segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Comprar o edifício, móveis, viaturas e desprezar a história

A Câmara da Guarda comprou o edifício da insolvente Associação Comercial da Guarda mas não comprou a sua história.
O edifício custou aos Munícipes da Guarda 300 mil Euros e se bem entendi a notícia do jornal “Terras da Beira”, a Câmara também adquiriu móveis e viaturas por 302 mil euros.
O que espanta nisto são os “Conselheiros Culturais do Presidente” que deixaram de fora o lote chamado de “verba histórica que incluía o nome da Associação, a biblioteca, os livros de actas e mobiliário histórico como seja máquinas de escrever, televisão, rádio”
Tudo isto foi para a Pinhel. O lote foi à praça por 4500 Euros e foi entregue por 6550 Euros. Uma ninharia comparada com o resto.
O arrematante não sabe o que fazer com o “património” e admite entrar em contacto com a Câmara para o vender. Negócio é negócio.
Bom exemplo de salvaguarda de património.
Claro que isto passou ao lado da comissão de candidatura a Capital Europeia da Cultura.

5 comentários:

  1. Acha mesmo que a autarquia devia gastar 4500€ por lixo? Livros de actas, máquinas de escraver, televisões e rádios antigos? Lixo! Eu não quero que o meu dinheiro seja gasto em lixo. A associação comercial não tem grande relevância museológica. Acha que se devia fazer um museu para mostrar esse lixo todo e gastar mais dinheiro, quem seriam os visitantes? Então e quem comprou o lixo agora quer vendê-lo à autarquia? Mas que raio!? Capital europeia da cultura?! Então mas o Sr Engenheiro ainda não sabe que a Guarda não vai ser eleita? Não conhece a cidade onde vive? Essa candidatura só é boa para o coordenador que recebe 5000€/mês estamos a deitar dinheiro para o lixo para quê? Aparecer no radar, para aumentar a autoestima?

    ResponderEliminar
  2. anónimo 2101
    Os livros de atas são dezenas de anos da História da Guarda e se a história da Guarda não lhe interessa lamento muito.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Pelos vistos a autarquia comprou o arquivo. O curioso está no valor. O empresário comprou o arquivo por 6500 e a autarquia comprou o mesmo ao empresário por 6000. O empresário perdeu dinheiro? Não conheço empresário nenhum que faça destes negócios para perder dinheiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que não foi uma simples venda e foi feito um acordo com outras clausulas que dão alguma vantagem ao empresário e que o presidente da câmara não divulgou porque se se for contabilizar essa vantagem o negócio não saiu assim tão barato. Aguardo os próximos episódios desta novela. Será que houve alguma cedência de imóvel ao empresário?

      Eliminar
  4. É a chamada alvancagem meu caro.

    ResponderEliminar