domingo, 7 de abril de 2024

A requalificação da Escola da Sé

Já andava no ar há algum tempo. As obras na escola da Sé estão paradas. Um erro de projeto, dizia-se. E é verdade.
Pelo menos um erro grave era apontado no novo pavilhão
Depois das muitas visitas guiadas, das muitas visitas técnicas, dá-se conta que há um erro grave.
Deveriam ser pedidos esclarecimentos na próxima Assembleia Municipal
Agora é oficial:
“O presidente da câmara da Guarda diz que houve erros na conceção do projeto da 2ª fase de requalificação da Escola da Sé o que levou à perda de fundos comunitários”
E o Presidente acrescenta: …”no passado tivessem sido cometidos lapsos no projeto o que levou ao atraso da conclusão das obras que já não puderam ser candidatadas ao Portugal 2020. O autarca lembra que essas verbas só poderiam ter sido executadas até 31 de dezembro de 2023.”
“Agora a solução passa por recorrer a fundos do PRR e candidatar uma 3ª fase de requalificação da escola, para concluir toda a intervenção tida por necessária”.
“Até ao momento já foram investidos 3,5 milhões de euros nas duas primeiras fases, uma verba que poderá ascender aos 7 milhões de euros numa terceira fase, estimou o autarca.”
Em março de 2022 era assim (Lusa):
“O município da Guarda vai investir 1,6 milhões de euros na 2.ª fase das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Sé, para melhorar as condições a alunos, professores e funcionários, foi hoje anunciado.”
“A obra tem um prazo de execução de 550 dias e é comparticipada por fundos comunitários.”
“O município também iniciou hoje a preparação de uma 3.ª fase das obras para ultrapassar “algumas debilidades na escola que têm que ser resolvidas”.
“O autarca falava na cerimónia de assinatura do auto de consignação da 2.ª fase da empreitada”
Em dezembro de 2022 era assim:
“Outra das intenções do executivo da câmara da Guarda é concluir a 2ª fase da Escola da Sé em 2023 e lançar já uma verba que permita projetar a 3ª fase que comtempla um novo salão de convívio e um parque de estacionamento dentro do recinto escolar.”
Esta adjudicação direta tem a ver com os erros do projecto?
Data da publicação - 19-10-2023
Descrição - ALTERAÇÃO DE PROJETO DA EBS DA SÉ
Entidades adjudicatárias - PJA Ferreira Unipessoal, Lda.
Data do contrato - 13-10-2023
Preço contratual - 18.000,00 €
Prazo de execução - 30 dias

58 comentários:

  1. Amigo Oliveira: metade das mentiras que me contam não são verdade .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois disto o Chaves não se pode ficar. Que venha a público exercer o direito de resposta a estas acusações .

      Eliminar
    2. Depois o homem vem defender-se de acusações baixas e é ele acusado de criar crises e desavenças. Quem é que atira afinal a primeira pedra?
      Sérgio Costa ataca e diz a maior barbaridade: está tudo bem
      Carlos Monteiro responde: «animosidade» . «Não pode ser.» «A Guarda tem que estar primeiro e não são admissíveis brigas!» Por amor de deus, juízo. Quem não sente não é filho de boa gente e isto é uma calúnia. Mais uma no meio de tantas outras, se fosse eu já me tinha passado da cabeça e batido com a porta !

      Eliminar
    3. Sem dúvida. Dois pesos e duas medidas...

      Eliminar
  2. Isto é uma vergonha. Alguém que está na câmara há dois anos e meio não pode dizer uma coisa destas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na Câmara? Não tenho sentido o peso da sua ação. Isto aqui Pela Guarda está como deus quer, ter presidente ou não ter ia dar ao mesmo

      Eliminar
    2. O Sérgio gosta muito de citar Sá Carneiro. Olha Sérgio, Sá Carneiro dizia uma coisa gira para citares. Era qualquer coisa como "Os meus ministros só estão autorizados a criticar o anterior governo até ao fim dos primeiros 6 meses de governação"...

      Eliminar
    3. Temos a rotunda da mão, a do anjo, a da máquina, e agora a rotunda do cravo. É uma no cravo e parece não haver nada na ferradura. Podemos dar voltas na grande gincana e a oposição a este regime protorotundista e pacóvio vai para outras paragens dar voltas ao bilhar grande e nunca mais cá põe os pés.

