quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Pedociclovia – Os percalços de um projecto

1 – A pedociclovia em construção parece ter sido abandonada à pressa na zona de acesso de Alfarazes à VICEG.
Julgo que há mais de 3 meses que nada acontece e aquilo começa a ficar perigoso para veículos e peões, sobretudo quando chove.
2 – Entretanto há novidades no projecto
O que diz o Presidente:
2.1 - Decidiu lançar um novo concurso, uma vez que não estavam garantidas as condições de segurança para os utilizadores
2.2 - Com esta solução os arbustos desaparecem do projeto, e no seu lugar serão colocadas barreiras físicas de betão
2-3 - O percurso do projeto inicial vai ser alterado, na reta final do percurso a PedoCiclovia já não vai passar pela Avenida da Estação devido aos custos elevados e a contingências nas infraestruturas já existentes
2.4 - A alternativa, junto ao Polis, passa agora pelo trilho entre linhas e pela Rua da Veiga.
2.5 - Estima que esta obra esteja concluída no próximo ano
Perguntamos:
Todas as árvores que estavam no percurso da pedociclovia vão desaparecer, ou só são os arbustos?
Como se constatou muitas árvores foram arrancadas e outras transplantadas com aparente insucesso. 

8 comentários:

  1. Mas o SR Presidente não conhece os projetos que passaram pelo seu gabinete aquando era vice presidente e anteriormente como vereador e que tinha este pelouro! Como executor deixa muito mas mesmo muito a desejar como fiscalizador de progetos

    ResponderEliminar
  2. O projecto original da ciclovia estava muito bem feito, aproveitando de forma engenhosa todos os caminhos paralelos à VICEG para fazer a obra de forma económica.

    Mas a realidade entretanto mudou, a mobilidade suave está a avançar por todo o lado e esta obra deixou de fazer sentido.

    O que faz sentido é transformar a VICEG numa rua com duas faixas de rodagem (no exterior da cidade) e criar um corredor verde nas duas faixas interior, com espaço para bicicletas, trotinetes e peões.

    É escolher entre fazer uma obra que fazia sentido há 10 anos atrás ou a que vai fazer sentido muito em breve.

    ResponderEliminar
  3. Ainda vamos chegar a 2025 e esta macacada não vai estar pronta. Vai ser giro!! "o presidente das obras" no seu melhor

    ResponderEliminar
  4. Cá está mais um bota abaixismo, a obra vai ser feita Pela Guarda, já fizemos mais do que o PS nos ultimos 20 anos e bem mais do que o executivo de Carlos Monteiro e vamos fazer mais mesmo contra todos os inimigos da democracia. Quem ganhou as eleições fomos nós foi o que os Guardenses escolheram tudo o resto são cantigas. Continua a ser tu próprio Sérgio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...a obra vai ser feita Pela Guarda..." já diz o ditado mais vale um toma que 2 te darei!! e continua "...já fizemos mais do que o PS nos ultimos 20 anos e bem mais do que o executivo de Carlos Monteiro e vamos fazer mais mesmo contra todos os inimigos da democracia..." parece que não se pode dizer nada que é logo bota a baixo, promessas leva-as o vento, e de resto presunção e água benta cada um toma a que quer! Mas mais parece que há quem a "tome" aos garrafões, já que lhes tapa a vista e convenientemente nada vêm!
      Facto inegável, PS fez obra, PSD/CDS fez obra, PSD fez obra, ( podemos é discutir se foi muita ou pouca, se foi boa ou má! mas isso são outros 500!!) agora PG e citando o grande timoneiro " logo faremos" portanto aguardemos pelo que irão deixar.

      Eliminar
  5. bota abaixismo? o homem tira fotos àquela vergonha que ali está em alfarazes e é bota abaixismo. só gostais de ver o bom e os votos. o lixo vai para baixo do tapete... mas é tudo pela guarda por isso perdoasse e falamos em cantigas. Cantigas cantais vós e de embalar.. mais do que o ps nos últimos 20 anos? surreal. é o mundo da lua em que viveis!

    ResponderEliminar
  6. Que falta de planeamento.

    ResponderEliminar
  7. Realmente as fotos são uma vergonha! Vergonha porque mostram como se deixa uma obra inacabada, em tempos de início de inverno onde vêm aí as chuva e da forma como estão as coisas a agua vai fazer estragos!
    Vergonha porque permite a cada um adjetivar sobre a qualidade da obra feita e em especial da por fazer, vergonha por não limitam a imaginação, já que tal como diz o ditado " uma imagem vale mais que mil palavras".
    Vergonha porque se mostra que não há vergonha em começar a esburacar e em seguida abandonar a obra a meio.
    Vergonha porque na verdade apenas mostram a verdade dos factos, sem embelezamentos verbais, ou adjetivação pomposa.
    Lá no fundo e desde o início do primeiro olhar apenas se vê a verdade, a verdade nua e crua!

    ResponderEliminar