      Eliminar
  15. O de Pinhel anda a ver muita netflix. Monteiro queria um hospital privado este fez um centro de treino canino. Volta Monteiro que estás perdoado mas traz amigos da terra que o de Oeiras nem o voto dele te conseguiu.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pelo seu trabalho. É uma pena que o Sol da Guarda vá acabar. Desde já faço a sugestão para que este blogue não acabe. Podia pedir para que alguns dos seus leitores continuassem com este espaço. O senhor poderia escolher entre os vários pretendentes e escolher 3 ou 4 e ceder-lhes a password do espaço para que as publicações não cessem. Compreendo que queira o seu merecido descanso mas esta marca tem tudo para continuar. Não acha?

    ResponderEliminar
  17. 1512
    Também ouviu por aí que o "Sol da Guarda" vai acabar? Se ouviu é boato.
    Um dia irá acabar, Quando? Não faço ideia, nem tenho essa intenção.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho bem que não acabe, mesmo como tem feito em aceitar textos de outros que vai aqui publicando. Para além dos que já lhe enviam os textos, há muitos mais que não se importariam de contribuir.

      Eliminar
    2. 2204
      Um esclarecimento: Todos os textos são meus. Há quem me envie algumas dicas e fotografias. As dicas tento confirmar e as fotografias são publicadas quando servem o texto.
      O meu email está no cabeçalho do blogue e só publico com autorização, mantendo o anonimato, quando pedido.
      A Oliveira

      Eliminar
  18. Mas afinal como ficamos de nomes para o CA da ULS??!
    Ora há lista, outra ja nao ha lista...
    Quem é que tem que aprovar os nomes?
    É que na casa branca já à gente muita atrapalhada ultimamente...

    ResponderEliminar
  19. Está a ver como lhe digo. Aprenda comigo.eles explodem com a ULS.

    ResponderEliminar
  20. Ah isso é verdade. Explodem com a ULS e com a Guarda toda. Se continuam a pôr na ULS as pessoas que não querem em mais lado nenhum, qualquer dia nem há profissionais nem há dinheiro para tantas coimas e indemnizações.
    Arranquem mas é aquelas ervas daninhas dali para fora. Com o calor que está, já nem são laranjas nem vermelhas - são podres.

    ResponderEliminar
  21. Ahahahah. E essa fruta podre tem nome?

    ResponderEliminar
  22. Veja bem como remexem na publicação antiga. Eles querem é ULS.

    ResponderEliminar