      Eliminar
  3. E quantas candidaturas é que o Sérgio Costa já fez a fundos europeus? É por que o projeto não está bom que caiu a candidatura? A candidatura não caiu. Podemos ainda ir buscar fundos comunitarios tal como ele diz, mas isso está tudo nas mãos dele, aliás, se a candidatura não foi avante no Portugal 2020 a culpa é dele que desde 2021 não acautelou nada e deixou andar. Reparem que o prazo era 31 de Dezembro de 2023, ele pediu novo projeto em Outubro de 2023 e diz que não deu. Então o que falhou? Foram os outros... Deve ser...

    ResponderEliminar
  4. Então primeiro faz anúncios de que vai fazer e depois diz que não fez porque a culpa é dos outros? Em que ficamos
    Afinal não tem certezas de que vai fazer. Eu diria mesmo que ninguém pode acreditar em nada do que ele diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava convencido de que ia fazer e depois não deu

      Ou

      Era só uma fezada

      Ou

      Sabia que não ia dar mas quis enganar para anunciar qualquer coisa

      Ou

      Não faz ideia do andamento das obras e dos projetos, enganou-se falando cedo demais e está agora a emendar-se passando culpas para outros.

      Claro, tudo isto sempre com a ajuda precisosa da Rádio F. "Ó X, pública lá Y"!

      Eliminar
    2. Esta Rádio F faz lembrar o Avante!, mais parece um jornal do movimento independente.

      Eliminar
  5. Vai chegar o ano de eleições e vai continuar com este discurso. Está no mundo dele.

    ResponderEliminar
  6. Tal como o último parágrafo desta publicação prova, a mentira tem perna curta

    ResponderEliminar
  7. E que moral tem este político para falar de escolas e deste agrupamento em particular se por sua livre vontade e iniciativa extinguiu definitivamente uma outra escola da cidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "fecha escolas" como já é conhecido na zona de S Miguel

      Eliminar
    2. Extinguiu e está tudo bem. A Guarda enquanto sociedade civil coesa, consciente e solidária morreu há muito tempo.

      Eliminar
    3. Essa é uma medalha, marca negra que tem no seu historial. Nunca um presidente de Câmara em 50 anos extinguiu uma escola. E atenção que fechar não é o mesmo que extinguir. A partir de agora qualquer um e mesmo ele próprio pode fazer igual ou pior, abriu-se a caixa de pandora.

      Eliminar
  8. Uma boa requalificação que fizeram foi retirarem a paragem dos autocarros da rotunda. Um espectáculo para os alunos que dela se serviam. Pelos interesses de meia dúzia perde uma chusma de alunos que do alto da sua infantilidade e "delinquência pueril" não podem ter a paragem como tantas outras gerações tiveram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perdem só ao alunos. Perdem todos os passageiros, pelo tempo que o autocarro demora a dar a volta à Central de Camionagem.
      E perdem todos os contribuintes, pelo custo acrescido dos autocarros darem aquela volta.
      Engraçado é que para reparar qualquer coisa, demoram meses. Para ir lá arrancar a paragem (para ter a certeza que a coisa não voltava atrás), foram lá em poucos dias.
      Uma das primeiras medidas tomada pelo actual executivo. Pelo menos mostrou logo ao que vinha.

      Eliminar
    2. Excelente observação.

      Eliminar
  9. https://www.facebook.com/share/p/jBd2yM4C4txdreAk/

    Há muito tempo que ando para falar disto por aqui porque me causa urticária. Esta página "Notícias da Guarda" para além de ser uma autêntica caixa de spam e lixo eletrónico é também um canal de divulgação do partido Chega sem qualquer rigor e isenção. Apesar de me causar a dita urticária, problema até aqui nenhum porque cada um faz o que quer, mesmo que a sua vontade seja pôr a nu o pior que há em termos de desonestidade intelectual. O que não podemos tolerar é ataques pessoais como os que estão neste link. Que vergonha autêntica.
    Pedro Narciso se andares por aqui, digo-te que tens a minha solidariedade. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma página tão pobre, mas com imensos seguidores. Reflete bem o estado de coisas na Guarda onde as pessoas se encantam pelo pior que pode haver

      Eliminar
    2. O chega incomoda mesmo muita gente... se um dia viermos a ter um candidato à Câmara nem sei ...
      Acho que ainda nao aprenderam nada

      Eliminar
    3. Diz bem. Spam e lixo eletrónico
      A mim tem-me bloqueado há vários anos, qual será o motivo? Frustração quem sabe. Ódio? Talvez. Está no partido certo

      Eliminar
    4. Já têm um presidente de Câmara e não sabem

      Eliminar
    5. Notícias da Guarda? Notícias dos Laticínios do Mileu, isso sim... Força Narciso, és das poucas vozes dignas desta terra.

      Eliminar
    6. Se o autor se considera um orgão de comunicação então deve dar a cara. Chamemos os coisos pelos nomes, o autor da página chama-se Miguel Proença e era filho dos donos dos laticinios do Mileu. Alegadamente usa muitos perfis falsos para comentar as suas próprias publicações e não tolera ser desmascardo, bloqueando quem o faz, alegadamente. Diz que não é militante do chega mas foi diretor (ou coordenador) da campanha do chega à junta de freguesia da Guarda. O ataque do Miguel Proença ao enfermeiro Pedro Narciso poderá ser difamatório pois o enfermeiro não diz que os agricultores são corruptos, apenas reencaminha uma noticia do Diário de todas as Beiras. Se escrevi aqui alguma imprecisão basta responder a este comentário referenciando o(s) erro(s) que serão corrigidos de imediato. Ao senhor enfermeiro aconselho-o a mover um processo por difamação contra Miguel Proença se quiser posso enviar-lhe todos os print screens que estou a tirar às publicações e aos respetivos comentários (tenho a impressão que o autor vai eliminar as publicações em breve).

      Eliminar
    7. O "Noticias da Guarda " é o reflexo da actualidade guardense.
      Mais de 50 mil seguidores de um pasquim com provas dadas na arte de ser farsante e caceteiro.
      Uma pessoa com muito rancor pela viragem do jogo económico e pessoal e que muito terá a explicar pelo desaparecimento da fábrica do Leite e o malogrado clube de futebol do Mileu.
      Com um declarado e fanático amor pelo Chega, com péssima articulação e com pouca cortesia, só se deixa enganar quem quer.

      Eliminar
    8. Finalmente alguém fala disto! Como é que nos podemos unir todos para deitar aquela página abaixo? É que aquilo são só falsidades e o facto de ter Notícias no nome engana muita gente...

      Eliminar
    9. Não consigo perceber como há gente que ainda vê a página citada como um órgão de comunicação....

      Eliminar
    10. Bom dia.
      Antes de mais, gostaria de agradecer as palavras de solidariedade enunciadas em anteriores comentários.
      É, de facto, quase do domínio do sobrenatural que apenas com uma pequena capa de credibilidade e isenção , emprestada pelo nome , "Noticias da Guarda" , esta página tenha em número de seguidores e interações, valores muito acima de qualquer outro órgão de comunicação social do nosso concelho.
      E isto diz muito do patamar miserável onde a sociedade actual coloca os média. Se é uma péssima noticia a nível nacional, a nível local é dramático pela falta de contraponto e demissão de competências.
      Aliado a um estilo cabotino e pistoleiro, um conteúdo entre as previsões meteorológicas, preços dos combustíveis em Espanha e odes ao partido Chega, preocupam-me mais os seus seguidores do que o próprio administrador da página, Miguel Proença, que dispensa qualquer tipo de apresentações.
      Pois se não conseguem distinguir uma clara distorção de realidade , da verdadeira comunicação social, se valorizam a descontextualização, a calúnia e a mentira e cegamente seguem uma página de conteúdo fraco onde , qual censura moderna, as vozes as vozes dissonantes são rapidamente silenciadas, provavelmente temos a cidade e concelho que a grande maioria deseja.
      Sem consciência crítica, com vontade de agradar ao poder e com muita festa, ou não fossem todos bons rapazes...

      Cumprimentos e desejo de continuação de um bom trabalho para o administrador deste blog.

      Eliminar
    11. Boa tarde Pedro
      Obrigado pela palavras.
      Estas páginas estarão sempre abertas para as denúncias e criticas não anónimas.
      As anónimas serão sempre analisadas.
      Co0ntinue na acção cívica e interventiva
      A Oliveira

      Eliminar
  10. Têm muito para requalificar a começar pelo casario que ali têm a cair de podre. Se ninguém tomar medidas vai ruir e, provocar danos materiais gravíssimos, isto, se não matar ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tantos. Na Av. São Miguel já perdi a conta às casas e casinhas, umas sem telhado, outras são apenas já fachadas prontas a desabar. Irónico seria caírem para cima dum cartaz de algum político.

      Eliminar
    2. A avenida de São Miguel é o reflexo dos mais de 20 anos de governação de João Prata, primeiro a solo, depois em conjunto e porque não na Assembleia da República? Quando ando por aquelas ruas principalmente a pé consigo sentir a influência, o perfume, o peso político deste senhor na cidade, concelho e país. Um sucesso.

      Eliminar
  11. Os deputados do PSD já vieram dizer porque razão faltaram á assembleia intermunicipal? O silêncio não é justificação válida. Se faltaram têm de justificar porque isto não é da joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gente que manda no PSD da Guarda reduziu o partido a sua insignificância. Vejam quantos ministros e secretários de estado tem a Guarda. Eu digo:zero.

      Eliminar
    2. Parece que já ninguém faz Política. No meu tempo isso faria correr muita tinta. Hoje em dia está-se tudo a marimbar, até a oposição encolhe os ombros. 9 deputados é um distrito inteiro e se eu fosse presidente de distrital, pedia a demissão.

      Eliminar
    3. Na política as desculpas são a perder de vista. Desde os motivos de força maior até às gripalhadas, tudo vale, principalmente nos momentos de maior aperto em que podemos ser expostos ao ridículo da nossa condição. O melhor é mesmo fugir do combate político,mas neste caso é apenas incompetência misturada com descaramento e falta de noção. Estão lá para ser servidos e não para servir as pessoas e depois de uma campanha eleitoral é preciso descansar. Como dizia o Marco Fortes nos Jogos Olímpicos, "de manhã está-se bem é na caminha"...

      Eliminar
    4. Levaram uma descasca de todo o tamanho do PS e com toda a razão. Só faltou a vara de marmeleiro

      Eliminar
    5. Digam-me uma proposta que o PSD tenha apresentado para o distrito nos últimos 5 anos

      Eliminar
    6. O que disse o PS? 🤣

      Eliminar
    7. É uma vergonha. Sao pagos para lá estar, embora nao gostem de ouvir isso. Também nao se pode faltar ao trabalho sem justificação válida. Ali seria o mesmo

      Eliminar
  12. E assim vai a Guarda.

    ResponderEliminar
  13. Que história é essa de usarem lápis nos papéis dos testes psicotécnicos dos concursos para admissão de pessoal do Município? Alguém me explice porquê e em que medida é isso legal. Sou professora da Afonso de Albuquerque e os meus alunos não fazem os exames nacionais a lápis.

    ResponderEliminar
  14. Festa rija hoje no Santo Antão da Vela. Eu vou a todas.

    ResponderEliminar
  15. Distrital? O presidente já tem o sempre ambicionou. Quer lá saber se a Guarda está ou não representada no governo

    ResponderEliminar
  16. https://www.facebook.com/share/v/NXKbn5ZrzM9FW5fi/ grande farra na Aldeia Viçosa também estais de parabéns que é terra de bom vinho. Esta é a minha música preferida e adiciono uma quadra a desgarrada.

    Minha sogra morreu ontem
    Senhor Cristo vá com ela
    Deixou-me as chaves da adega
    Mas o vinho bebeu-o ela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vinho é coisa certa
      Que nasce da cepa torta
      A uns faz perder o tino
      A outros errar a porta

      Eliminar
  17. Depois de ler estes comentários, talvez requalifique a sua postura.

    ResponderEliminar
  18. A programação do TMG para abril e maio é tão fraca, tão fraca, mas tão fraca! Como é possível uma coisa destas? O Teatro à beira dos 20 anos bateu no fundo. Não há um espectáculo de jeito que valha o bilhete, isto não tem ponta por onde se pegue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pior que mediocre. Tirando o concerto da orquestra filarmónica portuguesa, não há um único evento digno para o teatro. Uma miséria.

      Eliminar
  19. Grande era o TMG do Américo Rodrigues, Virgílio Bento, Maria do Carmo Borges. Hoje a programação cultural é nivelada por baixo á altura dos políticos que temos na câmara. Abram bem esses olhos. A Guarda é nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses políticos destruíram a Guarda, quanto ao programador fazia coisas com qualidade mas sempre para o seu grupo de amigos. Não havia uma ação para as massas... Era tudo para um nicho... Isto é negativo.. Mas agora está muito pior, agora é. Cultura ZERO. Na Guarda

      Eliminar
    2. Isso é completamente falso. É um mito que criaram e que repetem vezes sem conta. Ação para as massas? Se querem massas vão ao supermercado comprar e ponham a cozer a 180 graus.

      Eliminar
    3. Quem destruiu a Guarda foi o outro senhor e continua a destruir. Esses deixam um teatro e biblioteca, o tal senhor deixa às massas apenas o pão que o diabo amassou.

      Eliminar